segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que a higiene pessoal faz por você


O que a higiene pessoal faz por você

Hábitos simples como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes estão entre as principais atitudes preventivas para o seu bem-estar. Veja como manter cada parte do corpo limpa e longe dos problemas.

Pneumonia, otite, dor de garganta, asma, sinusite, sarampo, varicela, impetigo, eczema, sarna, micose, furúnculo, abscesso e conjuntivite. Você sabe o que essas doenças têm em comum? Todas elas podem ser evitadas por meio de uma boa higiene pessoal. Cultivar hábitos de limpeza do corpo é essencial para garantir a saúde de todo o organismo, contra os estímulos externos, com destaque para o ataque de micro-organismos. E é justamente a nossa incapacidade de percepção às investidas desses seres que dá à higiene um papel fundamental para o bem-estar do corpo.

“A higiene pessoal previne a ocorrência de doenças infecciosas. Por exemplo, alguém que lava as mãos antes de se alimentar diminui o risco de contrair vermes, protozoários, bactérias e vírus que causam diarreia, gripe ou resfriado”, fala Fernando Bellissimo Rodrigues, médico infectologista e professor do departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Ameaça invisível

Um estudo conduzido na África do Sul por pesquisadores da Universidade de Brigham Young, dos EUA, mostra que a educação e a prática de hábitos de higiene pessoal e das residências ajudaram a reduzir em até 39,1% a incidência de infecções na pele. Já o relatório Diarreia: Por que as crianças continuam morrendo e o que pode ser feito, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, mostra que a diarreia é a causa de morte de mais de 1,5 milhão de crianças por ano em todo o mundo. E, de acordo com o estudo, a falta de higiene está diretamente relacionada a 88% desses óbitos.

No Brasil, o estudo Suabe, que entrevistou 150 donas de casa em São Paulo, constatou que 65% das crianças apresentam coliformes fecais nas mãos após irem ao banheiro. Entre as bactérias encontradas estão Enterococcus e Escherichia Coli, causadoras de doenças gastrointestinais.

Quem lava as mãos antes de se alimentar diminui o risco de contrair micro-organismos que causam diarreia, gripe e resfriado

A hepatite A, comum nas escolas infantis, também é disseminada dessa forma. “Ela é transmitida por via oral-fecal, ou seja, um indivíduo contaminado elimina o vírus pelas fezes, que são posteriormente retransmitidas a outra pessoa pela boca. Uma criança que não faz uma higiene adequada após as evacuações é um potencial propagador do vírus”, destaca Tânia S. Souza Chaves, médica responsável pelo Centro de Imunizações e do Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Aprender desde cedo

Os mecanismos de higiene pessoal devem ser aplicados em todo o corpo de forma global e incentivados desde os primeiros anos de vida. São atitudes simples e indispensáveis, como a de lavar as mãos antes e depois de fazer necessidades fisiológicas. Isso porque tanto a falta de lavagem das mãos quanto a má limpeza da região anal após a utilização do banheiro podem ajudar a transmissão do vírus da hepatite A, por exemplo.

Mas nada de se desesperar e exagerar na dose. O excesso de limpeza pessoal, como lavar as mãos compulsivamente, desinfetar e esterilizar objetos de uso pessoal, também pode prejudicar o desenvolvimento do sistema imune. “Há evidências de que crianças vivendo em ambientes ultralimpos, sem contato com terra, plantas ou animais, têm maior risco de desenvolver asma brônquica”, contrapõe Rodrigues.
Os especialistas consultados por VivaSaúde ensinam como ficar longe de doenças com o cultivo de bons hábitos de higiene pessoal. Vire e página e descubra como você pode ficar ainda mais limpo.

A forma certa de limpar

Rosto

• O que usar: água e sabonete. Não utilize sabonetes antissépticos diariamente para não remover componentes necessários à pele, como os lipídios. As loções adstringentes têm indicação em casos de peles que acumulam mais impurezas. Peles mais oleosas podem ser tratadas semanalmente com géis esfoliantes.

• Como higienizar: lave bem a região com água e sabão e remova toda a espuma com água.

• O que não fazer: esfregar com buchas ou esponjas de forma agressiva ou com frequência diária. Lavar com água muito quente ou utilizar agentes que possam irritá-la como sabões e loções antissépticas sem indicação.

• Frequência da limpeza: depende dos tipos de pele. Em geral, uma limpeza mais cuidadosa deve ser feita ao acordar e antes de dormir. Pessoas com acne precisam complementar a higiene do rosto com uma desobstrução dos cravos pela esteticista uma vez por mês, ou trimestral para peles excessivamente oleosas. Esse recurso também é indicado para a pele normal, mas o intervalo pode ser maior.

• Outros cuidados: filtros solares de uso diário.

• Você ficará livre de: impetigo, espinhas e cravos no rosto, blefarites e outras infecções bacterianas na região dos olhos.

Unhas

• O que usar: água, sabonete e lixa de unha.

• Como higienizar: o ideal é manter as unhas sempre curtas e lixá-las a cada três dias. Pessoas que cultivam unhas compridas devem lavar as mãos com maior frequência e sempre antes de preparar alimentos.

• O que não fazer: enfiar palitos e outros materiais que agridam as unhas e as descolem do leito. Caso exista a necessidade desse tipo de intervenção, consulte um especialista.

• Frequência da limpeza: diária.

• Você ficará livre de: verminoses e doenças intestinais, micoses das unhas e onicomicoses (infecção)

Cabelos

• O que usar: água e xampus e condicionador.

• Como higienizar: aplique o xampu suavemente sem massagear com força. Espere um minuto e massageie mais uma vez. Em seguida, remova o produto enxaguando totalmente os fios por três ou quatro minutos para garantir que nenhum resíduo provoque irritação do couro cabeludo. Por fim, aplique o condicionador apenas nos fios.

• O que não fazer: escovação em excesso, abuso de secadores, permanentes, relaxamentos, descolorimento e exposição ao sol, vento e água com cloro.

• Frequência da limpeza: ao menos, duas vezes por semana. Alguns tipos podem ser lavados todos os dias.

• Outros cuidados: a temperatura da água não deve ser alta. Evite prender os fios em rabos de cavalos tensos ou qualquer outra forma que tracione o couro cabeludo.

• Você ficará livre de: caspas, piolho, mau cheiro, oleosidade e queda de cabelo, fungos e bactérias.

Nariz

• O que usar: água e soro nasal.

• Como higienizar: umedecer as narinas com água e soro nasal. Depois, assoe em um lenço o excesso de líquido.

• O que não fazer: cutucar a região com o dedo.

• Frequência da limpeza: sempre que sentir que há a formação de secreções na região.

• Você ficará livre de: infecções na vias aéreas, rinite alérgica, sinusite, gripes e resfriados.

Orelhas

• O que usar: toalha e cotonete.

• Como higienizar: a melhor maneira de fazer a limpeza é com uma toalha após o banho. Não se deve forçar a área interna. O cotonete só deve ser usado na parte externa.

• O que não fazer: usar cotonetes para limpar a parte interna, pois empurrará a cera para o interior da orelha.

• Frequência da limpeza: apenas quando há o excesso de cera. Essa substância, ainda que visivelmente incômoda, é essencial para bloquear a entrada de micro-organismos.

• Você ficará livre de: eczema e otite.

Mãos

• O que usar: água, sabonete e géis antissépticos.

• Como higienizar: molhe as mãos e os pulsos com água. Depois, passe sabonete até cobrir toda a superfície e esfregue cada palma sobre o dorso da outra mão, entre os dedos e, por fim, as palmas. Então, deixe as mãos ensaboadas durante 15 segundos e as enxágue com bastante água corrente.

• O que não fazer: usar cremes oleosos, pois eles ajudam a reter impurezas.

• Frequência da limpeza: sempre que for ao banheiro, assoar o nariz, espirrar, tossir, manipular alimentos e lixo, tratar de pessoas enfermas, trocar fraldas, ter contato com animais, depois de visitar locais públicos, antes de qualquer refeição e para manusear lentes de contato.

• Você ficará livre de: doenças respiratórias e gastrointestinais, além de evitar a transmissão de germes resistentes aos antibióticos.

As buchas devem ser completamente enxaguadas e secas logo após o uso e trocadas a cada mês

Membros e tórax

• O que usar: água, sabonete, bucha e hidratante.

• Como higienizar: basta lavá-los com água e sabonete durante o banho. Utilize hidrantes por toda a região, com atenção especial para os joelhos e cotovelos.
• O que não fazer: fricções excessivas.

• Frequência da limpeza: diária.

• Você ficará livre de: micoses e pitiríase versicolor, popularmente conhecido como pano branco.

Pés

• O que usar: água, sabonete, hidratante, e talcos antimicóticos ou antissépticos.

• Como higienizar: lavar com água e sabonete e secá-los bem logo após a lavagem. Use hidratantes — principalmente os que contêm ureia — para a limpeza e refinamento da pele. As buchas, escovas ou esponjas devem ser completamente enxaguadas e secas logo após o uso e trocadas periodicamente, no máximo a cada mês, para evitar que também se tornem focos de contaminação microbiana.

• O que não fazer: usar meias úmidas.

• Frequência da limpeza: diária.

• Outros cuidados: mantenha os calçados sempre limpos e secos, guardados em local bem ventilado e livre de umidade.

• Você ficará livre de: micoses, bromidrose e do aparecimento das bactérias e fungos.

Fonte: Revista Viva Saúde - por Ivan Alves

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Frases sobre Educação


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." Carlos Drummond de Andrade

“Somente a paixão de ensinar demonstrada pelo professor pode conduzir o aluno à paixão de aprender na sala de aula.” Maria Lucia Weiss

“Para o aluno, o mestre é o grande espelho da sua vida. Se esse espelho for ofuscado, toda uma esperança estará perdida.” Fritz Karl

“O mais belo trabalho do mundo é o de lecionar.” Raissa Gorbatchev

“A escola deve ser o espaço de discussão de temas morais. Onde se possa refletir sobre valores, para que cada um chegue a uma conclusão própria.” Isabel Vieira

“Para ensinar há uma formalidade a cumprir: saber.” Eça de Queiroz

“Sem educação não há democracia consolidada e justiça social.” Oded Grajew

“Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar seu destino.” Samuel Lima

“Educar é fazer os jovens serem honestos cidadãos e bons cristãos.” Dom Bosco

“Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem uma recompensa ou um castigo.” Petir Senn

“Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.” Pitágoras

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.” Coelho Neto

“A educação criou uma vasta população capaz de ler, mas incapaz de reconhecer o que vale a pena ser lido.” Trevelyan

“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.” Epíteto

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.” Mário Quintana

“A sabedoria, por sua mera existência, é o constante questionamento do saber.” Juan José Saer

“O ganho de nosso estudo é termo-nos tornado melhor e mais sábio.” Montaigne

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.” Paulo Freire

“Nada melhor pode dar um pai a seu filho do que uma boa educação.” Maomé

“Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.” Provérbio Chinês

“Ensinar é aprender duas vezes.” Joseph Joubert

“O educador deve fazer-se amar e não fazer-se temer.” Dom Bosco

“O objetivo da educação é a virtude e o desejo de converter-se num cidadão bom.” Platão

“Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo.” Galileu Galilei

“Mandai educar o vosso filho por um escravo e, em lugar de um escravo, tereis dois.” Adágio Grego da Antiguidade

“O ignorante que procura se instruir é como um sábio; o sábio que fala sem discernimento semelha um ignorante.” Ibn Ali Talib

“A cultura forma sábios; a educação, homens.” Louis Bonald

“O princípio da educação é pregar com o exemplo.” Anne Turgot

“Aprender a ler é como aprender a viver: não termina nunca.” Leandro Konder

“Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo.” Cora Coralina

"Os professores abrem a porta, mas você deve entrar por você mesmo." Provérbio Chinês

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

“O material escolar mais barato que existe na praça é o professor.” Jô Soares

“Três elementos são capazes de fazer feliz uma pessoa: Deus, um amigo e um livro.” Lacordaire

“Se continuarmos a fazer o que sempre fizemos, continuaremos a obter os resultados que sempre obtivemos.” Seldon Witaker

“De nada adianta pensar no que é melhor para seus alunos se você não procura melhorar a si mesmo também.” Gilda Luck

“Só é possível tornar-se um bom professor num bom conjunto pedagógico.” O livro dos pais.

“ A escola dá certo quando o aluno aprende e é feliz.” Bernardo Toro

“O homem só pode tornar-se homem por meio da educação.” Kant

“Um marketing mais forte que a didática pode afundar a escola.” Rogério Mainardes

“Qualquer que seja o meio de ensino utilizado, existe um único meio verdadeiro: o consentimento do aluno.” Atenas, menina, 1931

“Com um pé no chão e o outro nas estrelas o professor pode levar seus alunos a todos os lugares.” JOSE RIBAMAR MUNIZ FEITOSA

“Aprender é construir significados, ensinar é oportunizar essa construção.”Vasco Moretto

“Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática.” Paulo Freire

“A ética que precisamos defender na escola, e no mundo, é a ética humana, aquela que promove o desenvolvimento, tendo como objetivo o bem-estar dos homens e das mulheres que habitam este mundo.” Laura Monte Serrat Barbosa

"O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira." CIMAR CORREA

“Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições.”

“O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender.” Janoí Mamedes

"O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. É 85º em educação e não há tristeza..."Cristóvam Buarque.

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” Cora Coralina.

“Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições.” Marie Von Erner-Eschenbach

“O que eu ouço, esqueço. O que eu vejo, lembro. O que eu faço, aprendo.” Confúcio

“Devia existir uma lei que obrigasse político e família de político a só estudar em escola pública e só se tratar em hospital público. Eu não dava um ano pra estar tudo uma maravilha.” Taxista anônimo

"O estudo é a valorização da mente ao serviço da felicidade humana." Guizot

"O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para ele." Thomas Fuller

“A educação é um processo lento como o florescer de uma flor; a fragrância se faz cada vez mais profunda e perceptível quando brota em silêncio, pétala por pétala, até que surja a flor completa.” Sathya Sai Baba

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." Carlos Drummond de Andrade

“É mais fácil construir um menino do que consertar um homem.” Charles Chick Govin

"Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los." Isaac Asimov

“Nunca encontrei uma pessoa da qual não tivesse nada a aprender.” A. de Vigny

“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana”. (Carlos Drummond de Andrade)

“Ser ou não ser professor, não é questão, é ter dom.” Undergod

“Talvez o tempo te ponha na sua escola, pois não terás melhor professor que ele.” Abu Shakur

"O conhecimento não pode nos fazer a todos líderes, mas pode ajudar a decidir que líder seguir." Management Digest

"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar." Ayrton Senna

“Quem abre uma escola fecha uma prisão.” Victor Hugo

"Devemos prosperar por merecimento, não por proteção." Titus Maccius Plauto

"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta" Chico Xavier

"Se me oferecessem a sabedoria com a condição de guardá-la só para mim, sem comunicar a alguém, não a quereria" Sêneca

"Quando morremos, nada pode ser levado conosco, com a exceção das sementes lançadas por nosso trabalho e do nosso conhecimento". Dalai-Lama.

“Educação, ferramenta indispensável na construção de um mundo melhor.” Gil Barbosa

"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano. Mas, sem ele, o oceano seria menor." Madre Tereza de Calcutá.

"A minha maior satisfação como educador é de contribuir na formação integral dos alunos através da educação física e do esporte." José Costa

Se alguém te procurar


Se Alguém te Procurar...

Com frio... É porque você tem o cobertor.

Com alegria... É porque você tem o sorriso.

Com lágrimas... É porque você tem o lenço.

Com versos... É porque você tem a música.

Com dor... É porque você tem o curativo.

Com palavras... É porque você tem a audição.

Com fome... É porque você tem o alimento.

Com beijos... É porque você tem o mel.

Com dúvidas... É porque você tem o caminho.

Com orquestras... É porque você tem a festa.

Com desânimo... É porque você tem o estimulo.

Com fantasias... É porque você tem a realidade.

Com desespero... É porque você tem a Serenidade.

Com entusiasmo... É porque você tem o brilho.

Com segredos... É porque você tem a cumplicidade.

Com tumulto... É porque você tem a calma.

Com confiança... É porque você tem a força.

Com medo... É porque você tem o AMOR!!!


Ninguém chega até Você por acaso, em Tudo há o propósito de Deus!

Você pode até não ser ninguém para este mundo, mas é o mundo para Alguém...

O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos.

Autor desconhecido

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Exercício para o pescoço

Estudo afirma que a genética influencia o processo de aprendizado


Um estudo realizado com 4.000 pares de gêmeos na Inglaterra relata que os dados genéticos das pessoas podem influenciar o processo de aprendizado. Gêmeos idênticos e fraternos fizeram provas de inglês, biologia e matemática. Os pares idênticos tiveram resultados mais semelhantes entre si do que os pares fraternos. “Os resultados foram surpreendentes, indicando que mesmo quando realizações prévias e a habilidade cognitiva geral de uma criança são removidas, a medida das realizações individuais ainda é significativamente influenciada por fatores genéticos.”, afirma o estudo realizado no King’s College London’s Institute of Psychiatry.

Os resultados apontam para uma necessidade de revisar o sistema educacional e entender essas diferenças genéticas como algo que deve ser aceito e encorajado. A líder da equipe de pesquisadores, Dra. Claire Haworth, diz que os resultados do estudo não significam que a qualidade da educação não é importante, mas sim que fatores ambientais e genéticos têm a mesma importância. As características que cada criança possui vão afetar no aproveitamento da informação que ela aprende na sala de aula. “Considere uma sala de aula cheia de estudantes sendo ensinados pelo mesmo professor – algumas crianças vão melhorar mais do que outras crianças, mesmo que a experiência educacional na escola seja a mesma”.

A proposta feita pelos pesquisadores é que o modelo de instrução não funcione de forma que as crianças apenas recebam passivamente o conhecimento, participando diretamente do processo. A ideia é que eles possam modificar e criar partes da sua própria educação, tendo como base suas propensões genéticas.

Essa linha de pensamento está de acordo com uma tendência atual que sugere que é possível personalizar a educação através da tecnologia interativa.

Fonte: BBC Health.