quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

7 exercícios simples para retomar a prática de atividade física


Veja como eles proporcionam melhorias significativas na saúde física e mental com um investimento mínimo de tempo e esforço

 

A prática regular de exercício físico desempenha um papel fundamental na promoção da saúde física e mental. Os benefícios vão desde a melhoria da saúde cardiovascular e fortalecimento muscular até a redução do estresse e a melhor qualidade do sono.

 

Inserir atividades físicas simples na rotina diária é uma das formas de colher esses benefícios, e isso pode ser feito de maneira fácil. Assim sendo, a seguir, confira 7 tipos de exercícios que não exigem equipamentos especiais e podem ser adaptados para se adequar ao tempo e ao nível de condicionamento físico de cada pessoa.

 

1. Caminhada

A caminhada é uma forma simples e acessível de exercício. Caminhar por 30 minutos diariamente pode melhorar a saúde cardiovascular, fortalecer os ossos e os músculos, além de ajudar na perda de peso.

“Ótima opção também para os sedentários ou para aqueles que adotam um ritmo mais leve, mas não abrem mão de praticar exercício. Caminhar aumenta o metabolismo do corpo e gera um elevado gasto calórico”, afirma o Dr. William Komatsu, fisiologista do exercício.

 

2. Alongamento

O alongamento melhora a flexibilidade, reduzindo a rigidez muscular e prevenindo lesões. Além disso, praticar alongamentos regularmente também ajuda a relaxar a mente.

“Alongar-se é sempre indicado, já que corrige a postura e fortalece os músculos de forma equilibrada, atuando em todo o corpo”, explica Alessandra Dianin, profissional de educação física com especialização em Biomecânica.

 

3. Pedalar

Seja em uma bicicleta convencional ou estacionária, pedalar é um ótimo exercício cardiovascular que fortalece as pernas e melhora a resistência. “Pedalar eleva a temperatura do corpo, acelera o metabolismo e potencializa a queima de caloria. Por isso, é uma ótima pedida para quem quer perder peso”, complementa Juliana Romantini, professora de Educação Física.

 

4. Dança

De acordo com o professor de dança Rogério Luiz Pereira, a dança tonifica os músculos, reduz as taxas de colesterol, estimula o sistema cardiovascular, aumenta a flexibilidade, melhora a coordenação motora e a memória, ajuda a combater a hipertensão, entre muitos outros benefícios.

 

5. Yoga

O yoga aumenta a flexibilidade, promove relaxamento, melhora a postura, fortalece músculos e alivia o estresse. “Na parte física, a pessoa pode notar nas primeiras práticas: sensação de bem-estar, alongamento de músculos e tendões, que culminam no relaxamento e em uma sensação de conforto com o próprio corpo. Com a prática regular, é possível desenvolver a musculatura de maneira equilibrada, trazendo força e beleza, corrigir desvios posturais, melhorar o equilíbrio etc.”, explica Romulo Carrer, musicoterapeuta e instrutor de yoga.

 

6. Pilates

O pilates fortalece os músculos do core, melhora a flexibilidade, a postura e o equilíbrio, além de aumentar a consciência corporal. “O método estimula o metabolismo e equilibra o funcionamento do organismo, o que o torna um aliado importante na busca pela perda de peso. Além disso, os movimentos aumentam o gasto energético, visando ao fortalecimento do abdômen, à estabilização das articulações e à reeducação do movimento”, afirma Josi Araujo, fisioterapeuta e professora da Pure Pilates.

 

7. Natação

Esse exercício de baixo impacto trabalha todos os principais grupos musculares, além de melhorar a capacidade cardiovascular e a resistência. “Quem pratica atividades aquáticas conquista melhor condicionamento físico e qualidade de vida. Com o tempo, você sente suas pernas e braços mais firmes e percebe que houve um fortalecimento muscular na área do abdome”, conta Mariana Onias, personal trainer.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2024-01-08/7-exercicios-simples-para-retomar-a-pratica-de-atividade-fisica.html - Por EdiCase - Imagem: Brocreative | Shutterstock


Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. Provérbios 16:3


Nenhum comentário:

Postar um comentário