quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Covid-19 aumenta risco de distúrbios psíquicos?


Uma nova pesquisa sugere que as pessoas que sobreviveram ao Covid-19 correm maior risco de doenças psiquiátricas do que as pessoas que tiveram outras doenças.

 

Um grande estudo descobriu que 20% das pessoas infectadas com coronavírus são diagnosticadas com transtorno psiquiátrico em 90 dias.

 

Ansiedade, depressão e insônia foram mais comuns entre os pacientes recuperados de Covid-19 no estudo que desenvolveram problemas de saúde mental, e os pesquisadores também encontraram riscos significativamente maiores de demência.

 

“As pessoas temem que os sobreviventes do Covid-19 corram um risco maior de problemas de saúde mental, e nossas descobertas … mostram que isso é provável”, disse Paul Harrison, professor de psiquiatria da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

 

Médicos e cientistas de todo o mundo precisam investigar com urgência as causas e identificar novos tratamentos para doenças mentais após o Covid-19, disse o professor Harrison.

 

“Os serviços (de saúde) precisam estar prontos para o atendimento, principalmente porque nossos resultados podem ser subestimados (do número de pacientes psiquiátricos)”, acrescentou.

 

O estudo, publicado na revista The Lancet Psychiatry , analisou registros eletrônicos de saúde de 69 milhões de pessoas nos Estados Unidos, incluindo mais de 62.000 casos de Covid-19.

 

Nos três meses seguintes ao teste positivo para Covid-19, um em cada cinco sobreviventes foi registrado como tendo o primeiro diagnóstico de ansiedade, depressão ou insônia. Isso foi cerca de duas vezes mais provável do que para outros grupos de pacientes no mesmo período, disseram os pesquisadores.

 

O estudo também descobriu que pessoas com doenças mentais pré-existentes tinham 65% mais chances de serem diagnosticadas com Covid-19 do que aquelas sem.

 

Especialistas em saúde mental não diretamente envolvidos com o estudo disseram que suas descobertas aumentam as evidências de que o Covid-19 pode afetar o cérebro e a mente, aumentando o risco de uma série de doenças psiquiátricas.

 

“Isso provavelmente se deve a uma combinação de estressores psicológicos associados a esta pandemia em particular e aos efeitos físicos da doença”, disse Michael Bloomfield, psiquiatra consultor da University College London.

 

Simon Wessely, professor regius de psiquiatria do King’s College London, disse que a descoberta de que pessoas com distúrbios mentais também correm maior risco de contrair Covid-19 ecoou descobertas semelhantes em surtos de doenças infecciosas anteriores.

 

“Covid-19 afeta o sistema nervoso central e, portanto, pode aumentar diretamente os distúrbios subsequentes. Mas essa pesquisa confirma que não é tudo, e que esse risco é aumentado por problemas de saúde anteriores”, disse ele.

 

A psicóloga consultora do Bon Secour, Dra. Gillian Moore-Groarke, disse que o estudo de Oxford é muito interessante e ela está vendo casos paralelos na prática clínica com aumento de ligações relacionadas a ansiedade, insônia e depressão.

 

A Dra. Moore-Groarke disse que embora ainda não existam estudos irlandeses específicos, ela acredita que tendências semelhantes serão vistas aqui.

 

Falando no RTÉ’s Today com Claire Byrne, ela disse que embora os pacientes normalmente se sintam melhor fisicamente duas a três semanas após um teste de Covid-19 positivo, eles geralmente experimentam uma queda psicológica vários meses depois e isso se aplica a um amplo espectro de idades.

 

Ela acrescentou que um aspecto enorme do transtorno de ajustamento está sendo encontrado mesmo entre os pacientes que não sofreram de Covid-19, pois a vida das pessoas mudou significativamente em 2020.

 

Fonte:    DW Made for Minds

 

Fonte: https://www.revistasaberesaude.com/covid-19-aumenta-risco-de-disturbios-psiquicos/ - Por Revista Saber é Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário