terça-feira, 4 de julho de 2023

Atividade física aumenta tolerância à dor

 


Exercite-se contra dor

 

Pessoas fisicamente ativas têm maior tolerância à dor do que as sedentárias. Mais do que isso, quanto mais elevado é o nível de atividade física, maior é o nível de tolerância à dor.

 

Foi o que comprovaram Anders Arnes e colegas da Universidade Norte da Noruega, que analisaram dados de mais de 10.000 adultos, um número muito superior ao dos estudos anteriores que analisaram o tema.

 

Os dados confirmam a hipótese de que o hábito de praticar um nível mais alto de atividade física ajuda a aliviar ou prevenir a dor crônica por aumentar a tolerância à dor.

 

A análise mostrou que permanecer fisicamente ativo, tornar-se ativo ou aumentar a atividade física está associado a uma maior tolerância à dor.

 

Os pesquisadores destacam que aumentar a atividade física pode ser uma estratégia válida para aliviar ou evitar a dor crônica, embora se saiba também que é muito difícil convencer pacientes com dores persistentes a se exercitarem.

 

"Tornar-se ou permanecer fisicamente ativo ao longo do tempo pode beneficiar sua tolerância à dor. Faça o que fizer, o mais importante é que você faça algo," concluiu a equipe.

 

Checagem com artigo científico:

 

Artigo: Longitudinal relationships between habitual physical activity and pain tolerance in the general population

Autores: Anders Pedersen Arnes, Christopher Sievert Nielsen, Audun Stubhaug, Mats Kirkeby Fjeld, Aslak Johansen, Bente Morseth, Bjorn Heine Strand, Tom Wilsgaard, Ólof Anna Steingrímsdóttir

Publicação: PLoS ONE

Vol.: 18(5): e0285041

DOI: 10.1371/journal.pone.0285041

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=atividade-fisica-aumenta-tolerancia-dor&id=15976 - Redação do Diário da Saúde - Imagem: Tohoku University


Nenhum comentário:

Postar um comentário