quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Falta de apetite, perda de pelo e mais: sete reflexos do verão na vida dos pets que podem ser confundidos com doenças


Emagrecimento e coceiras também estão entre as possíveis consequências da estação para os mascotes, diz veterinária

 

No verão, há alguns sinais bastantes comuns no comportamento dos pets que podem ser confundidos com doença, mas que na verdade são reflexos esperados da estação do calor sobre o organismo do mascote. Veja a seguir alguns deles e curta a temporada ao lado do seu pet com tranquilidade:

 

Emagrecimento

Muitos tutores começam a perceber que seu cão ou gato está "mais fino" nessa época do ano. Isso acontece por duas razões: ou seu pet está perdendo pelo, e isso traz um aspecto mais magro, ou ele está, de fato, praticando mais exercícios.

 

Perda de pelo

Isso é quase um capítulo à parte. Nos meses que antecedem o verão tem pet que perde tanto pelo que basta abrir a porta de casa para respirar aqueles tufos que ficam pairando pelo ambiente. É uma situação bem incômoda e dura muitas semanas, mas é seu pet perdendo a cobertura pilosa mais robusta que ganhou nos meses mais frios.

 

Falta de apetite

O frio faz com que animais comam mais com a finalidade de ganhar gordura e também para manter a temperatura do corpo. Alguns pets podem ter reduzido voluntariamente o consumo de alimentos, deixando até sobras no prato,  e isso pode ser confundido com falta de apetite.

 

Cio

Não raro esses três sinais — emagrecimento, falta de apetite e queda de pelo — também representam um período fisiológico distinto que é o reprodutivo. Machos e fêmeas de cães e gatos podem estar entrando em seus períodos de procriação, para quem não é castrado, e isso faz com que muita coisa mude no comportamento e na fisiologia do mascote. Não raro o pet dá a impressão de estar passando fome.

 

Choro

Outro sinal de cio que traz preocupação aos tutores é uivos e choros. Preste atenção se o mascote da vizinha já não está em seu período reprodutivo. Os hormônios são poderosos e podem ser sentidos a dezenas de metros de distância. Alguns pets começam a se sentir "estranhos" com as transformações causados pelos hormônios e uivam. Por outro lado, verifique se a rotina da casa já não está sendo alterada com viagens mais frequentes ao litoral. Isso pode deixar seu pet ressentido.

 

Excesso de agito

Alguns pets já estão sugestionados e pressentem a movimentação da casa que precede as festas de final de ano. Não raro (acredite!) o pet já sabe que as malas estão para ser feitas nos próximos dias, e isso pode antecipar a ansiedade de separação em alguns deles. Vale tanto para quem fica na cidade enquanto os donos viajam quanto para aqueles que viajam junto com seus tutores. Isso porque tem mascote que ama as férias de verão. Há quem já tenha relacionado viagem dos tutores com liberdade, grama, sol e mar, mesmas características que podem causar verdadeira aversão em outros pets. Mas tanto um caso quanto o outro pode estar gerando ansiedade desde já.

 

Coceiras

Um pouco de coceira nessa época do ano pode ser normal. É pelo caindo, é pelo nascendo, é cio chegando. Mas tem de durar pouco e ser isento de escamas, feridas e mau cheiro. Se durar por muitos dias ou causar incômodo no seu pet a situação deve ser investigada.

 

Algum desses sinais estão presentes no seu dia a dia?

Preste atenção que pode ser reflexo dos dias mais quentes sobre o corpo do seu mascote. Contudo, isso não invalida prováveis patologias que podem estar em pleno desenvolvimento.

 

Lembrando que nesta época do ano também podem aparecer fungos, verminoses e alergias de pele. Logo, tudo aquilo que parece estar em excesso — pelos caindo, choro, emagrecimento, agitação e coceira — deve ser investigado para tranquilizar os tutores e por fim às suspeitas.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/mundo-pet/noticia/2021/12/falta-de-apetite-perda-de-pelo-e-mais-sete-reflexos-do-verao-na-vida-dos-pets-que-podem-ser-confundidos-com-doencas-ckxq82935002b0188vg2mn2gk.html - Daisy Vivian - Irina / stock.adobe.com


Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.

1 Coríntios 1:10


Nenhum comentário:

Postar um comentário