segunda-feira, 30 de novembro de 2020

6 Sinais silenciosos do Alzheimer


Quanto antes procurar um médico, melhores serão os cuidados para lidar com a doença e manter a qualidade de vida do paciente

 

Uma doença neurodegenerativa, parte do grupo das demências, a qual ainda não se conhece a verdadeira causa. Essa é a doença de Alzheimer, que atinge principalmente pessoas com mais de 60 anos, afetando lentamente suas capacidades de memória, atenção, linguagem, concentração, pensamento e suas capacidades funcionais.

 

Pelo fato de ainda não se conhecer a verdadeira causa, essa doença também não tem cura. Por isso é muito importante estar atento aos sinais silenciosos que ela demonstra, a fim de buscar ajuda médica precocemente e iniciar os tratamentos para retardar sua evolução ao máximo.

 

Sinais silenciosos do Alzheimer

A doença começa de forma bem discreta, afetando as primeiras células no cérebro da pessoa. Conforme ela vai ocupando mais partes do cérebro, compromete diferentes capacidades do indivíduo, trazendo mais sintomas. Veja agora de que forma o corpo demonstra que algo pode estar errado no cérebro:

 

1. Perda moderada da memória

A pessoa começa a se esquecer de fatos recentes e passa a ter dificuldade em se concentrar e manter conversas longas.

 

2. Leve desorientação

Quando está em ambientes desconhecidos, a pessoa pode ficar confusa e perdida, tendo uma leve desorientação de tempo e espaço.

 

3. Leve dificuldade de comunicação

A fala ainda permanece inalterada, mas a pessoa passa a ter dificuldade em se comunicar porque esquece nomes de lugares, coisas e pessoas conhecidas.

 

4. Alterações de humor

Irritabilidade, tristeza e ansiedade passam a ser frequentes, tanto pela confusão mental que está acontecendo quanto pelo mal estar que os demais sintomas fazem a pessoa sentir.

 

5. Redução do ritmo

O ritmo começa a reduzir, com menos produtividade no trabalho e menos atenção à vida social.

 

6. Sonolência excessiva

Esse sintoma é associado ao aumento do acúmulo de amiloides, proteínas que, no Alzheimer, estrangulam as células nervosas no cérebro.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/sinais-silenciosos-alzheimer/ - por Priscilla Riscarolli - Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário