terça-feira, 3 de novembro de 2020

8 maneiras naturais de evitar a queda dos cabelos e fazê-los crescer mais rápido


Em vez de buscar produtos químicos agressivos, você pode utilizar alternativas naturais para ajudar os seus cabelos!

 

A perda de cabelos é um problema que afeta muitas pessoas. Pode fazer com que muitos se sintam constrangidos com sua aparência e até prejudicar a autoestima e autoconfiança, especialmente em ambientes sociais.

 

De acordo com a American Academy of Dermatology, nos EUA, a causa mais comum de perda de cabelo é o caráter hereditário.

 

Na verdade, cerca de 80 milhões de homens e mulheres nos Estados Unidos têm algum tipo de queda de cabelo, também conhecida como calvície de padrão masculino e calvície de padrão feminino, ambas podem ser chamadas de alopécia androgenética. No Brasil, os números são igualmente preocupantes.

 

Existem vários outros fatores que também podem contribuir para a queda de cabelo, como o estresse físico ou emocional, doenças autoimunes, tabagismo, deficiências nutricionais, uso excessivo de produtos para modelar o cabelo – quando utilizados no couro cabeludo, prejudicando as raízes –, cuidados inadequados, dieta inadequada para emagrecimento, doenças da tireoide, anemia, gravidez, quimioterapia, medicamentos antidepressivos, etc.

 

Para se ter uma ideia, em média, existem cerca de 100 mil fios de cabelo em seu couro cabeludo e é normal perder de 50 a 100 fios por dia.

 

Mas, quando você começar a perder mais do que isso, é hora de tomar alguma providência para que não progrida para calvície. Em vez de buscar produtos químicos agressivos para tratar a queda de cabelo, você pode utilizar alternativas naturais para combater esse problema. Confira abaixo alguns deles:

 

1. Coma alimentos que estimulem o crescimento

A melhor maneira de prevenir a queda e melhorar a aparência do seu cabelo é ficar de olho no que você come. Alguns dos melhores alimentos são:

Ovos: são uma boa fonte de biotina e outras vitaminas B que ajudam a controlar a queda de cabelo.

Espinafre: Boa fonte de vitaminas B, C e E, potássio, cálcio, ferro, magnésio e ácidos graxos ômega-3, necessários para o crescimento saudável do cabelo.

Salmão e peixes gordurosos: Melhor fonte de ácidos graxos ômega 3, que estão associados à melhora da densidade do cabelo.

Abacates: São ricos em vitamina E, vitamina C e ácidos graxos essenciais, que também são benéficos para o cabelo.

Carne: o corpo precisa de proteínas para produzir cabelos de qualidade e fortes. A carne bovina contém uma boa quantidade de proteínas junto com vitaminas B, ferro e zinco. As proteínas são quebradas no seu intestino e viram aminoácidos, que entrarão na formação dos novos fios e na produção de nova queratina.

 

2. Aplicar suco de cebola

O suco de cebola ajuda a tratar a queda de cabelo devido ao seu alto teor de enxofre, o que ajuda a melhorar a circulação sanguínea para os folículos capilares, regenerar e reduzir a inflamação.

As propriedades antibacterianas do suco de cebola também ajudam a matar microrganismos e tratar infecções do couro cabeludo que podem causar a queda de cabelo. Para usar, extraia o suco de uma cebola ralando-a e coando em seguida. Aplique o suco diretamente no couro cabeludo. Deixe agir por cerca de 30 minutos e depois lave.

 

3. Beber chá verde

Uma das maiores fontes de antioxidantes, o chá verde é conhecido como um suplemento usado no tratamento de diversos problemas de saúde e não somente um chá. Ele contém galato de epigalocatequina, que pode ser usado para o crescimento do cabelo. Para quem não gosta de tomar o chá, por ser um pouco amargo, existe a opção de cápsulas de chá verde, vendidos em farmácias de manipulação.

Durante um estudo, voluntários com calvície tomaram um novo suplemento que continha extrato de chá verde, vitamina D, gorduras ômega 3 e outros elementos. Os resultados mostraram que o crescimento impressionante do cabelo foi observado em 80% dos participantes.

 

4. Urtiga

Esta erva ajuda a prevenir a conversão dos hormônios testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), uma das principais causas da queda de cabelo em homens. Coloque um punhado de folhas de urtiga em uma jarra contendo 1 xícara de azeite. Mantenha o frasco fechado em local fresco por cerca de 3 semanas.

Após 3 semanas, você pode aplicar o óleo caseiro no couro cabeludo e massagear regularmente para ver o crescimento visível do cabelo. A urtiga também pode ser consumida na forma de comprimidos ou chá.

 

5. Suplemento de vitamina D3

A vitamina D3 desempenha um papel na criação de novos folículos capilares, de acordo com um estudo. Os folículos são os minúsculos poros dos quais crescem novos cabelos.

Novos folículos podem ajudar o cabelo a manter a espessura e evitar que o cabelo existente caia prematuramente. Por causa dessa ligação, obter quantidades adequadas de vitamina D3 pode ajudar no crescimento dos cabelos.

Um exame de sangue pode determinar se você está com baixos níveis de vitamina D3. Converse com seu médico, farmacêutico ou nutricionista sobre esta suplementação e a quantidade adequada diária que você precisa ingerir diariamente.

 

6. Adicionar óleo de semente de abóbora

O óleo de semente de abóbora age impedindo a conversão dos hormônios testosterona em di-hidrotestosterona (DHT). O DHT se acumula nos folículos e provoca a queda dos fios em homens. Adicionar este produto à sua dieta, combinando com outros alimentos, pode ser muito benéfico para seu cabelo.

 

7. Shampoo de alcaçuz

Ele atua para aliviar um couro cabeludo seco, irritado ou com crostas. Mas, o mais importante, a raiz de alcaçuz abre os poros e fortalece os folículos capilares enfraquecidos, o que costuma ser uma das causas da queda de cabelo.

Para começar a ver os resultados, aplique semanalmente ou consuma por via oral na forma de chá de alcaçuz. Você pode encontrar este shampoo em lojas de produtos naturais ou mandar manipular em uma farmácia. Um farmacêutico pode orientar você sobre as quantidades e dosagens necessárias para atingir o efeito antiqueda.

 

8. Gengibre é uma opção

De acordo com um estudo, o gengibre contém compostos bioativos que podem melhorar o crescimento do cabelo, além de ter efeitos antifúngicos, antioxidantes e antimicrobianos no couro cabeludo.

Você pode usar o suco ou o óleo, colocando-os em um creme do tipo “máscara” e passar no couro cabeludo. Cubra sua cabeça com uma toalha por 30 minutos e depois enxágue.

 

Fonte: https://www.jornalciencia.com/8-maneiras-naturais-de-evitar-a-queda-dos-cabelos-e-faze-los-crescer-mais-rapido/ - Redação Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário