terça-feira, 13 de outubro de 2020

Gengibre pode ajudar no controle da diabetes, aponta estudo


Pacientes que ingeriram gengibre apresentaram redução nos níveis de glicemia

 

Uma pesquisa realizada com pacientes com diabetes tipo 2 demonstrou que o consumo de gengibre reduziu as taxas de glicemia e os níveis de colesterol dos portadores, ajudando no controle da doença.

 

A pesquisa faz parte da tese de doutorado da pesquisadora Gerdane Celeste Nunes, defendida na Universidade Federal do Ceará (UFC) e publicada em um artigo pela Revista Latino-Americana de Enfermagem (RLAE).

 

Para o estudo foi realizado um ensaio clínico, entre dezembro de 2017 e junho de 2018, com 144 pacientes diagnosticados com a doença. O intuito era avaliar a eficácia do gengibre na diminuição de biomarcadores glicêmicos e lipídicos nos pacientes com diabetes mellitus tipo 2.

 

Essas pessoas faziam acompanhamento na unidade de Atenção Primária à Saúde, em Picos, no Piauí.

 

Segundo a pesquisadora Gerdane Carvalho, o intuito da pesquisa foi descobrir novas estratégias para evitar as complicações agudas e crônicas da doença, levando em consideração o alto predomínio da doença no país e as dificuldades das pessoas no controle da taxa glicêmica.

 

"Nesse sentido, os fitoterápicos são de fácil acesso, baixo custo e podem servir como tratamento complementar", diz a pesquisadora.

 

Gengibre e diabetes

Os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos: o grupo experimental - que tomou duas cápsulas de gengibre em pó (1,2 g) diariamente por três meses -, e o grupo de controle, que ingeriu apenas placebo.

 

Após o período, os resultados apontaram que os participantes que receberam as doses de gengibre tiveram redução de 20,3 mg/dl a mais nos níveis de glicemia de jejum do que os pacientes que ingeriram placebo.

 

Foi apontado também a diminuição dos níveis de hemoglobina glicada e colesterol total, ainda que de forma menos significativa.

 

Ao total 103 pessoas concluíram o estudo, sendo 47 do grupo experimental e 56 do grupo de controle.

 

"Tais evidências sugerem que o gengibre tem potencial terapêutico no tratamento do diabetes tipo 2 e, assim, pode ser indicado como fitoterápico de ação complementar para a redução dos níveis glicêmicos e lipídicos e auxiliar no controle da doença", confirma Gerdane Carvalho.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/noticias/36861-gengibre-pode-ajudar-no-controle-da-diabetes-aponta-estudo - Escrito por Redação Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário