segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Os alimentos que melhoram o humor


Quais são as substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar?

 

A ciência em sua desenfreada busca por respostas já conseguiu relacionar os alimentos ingeridos com os efeitos sobre o humor. Cada substância presente na alimentação é responsável por aguçar ou reduzir a produção de importantes neurotransmissores, responsáveis pelo humor e sono regular.

 

A ingestão de muitas proteínas desperta o estado de alerta, isso por que em contato com o organismo, as proteínas se transformam em aminoácidos e uma dessas substâncias chamada tirosina favorece a produção de dopamina e adrenalina, neurotransmissores responsáveis pelo estado de atenção do indivíduo.  Entre os alimentos ricos em proteínas estão: ovos, peixes, carnes, queijos, leite etc.

 

Carboidratos ajudam a aliviar a tensão e estresse, aumentam a produção de insulina, o que faz com que aminoácidos como a tirosina entre outros responsáveis pelo estado de atenção sejam eliminados, menos o triptofano.

 

O triptofano é um importante aminoácido que precede a serotonina, um neurotransmissor capaz de produzir sensação de bem-estar e que ajuda a regular o sono. Alimentos ricos em carboidratos, principalmente os que fazem parte do grupo de carboidratos complexos encontrados em formulações integrais devem ser mais consumidos: cereais integrais; arroz integral; frutas; massas integrais etc.

 

Outras substâncias são extremamente importantes para estimular o bom humor como é o caso do ácido fólico, substância presente em verduras de folhas verde-escuras, em frutas e cereais integrais.

 

O mineral selênio, que pode ser encontrado em sementes oleaginosas; atum; cereais integrais; semente de girassol etc., também age sobre o sistema nervoso central e tem o poder de estimular a sensação de bem-estar.

 

Vitaminas do complexo B, presentes nos ovos; frutas; cereais integrais; lêvedo de cerveja etc., agem sobre o sistema nervoso e previnem a irritabilidade, ansiedade e até mesmo podem ser usadas no tratamento contra a depressão.

 

A presença de cálcio também é importante, e não é só o leite que pode proporcionar esse importante mineral, está presente no brócolis, em grãos, no repolho, no feijão preto, na couve, salsa, sardinha etc.

 

O mineral magnésio também auxilia na produção de serotonina e está presente nos cereais integrais, frutas secas, mel, em boa parte das hortaliças etc.

 

O chocolate é rico em triptofano, que estimula a produção de serotonina, o chocolate amargo, além de maior teor de cacau (o equivalente a 70%), é rico em antioxidantes.

 

A alface possui ação sedativa, o consumo frequente causa sensação calmante sobre o organismo.

 

As sementes oleaginosas também possuem teor de selênio e por isso previnem a irritabilidade e consequentemente melhoram o humor.

 

A aveia é um importante cereal integral, rico em triptofano e selênio, que além de estimular a sensação de bem-estar, produz energia ao organismo.

 

O humor está sim diretamente ligado com aquilo que se come, portanto é fundamental estabelecer equilíbrio na alimentação. Cada substância age com uma finalidade no corpo humano e não deixa de ser verdade o velho bordão: você é o que você come.

 

Fonte: https://www.saredrogarias.com.br/noticias/os-alimentos-que-melhoram

Nenhum comentário:

Postar um comentário