O site norte americano ThisBlogRules publicou uma lista com os 10 maiores shows da história. Confira!
1. Rod Stewart na Praia de Copacabana – 1994 [Público: 3.500.000 pessoas]
2. New York Philharmonic no Central Park 1986 [Público: 800.000 pessoas]
3. Garth Brooks no Central Park [Público: 750.000 pessoas]
4. Steve Wozniak’s 1983 US Festival [Público: 670.000 pessoas]
5. Summer Jam no Watkins Glen [Público: Mais de 600.000 pessoas]
6. Isle of Wight Festival 1970 [Público: 600.000 pessoas]
7. Simon & Garfunkel [Público: 500.000 pessoas]
8. Toronto SARS Benefit 2003 [Público: Mais de 450.000 pessoas]
9. Woodstock 1969 [Público: 400.000 pessoas]
10. Blockbuster RockFest 1997 [Público: 385.000 pessoas]
Fonte: http://www.heavymetalcenter.net/2011/01/top-10-maiores-shows-da-historia.html
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Atividade física melhora o raciocínio dos alunos
Aluno que faz exercícios físicos tem melhor rendimento em sala de aula
Que atividades físicas são benéficas para a saúde, muita gente sabe. O exercício proporciona equilíbrio psíquico e prevenção de doenças. Porém, algumas escolas vêm trazendo propostas de mudanças nos currículos escolares de forma a substituir a atividade física pelo conteúdo em sala de aula. A ciência, por sua vez, realizou um estudo publicado recentemente pela revista Neuroscience mostrando que a atividade física escolar influencia significativamente no rendimento dos alunos em durante as aulas.
Inicialmente, foram feitos testes cognitivos em crianças de 9 anos de idade com enfoque em testar a capacidade de atenção dos alunos após 20 minutos de descanso. Em outro dia, as mesmas crianças passaram por estes testes após 20 minutos de caminhada na esteira. Os resultados foram satisfatórios para a atividade física. O desempenho cognitivo das crianças e as medidas neurofisiológicas da capacidade de atenção (potencial evocado P3) foram melhores após os exercícios.
Foram realizados também testes com enfoque no conteúdo aprendido em sala de aula, especialmente em matemática, escrita e interpretação de texto. Novamente, o resultado foi melhor após a prática de atividade física.
De acordo com os estudos feitos, os resultados poderiam ser ainda melhores caso a atividade física fosse mais motivadora para as crianças que caminhar na esteira. De acordo com Darla Castelli, umas das pesquisadoras do estudo, 150 minutos de atividade física durante a semana é o recomendado para estudantes do ensino fundamental e 225 minutos para estudantes do ensino médio.
Dr. Ricardo Teixeira, Doutor em Neurologia pela Unicamp, evidencia que "uma das explicações para o melhor desempenho cognitivo de forma aguda, que é o caso da metodologia utilizada no presente estudo, seria a ativação de circuitos cerebrais responsáveis pelo estado de vigília e, consequentemente, melhora de nossa atenção."
Além de todos os benefícios que a atividade física proporciona, estimula também a competitividade, de forma que o futuro das crianças não será tão imprevisível para elas quando saírem da escola. É uma forma de adentrarem o mundo competitivo com toda a proteção existente em uma escola.
Fonte: www.yahoo.minhavida.com.br
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Carrinho de compras da Presidência do Senado
Carrinho de Compras: Senado gasta R$ 64 mil com açougue, frios e frutas para casa de Sarney
Em comemoração ao “fico” na presidência do Senado Federal, o tetrapresidente José Sarney (PMDB-AP) não economizou no supermercado. Na última semana, foi autorizada pela Casa a reserva de recursos no orçamento da ordem de R$ 64 mil para a compra de produtos de açougue, frios e frutas in natura. Todo o material será entregue na residência oficial da presidência da Casa, portanto, no endereço do próprio Sarney. Banquete à vista!
E as compras para a residência do presidente do Senado não param por aqui. Outros R$ 5,1 mil foram programados para garantir a limpeza da casa. Quem também está de olho no esfregão é o Grupamento de Infraestrutura e Apoio de São José dos Campos, da Força Aérea Brasileira. O órgão comprometeu R$ 7,8 mil para a aquisição de 75 panos de limpeza, nas cores verdes e azuis. Sempre a postos, a ordem agora é “limpeza, senhor”.
Mudança de poder, mudança também de prioridades. O Judiciário resolveu gastar, e gastar bem, com a contratação de empresas para a prestação de serviços de locação de veículos blindados de representação. O custo da contratação e do aluguel será a bagatela de R$ 72,8 mil. Ministros bem protegidos não têm preço!
Já a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai despender R$ 5,4 milhões para a compra de 150 veículos da Ford Brasil, que atenderão a divisão de transportes da PCDF. Serão 100 carros modelo Fiesta Hatch 1.6, zero quilômetro. Os outros 50 são modelo Focus Sedan 2.0, também zero quilômetros. Uma frota digna da produção cinematográfica “Corra que a polícia vem aí”.
Mas nem só de carros viverá a administração pública. A Secretaria do Superior Tribunal de Justiça autorizou a compra de 7 m² de couro de porco para encadernação, na cor natural. A aquisição será para o laboratório de conservação. Com procedimentos mais requintados, assim segue a vida...
Fonte: UOL - Amanda Costa - Do Contas Abertas
E o trabalhador brasileiro tendo que viver com um salário mínimo de R$ 545,00 reais e o professor, com um piso salarial nacional de R$ 1.024,00 reais.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Danças de salão queimam calorias e fortalecem os músculos
Samba, forró e tango são alguns dos ritmos que ajudam a manter a forma
Dançar com um par, em ritmo lento ou rápido, executando passos simples ou complexos, com rebolados ou giros, é o melhor exercício do mundo para muita gente. A professora de dança de salão Lidiani Emmerich garante que não há falta de jeito que impeça alguém de dançar. "Se a pessoa estiver aberta, vai encontrar uma maneira de aprender". Além de desenvolver dotes artísticos, acrescenta a especialista, o aluno ainda trabalha a parte física e psicológica.
As qualidades físicas trabalhadas dependem de cada estilo. Geralmente, nas academias, é possível escolher de quais ritmos você quer ter lições. Tirando tango e samba, que possuem técnicas bem específicas, os outros tipos de dança costumam ser ensinados em uma mesma aula.
A metodologia é quase sempre a mesma. Após o aquecimento, o professor faz uma descrição detalhada e uma demonstração do passo a ser aprendido. Depois, vem a parte com música, em que os casais se formam e praticam o que sabem. As variações ficam mesmo por conta das especificidades dos diferentes ritmos.
O forró permite o gasto de até 470 kcal por hora. Com molejo e sensualidade, o estilo é um dos mais fáceis de se aprender e mexe o corpo todo, trabalhando acentuadamente os quadris e as pernas. Já no soltinho, também chamado de swing e rock brasileiro, o gasto calórico chega a 550 kcal por hora. Os passos rápidos, característicos do estilo, movimentam coxas, panturrilhas e braços, além de garantirem um bom condicionamento físico ao praticante.
No samba de gafieira, gasta-se, em média, 470 kcal por hora. Por causa da ginga pulada do ritmo, as pernas são os músculos mais trabalhados. O abdômen também desempenha papel fundamental na hora das torções, giros e rebolados tipicamente brasileiros. A salsa faz o praticamente perder 590 kcal por hora. Bastante aeróbica, a modalidade ainda trabalha bíceps, tríceps, músculos abdominais, coxas, glúteos e panturrilhas.
O bolero proporciona uma perda de 350 kcal por hora. Um dos ritmos mais lentos da dança de salão, o ele tem muitos movimentos de idas e vindas, que exigem força nas pernas e postura impecável. O tango, considerado por muitos o estilo mais difícil e o mais sensual da dança de salão, leva embora 470 kcal em uma hora.
Além do trabalho físico, há o impacto psicológico nos alunos, segundo a professora Lidiani. No público feminino, a principal mudança se dá na autoestima.
"Nos homens, o que muda mais é o comportamento. Mesmo os que chegam aqui parecendo não saber lidar com as mulheres ganham leveza e gentileza", conta a especialista. De acordo com Lidiani, não há restrição de idade para a prática da dança de salão. "A dança abraça todos, da criança ao idoso", finaliza.
Fonte: UOL
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Exercícios físicos melhoram o desempenho de crianças em matemática
Exercícios físicos melhoram o desempenho de crianças em matemática
Pesquisadores americanos analisaram o efeito que exercícios físicos tiveram nas habilidades aprendizado de 171 crianças obesas de 7 a 11 anos. Para medir as capacidades cognitivas das crianças os cientistas aplicaram testes que mediram habilidades em áreas como matemática e leitura e fizeram ressonâncias magnéticas para analisar a atividade cerebral. Nenhuma das crianças realizava atividades físicas antes do início do estudo.
Os resultados mostraram que após três meses de prática de exercícios físicos, as notas dos alunos melhoraram. Aqueles que praticaram esportes durante 40 minutos diários tiveram uma média de melhora de 3.8 pontos. As crianças que se exercitaram por 20 minutos diários tiveram uma melhora um pouco menor.
Os pesquisadores do estudo acreditam que essa melhora ocorreu porque atividade física vigorosa promove o desenvolvimento de áreas do cérebro que são fundamentais à cognição e comportamento.
Catherine Davis, autora do estudo, espera que o estudo confirme a importância de manter atividades físicas nas grades de horário das escolas. “Com crianças você simplesmente não sabe qual impacto você terá quando melhora a habilidade delas de controlar a atenção, de se concentrar melhor na escola, de fazer escolhas melhores. Talvez eles tenham uma probabilidade maior de ficar na escola e longe de problemas”, ela afirma.
Fonte: Blog Boa Saúde
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Segunda Chance
Imagine que você morreu e será julgado por seus atos da vida terrena, mas antes que isso acontecesse, seriam passadas cenas de sua vida, para saber como se comportou em alguns momentos, em relação aos que estavam ao seu redor.
Cenas que marcaram sua vida, mas que não deu tanta importância como: ter conversado pouco com seus pais quando estavam vivos e de dizer-lhes quanto os amavam; ter perdido um grande amor por ciúmes ou brigas banais com atitudes egoístas; não ter se dedicado bastante aos estudos para conseguir uma melhor profissão; perdeu algumas amizades por opiniões diferentes à política, futebol e até religião; deixou de passear e conhecer lugares diferentes por medo de viajar e aventurar-se mais; não ter dado o perdão ao inimigo mesmo com o seu pedido; ter trabalhado mais do que o necessário deixando de estar com sua família; não ter visitado os doentes nos hospitais e os idosos nos asilos, mesmo quando teve tempo sobrando; não ter dado assistência às crianças de ruas e aos pobres necessitados quando cruzaram no seu dia a dia.
De repente você acordou e ficou aliviado, foi apenas um sonho, que não tinha morrido, não seria julgado, mas precisava aprender com aquele episódio. Seria uma segunda chance de vida? Refletiu e afirmou; a partir de hoje, em todos os dias de minha vida ao acordar direi: obrigado Senhor pelo dom da vida, e terei em mente que um minuto passado não volta mais, mas aproveitarei cada momento de minha vida ao máximo, passando o maior tempo possível com as pessoas que amo e tornarei esses momentos inesquecíveis.
Não precisamos sonhar com a morte para reconhecer e mudar algumas atitudes que melhorariam as nossas vidas e dos que nos rodeiam como: ter um ideal de vida; ter mais tempo para a família; ajudar os mais necessitados; ouvir os outros; fazer amizades; ser bem humorado; ser simples e humilde; perdoar sempre; escutar os mais velhos; reclamar menos; admirar mais o mundo; viajar mais; aceitar os problemas do cotidiano; não dar tanto valor a riqueza material; descansar; não querer ser tão perfeito; arriscar mais e amar a todos.
Todos os dias, Deus na sua infinita sabedoria, nos dá uma segunda chance de vida. Sabemos que o tempo não volta, mas podemos aprender com os erros passados e melhorar para o presente e o futuro. Saiba tirar o melhor proveito desta lição, talvez não tenha outra chance de recomeçar.
Por Professor José Costa
Cordel do BBB
Cordel do BBB
Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.
Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.
Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
Um escravo da ilusão.
Em frente à televisão
Lá está toda a família
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.
Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.
O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.
Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.
Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Dar muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.
Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.
Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.
A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.
Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.
Talvez haja objetivo
“professor”, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.
Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.
É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.
Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.
A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.
E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.
E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.
E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.
A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.
Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.
Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?
Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal…
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal…
FIM
Autor: Antonio Barreto, natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
O cérebro se transforma quando aprendemos
O cérebro se transforma quando aprendemos
Tanto a substância cinzenta quanto a branca aumentam quando adquirimos conhecimento, e isso vale para jovens e idosos
Adquirimos constantemente novas informações e aptidões. No entanto, os pesquisadores ainda sabem muito pouco sobre o que exatamente acontece durante esse processo: será que o maquinário já existente das células cerebrais é adaptado a cada situação ou unidades de processamento completamente novas são criadas e integradas? Ou seja, apenas a comunicação entre os neurônios se altera ou toda a estrutura do cérebro, o hardware neural, também se modifica durante a aprendizagem?
As células neurais funcionam como unidades processadoras de informações. Seus corpos formam a substância cinzenta, o córtex, que compõe a camada externa do cérebro. Cada neurônio pode receber sinais de outras células, transmitidos pelos pontos de contato, as sinapses, e depois encaminhados ao longo de extensões chamadas axônios. Eles ficam dentro do cérebro, ou seja, embaixo do córtex, e são chamados substância branca. Sua função é ligar os neurônios por longas distâncias, permitindo a comunicação entre diversas áreas.
A cor clara vem da camada de gordura isolante que envolve os axônios. Essa bainha de mielina acelera o encaminhamento dos sinais, contribuindo para uma comunicação rápida sem perdas de dados. O truque decisivo: a bainha mielínica é interrompida a pequena distância pelos nódulos de Ranvier; os sinais praticamente “saltam” de um nódulo para outro. Sem essas interrupções, os sinais se difundiriam mais lentamente e, em trechos mais longos, acabariam por se extinguir. O grau de mielinização, portanto, influencia a velocidade e a força dos impulsos: quanto mais grossa a camada isolante, melhor e mais rápido os dados são transmitidos.
Mas o que isso tem a ver com aprender? O aprendizado, antes de mais nada, baseia-se em uma alteração de comunicação entre as células do cérebro. Assim, é bastante plausível que a substância branca também se modifique quando aprendemos uma nova habilidade motora (como no caso do malabarismo), pelo surgimento de novos axônios ou com uma mielinização mais intensa daqueles já existentes. Dessa forma, os sinais de áreas visuais teriam condição de atingir as regiões cerebrais motoras com mais rapidez, por exemplo. Por isso, dançar, nadar, treinar lutas marciais, jogar tênis ou xadrez, praticar arvorismo ou qualquer outra atividade que mantenha o corpo e a mente em movimento favorece a capacidade neural.
Fonte: UOL
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Piso Nacional: Professores podem ter o mesmo reajuste salarial dos senadores!
Piso Nacional: Professores podem ter o mesmo reajuste salarial dos senadores!
Os senadores Cristovam Buarque-DF e Pedro Simon-RS apresentaram em 16/12/2010 projeto de lei estendendo o mesmo reajuste salarial concedido aos senadores para o Piso Salarial Profissional Nacional para os professores da educação básica das escolas públicas brasileiras. Com o reajuste de 61,78% do aumento dos senadores, o piso salarial dos professores passará de 1.024,00 para R$ 1.656,62, valor inferior ao valor pago aos parlamentares a cada mês: R$ 26.723,13. Para o senador Cristovam Buarque, a desigualdade salarial é substancial, talvez a maior em todo o mundo, com consequências desastrosas para o futuro do Brasil. Na opinião do senador, a aprovação do reajuste de 61,78% para os professores da educação básica permitirá, ao Senado, uma demonstração mínima de interesse com a educação das nossas crianças e a própria credibilidade da Casa. Pelo exposto solicito que apoie o Abaixo-assinado que está disponível em: www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N4645 , e não deixe de divulgar. Qualquer um pode assinar, não precisa ser professor. Ajude a educação de nosso país. Por favor, leiam com atenção, assinem e divulguem para o máximo de professores que conseguirem.
Assinar:
Postagens (Atom)