sábado, 7 de novembro de 2020

Como tratar sintomas leves de COVID-19 em casa


Saiba como monitorar quadros leves da doença fora do hospital e quando é recomendado voltar ao médico

 

Apesar do novo coronavírus ter o potencial de causar quadros graves que necessitam de internação, a maioria das pessoas infectadas apresentam sintomas mais leves. Nesses casos, em que o indivíduo não precisa permanecer no hospital, alguns cuidados podem auxiliar no monitoramento da COVID-19 em casa.

 

Essas recomendações precisam ser seguidas a partir da orientação de um médico, especialmente se a pessoa tiver procurado um serviço de saúde, como evidencia a infectologista Dania Abdel Rahman, do Hospital Albert Sabin.

 

Neste sentido, vale saber que, meses após o início da pandemia, as diretrizes do Ministério da Saúde foram alteradas e passaram a recomendar que qualquer pessoa com suspeita de infecção por coronavírus busque auxílio imediato.

 

Para que o indivíduo seja mandado para casa após o atendimento, ele não deve apresentar nenhum sintoma que ameace sua vida naquele momento. Assim, de maneira resumida, é necessário que o paciente não tenha falta de ar, apresente febre baixa ou tenha apenas perda de olfato e paladar.

 

Quadros leves de COVID-19: o que fazer

É essencial que o paciente observe o quadro e fique alerta para o surgimento de sintomas como cansaço e falta de ar. Se esses sinais surgirem, é necessário estar atento também para possíveis pioras, principalmente depois de esforços físicos, como tomar banho, ir ao banheiro e ao se levantar. Nesses casos, é indicado que ele retorne ao médico.

 

Além da observação, a hidratação é fundamental para qualquer pessoa, com ou sem infecção. No entanto, especialmente durante um quadro ativo como o de COVID-19, é indicado que os pacientes bebam bastante água, uma vez que isso evita sintomas como tontura e dor de cabeça.

 

Com relação a atividades físicas, as recomendações precisam ser individualizadas. Pessoas aptas a se exercitarem costumam ser assintomáticas ou com sintomas tão leves a ponto de não ficarem incomodadas com o esforço. "Um paciente com dispneia não pode realizar exercícios físicos. Quem tem muita prostração e cansaço muscular precisa fazer repouso", acrescenta Dania.

 

Como acompanhar os sintomas em casa

O monitoramento dos sintomas pode ser efetuado pelo próprio paciente, caso ele esteja em bom estado geral. Porém, a piora nos quadros de dispneia e cansaço indica a necessidade de auxílio profissional.

Observar a temperatura corporal com um termômetro também é importante para a acompanhamento do quadro. Além disso, a pessoa pode acompanhar a saturação de oxigênio nas células a partir de um aparelho conhecido como oxímetro. Ele pode ser usado em casa desde que sejam seguidas algumas recomendações, como:

Não colocar o aparelho em unha com esmalte, pois isso diminui a sensibilidade

Deixar o aparelho de 2 a 3 minutos no dedo

Buscar o pronto socorro em caso de saturação abaixo de 94%

O uso de antitérmicos e analgésicos para aliviar dor e febre só deve ser feito pelo paciente conforme a orientação de um especialista - lembrando que NUNCA é recomendada a automedicação em qualquer quadro de saúde.

 

Recomendações para familiares

O que os especialistas indicam para quem vive junto a uma pessoa infectada continua igual: o paciente doente deve permanecer em um cômodo separado. Com relação à alimentação, é aconselhável que alguém leve a comida em uma bandeja, se afaste e só então o infectado abra a porta para pegar a refeição.

 

Os utensílios do paciente devem ser lavados normalmente com água e sabão e, preferencialmente, não podem ser utilizados por outros integrantes da casa. Se possível, é indicada também a utilização de um banheiro exclusivamente para o doente - caso haja mais de um banheiro na casa.

 

O lixo deve ser descartado do cômodo pela própria pessoa doente, embalando e deixando o saco no lado de fora, para que outra pessoa possa levá-lo. Entretanto, é importante ressaltar que pessoas não contaminadas devem manusear o mínimo possível esse tipo de material, seguindo alguns cuidados, como o uso de luvas descartáveis.

 

Por último, a utilização de máscara durante qualquer interação necessária com infectado é extremamente relevante, assim como não dormir no mesmo cômodo e deixar janelas abertas para manter o ambiente bem arejado.

 

O tempo de isolamento indicado para os casos de COVID-19 tratados em ambiente domiciliar é de 14 dias. Depois desse período, se febre e sintomas respiratórios desaparecerem, é possível retornar à rotina normal. As pessoas que tiverem contato com doentes devem estar atentas ao surgimento de eventuais sintomas e, da mesma maneira, buscar atendimento médico.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/36950-como-tratar-sintomas-leves-de-covid-19-em-casa - Escrito por Clovis Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário