segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A vacina contra gripe pode protegê-lo de COVID grave


O coronavírus e a gripe são dois vírus totalmente diferentes. Mas um novo estudo sugere que aqueles que tomam a vacina contra a gripe enfrentam um risco consideravelmente menor de serem hospitalizados se e quando contraírem COVID-19.

 

E a vacina contra a gripe também parece reduzir significativamente o risco de um paciente com COVID-19 acabar em uma unidade de terapia intensiva (UTI), dizem os pesquisadores.

 

Os resultados são baseados em uma análise de registros eletrônicos de saúde de 2.000 pacientes com COVID-19. Todos tinham testado positivo para o vírus em algum momento entre março e agosto passado. E pouco mais de 10% dos pacientes já haviam sido vacinados contra a gripe.

 

“A gripe e o COVID-19 são, de fato, diferentes processos de doença causados ​​por diferentes vírus”, enfatizou o autor do estudo, Dr. Ming-Jim Yang. “Embora alguns dos sintomas possam se sobrepor entre as duas doenças, eles podem ter consequências diferentes a curto e longo prazo.”

 

Também é verdade que “a COVID-19 ainda tem uma taxa de mortalidade muito maior do que a gripe”, observou Yang. E os problemas pulmonares, cardíacos e cerebrais de longo prazo vistos entre os pacientes sobreviventes do COVID-19 “não parecem acontecer com a gripe”, acrescentou.

 

No entanto, “nossa equipe analisou pacientes com teste positivo para COVID-19 e viu que os pacientes que receberam a vacina contra influenza no último ano eram menos propensos a serem hospitalizados e admitidos na UTI”, disse Yang.

 

Quanto menos?

“Os pacientes COVID que não receberam a vacina contra a gripe no último ano tinham 2,4 vezes mais chance de serem hospitalizados e 3,3 vezes maior de serem transferidos para a UTI”, disse Yang, residente do terceiro ano em medicina familiar no departamento de saúde comunitária e medicina familiar na Universidade da Flórida em Gainesville.

 

Sobre como uma vacina para um vírus totalmente diferente pode oferecer tal proteção, Yang disse que o júri ainda não decidiu. Além disso, o estudo não provou que uma vacina contra a gripe realmente causou a queda do risco de COVID-19 grave, apenas que houve uma associação.

 

“Infelizmente, não sabemos por que a vacina contra a gripe teria esse efeito colateral benéfico”, disse ele. “Nosso estudo não olhou para isso especificamente. [Mas] se olharmos para os estudos científicos disponíveis, podemos adivinhar que a vacina contra a gripe pode aumentar a atividade das células assassinas naturais, um tipo de célula imunológica que tem mostrado ter como alvo o câncer e as células infectado por vírus. ”

 

A vacina contra a gripe também pode estimular o sistema imunológico de um paciente a intensificar e combater o COVID-19 mais rápida e rigorosamente do que antes, acrescentou Yang.

 

Esse ponto foi repetido pelo Dr. Michael Niederman, chefe de divisão associado e diretor clínico de cuidados pulmonares e intensivos do NewYork-Presbyterian / Weill Cornell Medical Center, na cidade de Nova York.

 

“As vacinas contra a gripe podem estimular a imunidade antiviral específica [para a gripe]”, observou ele, “bem como a ‘imunidade inata’ não específica. É este último efeito que pode acabar conferindo proteção adicional contra os resultados mais graves entre os pacientes com COVID “, disse Niederman.

 

“Uma coisa que sabemos é que as vacinas contra a gripe são eficazes na prevenção da gripe”, disse Chi. “E quando uma pessoa está infectada com a gripe, seu sistema imunológico fica enfraquecido. Nessas condições, a pessoa fica mais vulnerável à infecção com COVID-19 e, se infectada, [os resultados] tendem a ser mais graves”.

 

Chi também observou que, “em média, aqueles que tomam vacinas contra a gripe tendem a ser mais cautelosos e se preocupam com sua própria saúde. Essas são as mesmas pessoas que têm maior probabilidade de [adotar] um nível mais alto de práticas de segurança e higiene durante a pandemia “, o que poderia significar que sua futura exposição ao COVID-19 seria a uma” densidade de vírus mais baixa “.

 

Niederman concordou amplamente, sugerindo que aqueles que são vacinados contra a gripe já estão provavelmente em menor risco de adquirir COVID-19.

 

Pessoas que tomam a vacina contra a gripe “também são as mesmas pessoas que provavelmente seguem outros conselhos de cuidados preventivos , como usar máscaras e distanciamento social . É o último que previne o COVID, não a própria vacina contra a gripe”, disse Niederman.

 

Seja qual for a explicação, a última descoberta parece oferecer mais um incentivo para tomar a vacina contra a gripe.

 

Yang disse: “O fato é que o benefício parece existir. Mais estudos serão necessários para verificar qual é o mecanismo por trás do benefício.”

 

Ele e seus colegas relataram suas descobertas online em 29 de outubro no Journal of the American Board of Family Medicine

 

Fonte: WebMD0

 

Fonte: https://www.revistasaberesaude.com/a-vacina-contra-gripe-pode-protege-lo-de-covid-grave/ - Créditos da imagem de capa: @jcomp

Nenhum comentário:

Postar um comentário