sexta-feira, 21 de julho de 2023

5 alimentos que previnem o câncer de próstata


Veja o que é preciso incluir e o que deve ser evitado na sua dieta para prevenir o câncer de próstata

 

Causa de morte de mais de 1.500 homens por ano no Brasil, o câncer de próstata é uma doença que exige cuidado e atenção. Dessa maneira, vamos alertar quais alimentos podem ajudar na prevenção dessa condição.

 

“A alimentação é a melhor maneira para prevenção de doenças, inclusive câncer de próstata. Os alimentos, quando fritos, produzem acroleína, uma substância potencialmente carcinogênica e diretamente relacionada à incidência de câncer de próstata”, conta a nutricionista da LC Restaurantes, Vanessa Caluete.

 

A especialista também afirma que a carne vermelha em excesso e pedaços queimados, como a crosta da carne de churrasco, bem como corantes, conservantes, acidulantes e adoçantes podem aumentar o risco da doença.

 

Por outro lado, aponta que mamão, pimentão, repolho, couve-flor, couve-manteiga e brócolis contribuem para a saúde dos homens. Para completar, ela fez uma lista com os 5 alimentos que são os maiores aliados no combate ao câncer de próstata. Confira as dicas para o Dia do Homem!

 

Alimentos que podem prevenir o câncer de próstata:


1) Tomate: Fonte de licopeno, o tomate é um alimento muito saudável para os homens. Vale ressaltar que, quando aquecido, a absorção do licopeno é melhor, e pode ser consumido como molho ou suco. Ideal consumir de três a cinco porções (meio copo ou uma fruta média) por semana.

 

2) Romã: substâncias ativas no suco de romã têm impacto na adesão e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

 

3) Goiaba vermelha: Essa fruta é rica em licopeno, um carotenoide inibidor da proliferação de células tumorais.

 

4) Alho e cebola: Tanto o alho quanto a cebola possuem a capacidade de impedir o crescimento das células cancerosas.

 

5) Chá verde: auxilia na inibição do crescimento de células cancerosas. Além disso, estudos mostram que os polifenóis do chá verde podem baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/dia-do-homem-5-alimentos-para-prevenir-o-cancer-de-prostata/ - By Redação - Foto: Shutterstock


Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim; Senhor, ajuda-me.” Você transformou meu lamento em dança; você removeu meu saco e me vestiu de alegria. (Salmos 30: 10-11)


Nenhum comentário:

Postar um comentário