sexta-feira, 28 de abril de 2023

Curiosidades sobre as consequências do frio em nosso dia a dia


Temos muitas respostas para questões do cotidiano relacionadas ao frio, e não apenas ao tempo frio, mas às coisas frias.

 

Estamos acostumados a lidar com o frio de várias formas: no clima do inverno, ao pegar em objetos gelados, na forma como nosso corpo reage ao frio em diversas situações.

 

Também vemos o frio interagir com a natureza, outros seres vivos e com objetos por meio de reações químicas.

 

Mas, nem sempre sabemos o motivo das consequências do frio em nosso dia a dia, e são respostas a diversas perguntas cotidianas que você terá agora.

 

Colocar gelo em cima do machucado ajuda na recuperação

O gelo faz com que os vasos dilatados se contraiam e, com isso, diminui o fluxo sanguíneo.

 

Sentimos mais frio quando estamos com febre

Em casos de febre, o corpo geralmente está com uma temperatura maior que a do ambiente. Sendo assim, o corpo cede calor ao ambiente, gerando a sensação de frio.

 

Ao colocar sal no gelo, as latas gelam mais rápido

O sal, por ser um soluto que não evapora facilmente, ao ser misturado com o gelo (H2O sólida), diminui o ponto de fusão. Dessa forma, há diminuição da temperatura da água, favorecendo o resfriamento da lata.

 

As células reprodutivas são armazenadas no frio

Essas células são armazenadas em baixa temperatura para que a viabilidade seja preservada. Com isso, elas podem ser utilizadas até mesmo depois de meses ou anos.

 

Os metais parecem mais frios do que a madeira

Os metais são condutores térmicos, e a madeira é um tipo de isolante. Sendo assim, os metais realizam as trocas de calor com mais facilidade, passando a sensação de serem mais frios que outros materiais.

 

Usamos a bolsa d’água fria para diminuir as inflamações

Colocar a bolsa d’água na parte do corpo que dói diminui o processo inflamatório por causa da contração dos vasos sanguíneos.

 

Urinamos mais no frio

Isso ocorre porque, quando há baixa temperatura, perdemos menos água pelo suor. Desse modo, urinamos mais.

 

Ao passar por uma cirurgia no dente, os dentistas recomendam ingerir bebidas/comidas frias

Depois de uma cirurgia, comemos alimentos gelados porque o frio promove vasoconstrição dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue no local e, consequentemente, reduzindo a pressão na região. Isso leva à diminuição da dor e do inchaço.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/curiosidades-sobre-as-consequencias-do-frio-em-nosso-dia-a-dia/ - por Priscilla Riscarolli


Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

Efésios 5:15-16


Nenhum comentário:

Postar um comentário