O município de Itabaiana, distante 51 Km de Aracaju, foi
consagrado com o título de "Capital Nacional do Caminhão". O Projeto
de Lei do Senado 10/13, de autoria do senador Eduardo Amorim, foi apreciado
pela Comissão de Educação com relatoria pela aprovação do senador Antônio
Carlos Valadares (PSB-SE). A proposta visa valorizar simultaneamente, o
caminhoneiro, o caminhão e a cidade de Itabaiana.
Na justificativa o senador argumentou sobre a posição
estratégica, no que diz respeito ao transporte de cargas para a Região do
Nordeste. Segundo Amorim, Itabaiana já se consagrou popularmente como a capital
nacional do caminhão, e possui o maior percentual desse transporte por pessoa
do país. "São cinco mil emplacados, além de mais de quatro mil caminhões
que foram registrados em
outros Estados , totalizando aproximadamente 10 mil caminhões,
na cidade que conta com cem mil habitantes", informou Amorim.
A produção agrícola de Itabaiana é um dos principais fatores
que influenciam a forte concentração desse meio de transporte no Município, por
ser um grande produtor de cereais, frutas e verduras, graças aos perímetros
irrigados, tornou-se um importante exportador regional. "Temos uma das mais
tradicionais feiras livres do Nordeste, que remonta ao ano de 1888, foi
crescendo exponencialmente por mais de um século e hoje é considerada o celeiro
de Sergipe", disse o senador itabaianense.
Renda
Uma das principais rendas do itabaianense vem dos fretes dos
caminhões, uma atividade celebrada anualmente com uma grandiosa festa.
"Recebemos todos os anos caminhoneiros de todo o Brasil, denominada Festa
do Caminhoneiro, ocasião em que as artes e o entretenimento se somam às
riquezas trazidas pelos caminhões, contribuindo, assim, para o progresso
sócio-econômico da cidade", disse Eduardo Amorim.
"Pretendemos com a proposta legalizar o que de fato já
se encontra consolidado. Itabaiana merece e faz jus a este título, e, com ele
reafirmamos o propósito de, simultaneamente, celebrar a profissão do
caminhoneiro e da necessidade de existir políticas públicas que favoreçam esse
tão importante meio de transporte, que é o caminhão, para nosso país",
afirmou Amorim.
Relatoria
Para Valadares, relator do projeto, o transporte rodoviário de cargas é responsável por mais de 60% do volume de mercadorias movimentadas no Brasil, com o seu custo representando cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB). "O Município de Itabaiana se destaca em posição estratégica no que diz respeito ao transporte de cargas para a região Nordeste. Como bem lembra o senador Eduardo, autor da matéria, Itabaiana já é popularmente consagrada, e possui o maior percentual nacional de veículos desse tipo, por pessoa", relatou Valadares. O relator completou, ainda que, é uma forma de homenagear o caminhoneiro e de reconhecer a importância estratégica do transporte de cargas para a economia de país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário