domingo, 22 de novembro de 2020

9 Doenças que dão sinais pela boca


Os sintomas variam em cada paciente, e não são apenas na boca, mas essa parte do corpo também é afetada

 

É importante saber quais são os sintomas de diferentes doenças para ter ideia de quando é necessário ir ao médico. Você sabia que várias doenças se manifestam através de lesões na boca? Veja quais são essas doenças para ficar alerta, caso perceba sintomas assim no seu corpo ou de alguém da sua família.

 

1. Sarampo

O sarampo é uma doença viral conhecida pelo sintoma das manchas vermelhas pelo corpo. Essas manchas podem surgir inclusive dentro da boca, que nesse caso são lesões esbranquiçadas, tipo aftas.

Além das manchas, o sarampo causa sintomas parecidos com uma gripe, febre, dores pelo corpo, conjuntivite, infecção no ouvido, diarreia, pneumonia e até lesão cerebral, caso não seja feito um tratamento adequado logo no início.

 

2. Síndrome de Sjögren

Essa é uma doença reumática e autoimune, mas sua causa ainda é desconhecida. Os sintomas que ela causa na boca são a sensação de boca seca com pouca salivação. Além disso, a doença também causa olhos secos, falta de lágrimas e paladar, mau hálito, dor ao comer ou engolir, cáries dentárias e cálculos (pedrinhas) nas glândulas salivares.

 

3. Candidíase

A candidíase é uma doença causada por fungos do tipo Candida, que podem afetar de bebês a idosos, e várias partes do corpo. É mais comum ouvir falar da candidíase vaginal, que é recorrente em muitas mulheres. Mas, também existe a candidíase peniana, de pele, de esôfago e oral.

No caso da candidíase oral, os sintomas são lesões esbranquiçadas na parte interna das bochechas e no céu da boca, ardência e sensação de ter um algodão na boca, além da redução do paladar.

 

4. Sífilis

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela perigosa bactéria Treponema Pallidum. A doença se manifesta através de diferentes sintomas, inclusive na boca, com lesões ulcerosas ou placas nas mucosas. Mas esse é apenas um entre vários sintomas que surgem em cada estágio da doença. Se não for tratada, pode levar a óbito, pois é grave.

 

5. AIDS

A AIDS também é uma IST, e um dos seus sintomas são as lesões brancas na língua e nas mucosas. Antigamente era comum desconfiar da doença quando o paciente ia ao dentista por causa de infecções orais.

 

6. Cirrose hepática

A cirrose é uma doença do fígado bastante perigosa, pois leva à destruição do órgão. Por isso, são vários os sintomas que ela causa, como náusea, vômito, perda de peso, dor abdominal, constipação, fadiga, fígado aumentado, olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura, perda de cabelo e inchaço do corpo. Na boca, pode alterar a coloração das mucosas para amareladas ou esverdeadas.

 

7. Bulimia

A bulimia é um transtorno alimentar em que a pessoa come e sente necessidade de vomitar logo depois por causa do medo de engordar e da culpa por ter comido. Porém, os vômitos constantes fazem com que o ácido estomacal entre em contato com os dentes, gerando a perimólise, que é destruição do esmalte e da dentina, que formam a estrutura dura dos dentes. Além disso, também pode causar feridas na mucosa da boca e inchaço das glândulas salivares.

 

8. Leucemia

A leucemia é o câncer no sangue, que pode causar sintomas como sangramento nas gengivas e no nariz, além de manchas roxas na pele, infecções por falta de glóbulos brancos, febre, anemia, fadiga, falta de ar e sudorese noturna.

 

9. Diabetes

O diabetes é uma doença perigosa principalmente por causa dos efeitos secundários. Como essa doença dificulta a cicatrização, uma simples ida ao dentista pode significar inflamações e infecções na boca por um longo período de tempo.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/doencas-sinais-pela-boca/ - por Priscilla Riscarolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário