sexta-feira, 28 de junho de 2013

10 maneiras de lidar com conexão lenta de internet

Às vezes, internet lenta é a maneira do universo dizer-lhe para ir brincar lá fora. Outras vezes, é uma piada cruel do mesmo sádico universo para destruir sua produtividade.

Seja como for, confira 10 maneiras de solucionar problemas ou apenas sobreviver a uma conexão de internet ruim:

10. Verifique a sua velocidade (e seu plano)

Às vezes, sua internet é lenta porque você está pagando somente por internet lenta. Entre no site do seu provedor (ou ligue para ele) e descubra o plano que você tem. Então, entre no site Speedtest.net e faça um teste de velocidade. Se os números forem iguais ao que você está pagando por, então a sua rede está funcionando bem e você está tem um plano ruim de internet – a melhor maneira de acelerá-la é atualizá-lo. Se os números não corresponderem, há algumas maneiras de corrigir esse problema (uma delas é reclamar com o provedor).

9. Verifique seu hardware

Antes de xingar seu provedor de internet, reinicie seu modem e roteador (ou seja, desligue-os e ligue-os novamente) e veja se isso ajuda. Confira outros computadores em sua casa para ver se a sua internet é a única lenta. Se sim, o problema é com este computador, e não seu roteador ou modem. Corrija o seu roteador ou modem (ou substitua-os) se eles forem o problema, e você navegará rapidamente mais uma vez.

8. Verifique seu sinal Wi-Fi

Se você estiver usando Wi-Fi, o sinal fraco pode causar internet lenta. Nesse caso, você pode precisar ajustar e melhorar o seu roteador com alguns truques (por exemplo, encontrar o melhor lugar para ele, que tenha o sinal mais forte). Ferramentas como Wi-FiStumbler e Wi-Fi Analyzer podem também ajudar a encontrar o melhor canal da sua casa – se você tem vizinhos, os roteadores deles podem estar interferindo com o seu e fazendo com que o sinal se degrade. Como roteadores sem fio podem operar em um número de diferentes canais, você deve escolher um com o mínimo de interferência possível.

7. Verifique o que está atrapalhando sua conexão

Se o seu hardware parece estar em boas condições de funcionamento, veja se há outros programas monopolizando sua conexão. Por exemplo, se você está baixando arquivos, a navegação normal vai ficar mais lenta. Você também pode tentar instalar extensões comoAdBlock Plus ou FlashBlock, que bloqueiam alguns dos anúncios, animações e vídeos que podem “usar” sua conexão. Isso provavelmente não vai resolver todos os seus problemas, mas deve ajudar.

6. Tente outro servidor

Quando você digita um endereço no seu navegador (por exemplo, hypescience.com), seu computador usa algo chamado DNS para procurá-lo e traduzi-lo em um endereço IP. Às vezes, porém, os servidores que seu computador usa para procurar essa informação podem ter problemas. Cada provedor de serviços de internet geralmente tem seu próprio servidor DNS, mas nem sempre é o mais rápido. Muitas vezes, o servidor DNS mais rápido é o único que está fisicamente mais próximo da sua localização. Se você mudar para um mais rápido, isso significa que ele procurará os endereços IP e chegará onde você quer mais rápido. Pode não parecer muito, mas quando a página tem que carregar muitas coisas, faz diferença. Se o seu servidor de DNS padrão não está com problemas, então você provavelmente não obterá melhoras ao usar um alternativo.
Servidores DNS de terceiros também podem ter vantagens, como filtragem de conteúdo, como o OpenDNS e o Google Public DNS. Algumas advertências são válidas, no entanto. Seu provedor de DNS pode ver cada site que você visita, por isso, se você está especialmente preocupado com a privacidade, melhor reconsiderar ferramentas como essas.
Além disso, algumas escolas, empresas e outros locais só permitem que você use o servidor DNS deles, o que significa que se você alterar o servidor no seu laptop e, em seguida, levá-lo para o trabalho, você pode ter problemas com internet. Tome cuidado antes de fazer configurações.

5. Otimize sua web para conexão lenta

Talvez você esteja em um café ou em um avião, e não há nada que você possa fazer sobre a velocidade lenta da internet. Nesse caso, é hora de otimizar sua web, por exemplo, usando versões móveis ou HTML dos seus sites favoritos, desabilitando imagens e utilizando recursos como o Opera Turbo. É recomendável a criação de um navegador secundário em seu laptop especialmente para tal situação, o que pode realmente fazer a diferença quando você precisa trabalhar com uma conexão lenta.

4. Seja esperto

Se você precisa completar certas tarefas com conexão lenta, pode ter que priorizá-las de forma diferente do que se sua internet fosse rápida. Separe as tarefas em pesadas (que exigem banda larga rápida) e leves. Faça as mais simples quando estiver com conexão lenta, e agrupe as pesadas para fazê-las se e quando você tiver acesso mais rápido (se você não puder obter isso em casa, veja se pode usar a internet de um vizinho ou parente apenas para essas tarefas). Da mesma forma, trabalhe fora do seu navegador sempre que possível. Se você estiver escrevendo, por exemplo, faça isso em seu editor de texto favorito, em vez de no seu browser. Se você planejar seu trabalho com antecedência, pode tirar o melhor de uma situação ruim.

3. Converse com seu provedor de internet

Se você já passou por todas as etapas necessárias para solução de problemas e sua internet ainda está lenta, então é hora de ligar para o seu provedor de internet e ver se o problema é com eles. Lembre-se: não suponha que eles fizeram algo errado, e trate o seu representante de serviço ao cliente com respeito. Assim, é muito mais provável que eles resolvam seu problema. Se você verificou sua velocidade de internet e ela está menor do que a velocidade pela qual você está pagando, aproveite para conseguir alguma vantagem ou desconto, já que eles lhe proveram velocidades erradas todo esse tempo.

2. Troque de provedor

Se o seu provedor não puder ajudá-lo (talvez eles não forneçam a velocidade que você quer, ou talvez você esteja cansado do péssimo atendimento ao cliente), é hora de encontrar um novo. Isso pode significar que você precisa mudar para um tipo diferente de provedor, como cabo, DSL, satélite ou fibra, por isso você deve fazer um pouco de pesquisa antes de tomar sua decisão. Certifique-se que eles fornecem o tipo de velocidade que você precisa ou deseja.

1. Seja produtivo

Se você tiver sorte, conseguirá internet rápida novamente. Se não, você pode pelo menos aproveitar o lado positivo da conexão lenta: se você não precisa carregar coisas muito pesadas, a internet lenta pode até torná-lo mais produtivo. Afinal, se o Facebook leva um minuto para carregar, é muito menos provável que você fique acessando a rede social a todo momento para uma “breve pausa” que se transforma em uma hora perdida enquanto você deveria estar trabalhando em um artigo, por exemplo.[LifeHacker]

Um comentário: