sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Deficiência de ômega-3: 6 sintomas para ficar atento


Conheça alguns sinais que seu corpo dá e como melhorar o cardápio para resolver

 

Apesar de ser essencial para o funcionamento do corpo, o ômega-3 não é produzido por ele. Ou seja, você precisa ingerir alimentos específicos – entre eles os peixes – para poder ter a quantidade adequada. Porém, muitas pessoas não levam isso em conta na hora de montar o prato, ficando com deficiência desse importante ácido graxo. Saiba se isso está acontecendo com você com alguns sintomas mais comuns.

 

1. Olhos ressecados

Poluição, umidade do ar, desidratação e até menopausa podem causar o ressecamento dos olhos. Mas sabia que também a falta de ômega-3 leva a esse sintoma? Além disso, o ácido graxo ajuda a manter uma boa visão, em geral.

 

2. Pele descamando

Se sua pele é muito seca, independente da quantidade de hidratante que use, esse pode ser um dos sintomas. A tendência à descamação, calcanhares rachados, calos e caspa também estão relacionadas a esse desequilíbrio.

 

3. Imunidade baixa

Outro sintoma comum da falta de ômega-3 é a queda na imunidade. Consequentemente, você passa a pegar mais resfriados, além de desenvolver mais infecções em geral. Problemas de pele como a dermatite atópica podem também se manifestar.

 

4. Dificuldade se concentrar

O ômega-3 é fundamental para o funcionamento do cérebro, consequentemente, sua falta pode causar problemas. Entre eles, estão a dificuldade para se concentrar, seja em uma atividade do trabalho ou até mesmo em uma conversa.

 

5. Fadiga

É normal se sentir cansado no final do dia ou até ao longo dele, a depender de suas atividades. Mas se está constantemente com uma fadiga que parece não ter fim, pode ser por falta do ácido graxo.

 

6. Cabelo sem vida

Ter fios brilhantes e saudáveis é o desejo da maior parte das pessoas. Porém, isso é muito difícil de alcançar se você tem deficiência desse nutriente. Ele ajuda a dar não somente o brilho, mas também a estruturar e encorpar os fios.

 

Onde encontrar ômega-3

Você vai encontrar o ômega-3 em boa quantidade nos determinados alimentos:

 

Peixes de águas profundas/gordos: salmão, sardinha, atum, bacalhau, cavalinha e afins;

Sementes: linhaça, chia, cânhamo, abóbora e sésamo;

Oleaginosas: nozes, amêndoas, castanhas e afins;

Alimentos enriquecidos: ovos e outros produtos podem ser enriquecidos com ômega-3, basta olhar na embalagem se tem essa informação.

Agora que você já sabe onde encontrar, ajuste sua alimentação – sempre com base nas suas necessidades específicas – e bom apetite!

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/deficiencia-de-omega-3/ - por Angela Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário