quarta-feira, 11 de setembro de 2019

7 alimentos que são saudáveis e você não sabia!


Nutróloga mostra opções de alimentos que você torcia o nariz, mas fazem parte, sim, de uma dieta equilibrada

Quando você come um X-burger já fica com peso na consciência por conta da balança? Pois saiba que o hambúrguer com queijo pode ser um aliado à dieta, sim. A nutróloga Paula Vasconcelos desmistifica alguns alimentos saudáveis, mas que achamos que fazem mal à saúde.

Mas atenção: todos os alimentos abaixo devem ser consumidos com moderação.

1. Hambúrguer
O hambúrguer pode ser um ótimo alimento se estiver dentro de uma dieta saudável. Apenas vai depender dos acompanhamentos e do tipo da carne.
Por isso, "prefira carnes mais magras, como a carne do tipo patinho. Além disso, procure assar o hambúrguer em vez de fritá-lo. Opte também por molhos com menor teor de gordura e procure evitar o pão", aconselha a nutróloga.
Uma excelente opção para refeições é a carne de hambúrguer acompanhada de uma salada. Se quiser acrescentar um queijo ao hambúrguer, é só seguir a dica abaixo.

2. Queijo
Dizem que o queijo é rico em gordura, o que pode fazer mal à saúde. Mas existem opções saudáveis e que contribuem com a dieta por serem fontes ricas em cálcio e proteínas.
Então prefira queijos com menos gordura, como queijo minas e cottage, ou curados, como o parmesão. Quanto mais amarelo for o queijo, mais calorias ele terá (como o cheddar, por exemplo, que é rico em gorduras ruins).

3. Ketchup
O ketchup é considerado um alimento com muito sal e açúcar. Entretanto, há algumas versões mais saudáveis no mercado. E, ainda, se fizer um ketchup caseiro, poderá controlar a quantidade de açúcar da receita.
Vale lembrar que a base do ketchup é o tomate, que é rico em licopeno. O licopeno é um antioxidante poderoso contra o câncer, especialmente o câncer de próstata.

4. Pipoca
Quem não curte uma pipoca durante um filme, não é mesmo? Porém, nada de comprar aquelas prontas em supermercado ou de cinema. A opção mais saudável é fazer pipoca em casa: simples e prático.
A pipoca pode ser uma aliada à dieta devido às fibras e vitaminas do complexo B. Porém, uma xícara de pipoca já é uma boa porção.
O milho de pipoca pode ser esquentado no azeite ou óleo de coco. Ou, ainda e mais fácil, ser estourado em um saco de pão no microondas.

5. Manteiga
Se você está na dúvida entre manteiga e margarina para cozinhar ou temperar seus pratos, prefira sempre a segunda opção.
Isso porque a margarina contém muita gordura trans, aumentando o colesterol ruim e diminuindo o colesterol bom.
Porém, todo excesso pode fazer mal e com a manteiga não é diferente. Por isso, não exagere na quantidade do alimento.

6. Trigo
Quando pensamos em trigo, é comum associarmos à farinha de trigo - o que, por sua vez, remete a bolos, doces e tortas. Opções que não soam como saudáveis, certo? Porém, há formas de consumir que estão liberadas na dieta.
O trigo em si é um cereal com uma ótima quantidade de proteínas e carboidratos, sendo bom para a saúde.
Já na versão em farinha, prefira as farinhas de trigo integrais. Afinal, elas elevam menos a quantidade de insulina (ou seja, não aumentam tanto a quantidade de açúcar no sangue).

7. Manteiga de amendoim
A manteiga de amendoim costuma ser associada à ideia de doce rico em gorduras. Contudo, o alimento é uma fonte de gorduras boas e que dá bastante saciedade.
Ela também aumenta o colesterol bom e pode ser usado em diversas receitas, diversificando a dieta. Por isso a manteiga de amendoim é tão querida entre os famosos.

Banana e abacate: aliados ou inimigos da dieta?
A banana geralmente é combinada com sorvetes, tortas, doces e bolos. Além disso, possui um valor considerável de calorias e carboidratos.
Só que há formas mais saudáveis de consumir esta fruta, como in natura, com manteiga de amendoim ou com iogurte natural.
É uma das frutas mais benéficas ao organismo se consumida sem excesso, pois tem muitas fibras.
Outro alimento bastante presente em muitas dietas é o abacate. De fato ele é uma boa opção, pois é uma fruta rica em gordura boa e causa saciedade.
Apesar de ser um alimento visto como calórico devido a suas gorduras, ele não interfere no ganho de peso e, como falado, é rico em gorduras boas ao organismo.
Além disso, é fonte de ômega-3. Ou seja, o abacate tem ação anti-inflamatória, diminui risco de doenças cardíacas e AVC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário