segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Nossos olhos poderão um dia revelar o tempo de vida e doenças futuras, diz estudo


Um exame rápido e indolor ao globo ocular humano pode um dia ajudar os médicos a identificar o envelhecimento precoce, tempo de vida e doenças cardiovasculares e neurológicas, afirma um novo estudo.

 

A idade tem, obviamente, um impacto no nosso corpo, mas só porque duas pessoas têm o mesmo número de anos, não significa que estejam envelhecendo fisicamente no mesmo ritmo.

 

Observar os olhos de uma pessoa pode ser uma forma bastante eficaz de medir a sua verdadeira idade biológica, e proporcionar um vislumbre da sua saúde futura. Um modelo eletrônico foi criado para prever os anos de vida de uma pessoa através da análise da retina — o tecido na parte de trás do olho.

 

O algoritmo é tão preciso que conseguiu prever a idade de quase 47.000 adultos e idosos no Reino Unido. O estudo sobre a nova tecnologia foi publicado na revista científica British Journal of Ophthalmology.

 

Pouco mais de uma década depois destas retinas terem sido digitalizadas, 1.871 indivíduos tinham morrido, e aqueles que tinham retinas com um aspeto mais envelhecido tinham maior probabilidade de estar neste grupo.

 

Por exemplo, se o algoritmo previa que a retina de uma pessoa fosse um ano mais velha do que a sua idade real, o risco de morte por qualquer causa nos 11 anos seguintes aumentou 2%. Ao mesmo tempo, o seu risco de morte por uma causa que não fosse doença cardiovascular ou câncer subiu 3%.

 

Os resultados forneceram provas de que a retina é altamente sensível aos danos do envelhecimento. Como este tecido possui tanto vasos sanguíneos como nervos, ele pode fornecer informações importantes sobre a saúde vascular e cerebral de um indivíduo.

 

Estudos anteriores sugeriram que as células na parte de trás do olho humano podem nos ajudar a prever o aparecimento de doenças cardiovasculares, doenças renais, e outros sinais de envelhecimento. Mas este é o primeiro estudo a apresentar a “diferença de idade da retina” como um forte indicador da mortalidade.

 

“A associação significativa entre a diferença de idade da retina e a mortalidade não cardiovascular/não-cancerígena, juntamente com a crescente evidência da ligação entre olho e cérebro, pode suportar a ideia de que a retina é a “janela” das doenças neurológicas”, escreveram os autores do estudo.

 

Como apenas 20 pessoas no estudo morreram devido a demência, os investigadores não foram capazes de ligar esta doença cerebral específica à saúde da retina.

 

Os autores realçam também que as mortes relacionadas com a doença cardiovascular diminuíram nos últimos anos, uma vez que a medicina continua a prevenir com medicamentos o que antigamente poderia ser fatal.

 

A saúde da retina pode ser um fator importante no que diz respeito à saúde cardiovascular. Estudos anteriores, por exemplo, mostraram que fotografias da retina podem ajudar a prever os fatores de risco de doença do coração e vascular.

 

“Este conjunto de trabalhos apoia a hipótese de que a retina desempenha um papel importante no processo de envelhecimento e é sensível aos danos do envelhecimento que aumentam o risco de mortalidade”, concluem os autores.

 

A retina pode ser facilmente digitalizada em menos de 5 minutos. Se pudermos aprender mais sobre como esta camada de tecido está ligada ao resto do corpo, os especialistas poderão ter uma nova ferramenta excelente de perspectiva de vida e prevenção de doenças em um futuro breve.

 

Science Alert Imagens: Reprodução / FreePik

 

Fonte: https://www.jornalciencia.com/nossos-olhos-poderao-um-dia-revelar-o-tempo-de-vida-e-doencas-futuras-diz-estudo/ - de Redação Jornal Ciência


Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!

Romanos 11:36


Nenhum comentário:

Postar um comentário