sábado, 14 de novembro de 2020

7 Dicas para dormir bem no calor


Se o corpo estiver com a temperatura elevada, dificilmente você vai conseguir pegar no sono. Veja como resolver

 

No alto verão, quando mesmo à noite o calor fica acima dos 25 graus, o corpo não consegue baixar a temperatura e relaxar para dormir. É nessa época que muitas pessoas sofrem as consequências de noites mal dormidas, passando o dia com dor de cabeça, irritação e cansaço. Mas, se você não tem um ar-condicionado no quarto, como vai dormir bem no calor? Veja essas dicas.

 

1. Nem sempre o ar-condicionado é a melhor escolha

Mesmo no caso de você ter um ar-condicionado no quarto ou estiver pensando em comprar um para dormir melhor no calor, lembre-se de alguns detalhes.

 

O ar-condicionado pode ressecar as mucosas e a pele, pois resseca o ar, e assim você poderá acordar várias vezes à noite, tossindo e com sede, e com coceiras na pele.

 

Uma dica é programar o aparelho na função “Sleep” para ele desligar sozinho assim que atingir a temperatura adequada dentro do quarto fechado.

 

Veja mais dicas de como economizar energia usando ar-condicionado

 

2. Ventilador de piso

Ter um ventilador portátil, desses de piso, é uma boa ideia para garantir boas noites de sono no verão. Porém, você deve evitar deixar o vento diretamente sobre o seu corpo, pois existe o mesmo risco oferecido pelo ar-condicionado.

 

Por esse mesmo motivo você deve evitar colocar ventilador de teto, pois ele vai ficar jogando vento diretamente sobre o seu corpo a noite toda, e isso não é bom. Então, veja como evitar os males e aproveitar os benefícios de dormir com ventilador ligado.

 

3. Quarto fechado durante o dia

É bem importante manter o quarto ventilado nos dias de sol, especialmente se você mora em um lugar úmido. Porém, quando estiver fazendo muito calor, o ideal é manter o quarto com as janelas e cortinas fechadas, evitando que o calor entre.

 

Mesmo se a janela estiver fechada, mas a cortina aberta, os raios de sol vão aquecer o quarto. Se mantiver tudo fechado, vai estar mais fresco à noite, e sem pernilongos.

 

Se à noite estiver um pouco mais fresco e for seguro, pode abrir a janela e colocar um veneno para pernilongos na tomada.

 

4. Escolha do pijama ideal

A roupa que você dorme também pode prejudicar sua noite de sono, principalmente nos dias de calor. Escolha dormir com roupas bem leves e folgadas, que não fiquem apertando e incomodando. Escolha tecidos finos e evite as estampas emborrachadas, costuras grossas ou etiquetas que ficam pinicando.

 

5. Roupa de cama fina

Do mesmo modo que o seu pijama deve ser leve e fino, a sua roupa de cama precisa ser de algodão ou de um tecido mais geladinho, como o cetim. Para se cobrir, escolha um lençol fino, limpinho e de toque confortável na pele. O mesmo vale para as fronhas.

 

6. Banho frio

Assim como no inverno é bom tomar um banho quente antes de se deitar, no verão é bom tomar um banho frio para refrescar todo o corpo e ir direto para a cama. Assim, seu corpo já vai estar com a temperatura mais baixa para conseguir pegar no sono mais rapidamente.

 

7. Última refeição mais cedo

Enquanto o seu corpo está no processo de digestão do jantar, a temperatura corporal vai estar mais alta. Então, no verão, procure fazer a última refeição pelo menos 3 horas antes de ir dormir, pois assim será mais fácil baixar a temperatura e dormir com mais conforto, inclusive sem ficar acordando para ir ao banheiro.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/dormir-bem-no-calor/ - por Priscilla Riscarolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário