quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

8 alimentos que podem ser gatilhos para enxaqueca


Os alimentos que podem ser gatilhos para enxaqueca são aqueles que disparam os sintomas da enxaqueca dentro de 24 horas após serem consumidos, causando esse problema mais da metade das vezes em que são ingeridos.

 

Entretanto, é importante saber que não é todo mundo que tem crises de enxaqueca desencadeadas por comidas e que os gatilhos alimentares da enxaqueca variam de pessoa para pessoa.

 

Além disso, o conhecimento sobre esses alimentos vem menos de estudos cuidadosamente controlados e mais da observação de pacientes, conforme apontou a doutora em osteopatia, fundadora e diretora do Pennsylvania Headache Center (Centro de Dor de Cabeça da Pensilvânia) Barbara Lee Peterlin ao site Health.

 

Assim, embora não exista uma listinha fechada de alimentos que podem ser gatilhos para enxaqueca e eles não causem as crises em todas as pessoas que sofrem da condição, existem aqueles que são especialmente famosos como os possíveis gatilhos alimentares da enxaqueca.

 

8 alimentos que podem ser gatilhos para enxaqueca

 

1. Cafeína


A relação da cafeína com a enxaqueca não é das mais simples de se entender. Segundo uma revisão publicada no periódico Nutrients, a cafeína tem sido ligada à enxaqueca há muitos anos, tanto como um gatilho quanto como uma forma de alívio.

O estudo encontrou evidências insuficientes para recomendar que todos os pacientes com enxaqueca parem de ingerir a cafeína, mas apontou que o excesso de cafeína pode levar à enxaqueca e que uma retirada repentina da substância pode desencadear crises de enxaqueca.

É importante lembrar que a cafeína não está presente apenas no café, mas também no chocolate, nos refrigerantes, no chá verde, chá preto e chá mate. Saiba mais sobre alimentos com cafeína.

 

2. Bebidas alcoólicas

Em um estudo de 2018, que foi publicado no European Journal of Neurology, as bebidas alcoólicas foram citadas como um gatilho por 35,6% dos participantes com enxaqueca.

O vinho, especialmente o vinho tinto, foi mencionado por 77,8% dos participantes como um causador da enxaqueca e foi o gatilho mais comum entre as bebidas alcoólicas.

Embora o motivo ainda seja debatido, alguns especialistas acreditam que alguns compostos do vinho, como taninos e flavonoides, são os culpados. Uma revisão de 2014 que saiu no Headache Journal sugeriu que compostos fenólicos flavonoides são a causa mais provável da dor de cabeça induzida pelo vinho tinto.

Peterlin alertou ainda que a ingestão de álcool pode levar à desidratação, o que também pode contribuir para o surgimento da dor de cabeça.

 

3. Alimentos ricos em tiramina

A tiramina é um aminoácido encontrado no vinho tinto, em queijos envelhecidos, peixe defumado, produtos da soja, fígado de galinha e figos, por exemplo. Esse aminoácido também está naturalmente presente no corpo e ajuda a regular a pressão arterial.

Entretanto, a tiramina pode interagir com neurotransmissores no organismo e levar à enxaqueca. Inclusive, em um estudo de 2012 que saiu no Neurological Sciences apontou o queijo envelhecido como um dos alimentos mais comumente citados como gatilhos da enxaqueca.

 

4. Frutas cítricas

Ainda há um debate sobre elas, pois alguns estudos encontraram uma ligação, mas outros não. Por exemplo, uma pesquisa de 2016 divulgada na publicação Cephalagia apontou que as frutas cítricas estavam entre os potenciais gatilhos para enxaqueca com aura, mas não para a enxaqueca sem aura.

A enxaqueca com aura é caracterizada por sintomas neurológicos temporários, principalmente visuais, como ver flashes de luz ou padrões em zigue-zague, que precedem ou acompanham a dor de cabeça. Já a enxaqueca sem aura, a forma mais comum, não inclui esses sintomas neurológicos, apresentando-se apenas com a dor de cabeça intensa, que pode ser acompanhada de náusea, sensibilidade à luz e ao som.

Assim, acredita-se que seja possível que as frutas cítricas possam disparar a enxaqueca em algumas pessoas, no entanto, elas ainda são vistas como um vilão mais raro.

 

5. Glutamato monossódico

O glutamato monossódico é um aditivo alimentar encontrado frequentemente na comida chinesa e que também pode estar presente em fast foods, sopas enlatadas, macarrão instantâneo, temperos, condimentos e comida congelada, por exemplo. Ele também está naturalmente presente nos tomates e queijos.

Ele já foi citado como um gatilho por pessoas propensas a terem enxaqueca. Além disso, um estudo de 2016 publicado no Journal of Headache and Pain também identificou o aditivo alimentar como um potencial gatilho para enxaquecas, apesar de ter mencionado que era prematuro concluir que o glutamato monossódico causa dor de cabeça.

