segunda-feira, 17 de julho de 2023

7 dicas para manter a dieta e a rotina de exercícios nas férias


Médico explica como controlar a comilança e fazer exercícios em qualquer lugar

 

As férias escolares chegaram e muitas famílias vão viajar. Mas férias não precisam ser sinônimo de descontrole alimentar e total falta de exercícios físicos. É possível passar esse tempo de descanso de maneira mais regulada, mas não necessariamente em provação, e sim com escolhas conscientes.

 

Vamos começar enfatizando que não é preciso de uma academia para se exercitar. É possível brincar de correr com as crianças, caminhar na rua – nem que seja por meia hora –, jogar beach tennis na praia com os amigos ou caminhar com o cachorro.

 

Equilíbrio é o segredo

Para não cair na pegadinha do sedentarismo durante as férias, busque uma atividade que te traga prazer e seja plausível de ser realizada com a participação das crianças, por exemplo. O importante é manter o corpo em movimento. Para se ter uma vida melhor, o segredo é ter equilíbrio.

 

Já com relação à dieta, não precisamos comer tudo que queremos de uma vez só. Quando falamos em alimentação balanceada precisamos pensar nas escolhas que fazemos. Por exemplo, podemos e devemos priorizar alimentos frescos ao invés de industrializados e não comer tudo que quer em uma única refeição, além de evitar o consumo de alguns alimentos industrializados.

 

Abaixo, veja algumas dicas de como manter a alimentação saudável nas férias:

 

1. Pense nas suas refeições

Se você já sabe que vai comer algo diferente no almoço ou no jantar , controle e equilibre o café da manhã.

 

2. Tenha sempre um lanche saudável à mão

Quando estamos com muita fome, é normal buscarmos coisas gordurosas ou a primeira coisa que vemos na nossa frente, então ter algo saudável consigo é sempre uma boa saída.

 

3. Coma a cada 3 horas

Para evitar que a gente sinta muita fome, é importante lembrar de comer pequenas porções com frequência ao longo do dia.

 

4. Planeje seus agrados

Se sentir muita falta de comer uma guloseima, limite a uma por dia.

 

5. Hidrate-se

Lembre-se que a fome pode ser sinônimo de desidratação, então mantenha-se hidratado para não ter aquela fome constante. Além disso, beber água é importante para garantir que o corpo funcione bem.

 

6. Evite comer por tédio ou ansiedade

Pense antes de comer, pois podemos estar nos alimentando a mais só por não ter nada para fazer.

 

7. Lembre-se sempre do seu objetivo

Por mais que seja um período de descanso, lembrar da sua meta ajuda no autocontrole.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2023-07-13/7-dicas-para-manter-a-dieta-e-a-rotina-de-exercicios-nas-ferias.html - Por Dr. Rizzieri Gomes - Médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes - Por EdiCase - (Imagem: Shift Drive | Shutterstock)


Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Efésios 6:11


Um comentário:

  1. Oi o meu nome é danilo e eu gostaria de convida-lo para participar do novo site agregador de conteudos da internet link https://gooodlinks22.blogspot.com/

    ResponderExcluir