 

6. Carnes curadas e processadas

Cachorro-quente, bacon, presunto, salame, salsicha, pepperoni e frios contêm nitratos, que são utilizados para preservar esses alimentos. Os nitratos também são mencionados como gatilhos para enxaqueca.

Adicionalmente, algumas carnes curadas possuem a tiramina, que como vimos, é outro possível gatilho da enxaqueca.

Carnes processadas

Carnes processadas como o salame, presunto e bacon possuem nitratos, que é um gatilho para enxaqueca

 

7. Aspartame

Polêmico por si só, o aspartame também está na mira, sob a suspeita de ser um dos possíveis desencadeadores da enxaqueca.

Inclusive, a neurologista Louise Klebanoff revelou ao site Health que que ele é um dos primeiros itens que ela pede para os seus pacientes tirarem da dieta. Para quem quiser evitar o aspartame, a dica é sempre ler a lista de ingredientes presentes nas embalagens dos produtos para checar se ele não está presente, especialmente dos que são zero açúcar ou light.

 

8. Chocolate

O chocolate é outro assunto controverso quando se fala em alimentos que podem ser gatilhos para enxaqueca. Um estudo de 2012 que saiu no Neurological Sciences até identificou o chocolate como uma das comidas mais comumente citadas como capazes de disparar a enxaqueca.

Um motivo atribuído para isso é presença da beta-feniletilamina, um composto orgânico que estimula o sistema nervoso central e o cérebro.

Mas, para alguns especialistas, o desejo por doces é o sintoma de que uma enxaqueca está chegando, não a causa do problema.

Em uma revisão de estudos de 2020 publicada no periódico Nutrients, os autores apontaram que um questionamento que vem à tona é justamente se comer chocolate antes de uma dor de cabeça é a consequência de um desejo por comida ou realmente um gatilho.

Porém, com base na literatura atual, as evidências de que o chocolate é um gatilho para enxaqueca são insuficientes.

Ainda assim, o chocolate faz parte da lista de possíveis desencadeadores da enxaqueca da neurologista Klebanoff.

 

O que fazer?

É importante ter em mente que jejuar ou pular refeições também pode causar enxaquecas, principalmente nas mulheres.

 

Assim, a questão não é deixar de comer, mas aprender se os alimentos estão desencadeando as crises de enxaqueca e quais deles te prejudicam em particular. Afinal, como vimos, os alimentos que podem ser gatilhos para enxaqueca variam de pessoa para pessoa.

 

Pode não ser realista eliminar todos os alimentos minimamente suspeitos da rotina, mas para quem acha que alguns deles causam as suas enxaquecas, a dica é fazer uma dieta de eliminação, sob a orientação do médico. Isto é, tentar tirar da dieta um ou mais dos alimentos da lista por duas semanas e, então, reintroduzi-los, mas um de cada vez.

 

Além disso, é importante manter uma espécie de diário alimentar para registrar e acompanhar os sintomas que aparecem com a retirada e o retorno dos alimentos à dieta. É recomendado registrar as enxaquecas, a severidade dos ataques e crises, os alimentos consumidos no período e até os remédios utilizados.

 

Quando os sintomas de enxaqueca aumentarem sempre que certos alimentos forem consumidos, você poderá presumir que aquele item é um gatilho que pode desencadear crises de enxaqueca, devendo ser evitado.

 

A enxaqueca

A enxaqueca é uma doença neurológica que pode provocar uma dor debilitante e latejante na cabeça

A enxaqueca é mais do que uma dor de cabeça forte, ela é uma doença neurológica que pode provocar uma dor debilitante e latejante capaz de deixar uma pessoa de cama por dias.

 

Essa dor pulsante ou palpitante costuma ser sentida de um lado da cabeça e as crises de dor de cabeça podem piorar com atividade física, sons, luzes ou cheiros. Além disso, a enxaqueca pode aparecer na companhia de náusea e vômito.

 

A enxaqueca pode progredir através de quatro fases, mas não são todas as pessoas que passam por esses estágios:

 

1ª fase – premonitória (pródromos)

2ª fase – aura

3ª fase – dor de cabeça (cefaleia)

4ª fase – resolução (pósdromo)

 

As causas da enxaqueca não são completamente compreendidas, mas fatores ambientais e genéticos podem ter uma relação com o problema.

 

Mudanças no tronco cerebral ou encefálico e as suas interações com o nervo trigêmeo, que é uma grande via de dor, podem estar envolvidas no processo. Assim como alguns desequilíbrios nas substâncias químicas do cérebro, como a serotonina, que regula a dor no sistema nervoso.

 

Outros neurotransmissores também exercem um papel na dor da enxaqueca, como o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina.

 

Ao lado dos alimentos que podem causar crises de enxaqueca, há outros gatilhos conhecidos para o problema, como as mudanças hormonais nas mulheres, o estresse, estímulos sensoriais, esforço físico intenso, mudanças na temperatura e medicamentos.

 

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/alimentos-que-podem-ser-gatilhos-para-enxaqueca/ - Especialista consultor(a): Dra. Esther Costa


Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 10:39


Nenhum comentário:

Postar um comentário