domingo, 21 de fevereiro de 2010
Benefícios da atividade física
Quais são os benefícios da atividade física?
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.
Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom").
Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.
Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos.
Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia.
Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais frequentes.
Fonte: boasaude.uol.com.br
COMO VENCER A POBREZA E A DESIGUALDADE
"Pátria Madrasta Vil"
Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. . Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.
Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.
O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.
Há quem diga que "dos filhos deste solo és mãe gentil", mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil.
A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.
E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!
A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.
Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?
Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.
Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?
Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos.
Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?
Clarice Zeitel Vianna Silva, estudante de direito da UFRJ - RJ
Fonte: Na Boca do Povo - Itnet
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Curiosidades esportivas
Aurélio Miguel foi o primeiro judoca brasileiro a conquistar uma medalha de ouro na categoria meio-pesado, nas Olimpíadas de Seul em 1988.
Emerson Fittipaldi foi o mais jovem campeão mundial de Fórmula 1, com 25 anos.
Mohamed Ali (Cassius Clay) tornou-se campeão mundial de boxe, na categoria peso pesado, com apenas 22 anos.
Maria Esther Bueno, tenista brasileira, foi campeã mundial de simples nos anos de 1959, 1960 e 1964, em Wimbledon.
O saque jornada nas estrelas, subia a uma altura de 15 metros. A bola descia a uma velocidade de 72 km/h.
Gustavo Kuerten, o Guga, foi o primeiro brasileiro a vencer o torneio profissional de tênis em Roland Garros, no ano de 1997.
A “Ola” das torcidas nos estádios de futebol começou no México durante a Copa de 1970. Em espanhol, “Ola” quer dizer onda.
Nas provas de natação das Olimpíadas, os melhores qualificados nas eliminatórias ficam nas raias 4 e 5. Estes são os locais de menor turbulência na piscina.
Roberto Dinamite é o maior artilheiro em campeonatos brasileiros, com 190 gols.
O campeonato mundial de Fórmula 1 foi inaugurado em 1950 e a primeira corrida realizou-se na Inglaterra.
Nos jogos olímpicos de 1896, somente 311 atletas masculinos de 13 países participaram de nove modalidades esportivas.
O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo de futebol e o maior ganhador, com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994, 2002).
O clássico mais antigo do futebol paulista foi realizado entre Corinthians e Santos no dia 212 de junho de 1913.
Maratona, a mais longa prova olímpica é disputada numa distância de 42,195 km.
O Maracanã é o maior estádio do mundo.
A partida Brasil 1 x 0 Paraguai, em 31 de agosto de 1969, foi assistida por 183.341 pagantes, no Maracanã.
O futsal nunca foi disputado em uma Olimpíada.
Os atletas que praticam handebol são chamados de handebolistas.
Em 1951, no Estádio Olímpico de Berlim, 75 mil pessoas assistiram ao jogo dos Globetrotters, foi o maior público do basquete mundial.
Por Professor José Costa
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
ORIENTAÇÃO PARA O ESTUDO
LOCAL DE ESTUDO
Sem atenção concentrada não se aprende, procure:
- um lugar isolado com boa iluminação;
- ter seu material escolar em ordem com os apontamentos em dia.
ATITUDES CORRETAS
A disposição física e psicológica é importante para aprender, por isso:
- estude sentado em uma cadeira e ereto;
- disponha o material de estudo em uma mesa;
- leia e releia o assunto de cada vez;
- concentre-se no que está fazendo.
DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO
O tempo é precioso, em vista disso:
- estabeleça seu horário diário e semanal de estudo;
- reserve um tempo maior para as matérias mais difíceis.
COMO APRENDER NA SALA DE AULA
- participe atentamente da aula;
- anote todos os apontamentos e tire as dúvidas com os professores.
- colabore com a disciplina da turma.
COMO ESTUDAR EM CASA
- rever os conteúdos do dia;
- realizar as tarefas indicadas;
- verificar qual o melhor sistema de estudo. Resumindo, sublinhando ou lendo em voz alta.
COMO SE PREPARAR PARA AS PROVAS
A melhor forma é:
- estudar todo o assunto parte por parte;
- em seguida escrever o que aprendeu ou falando para si mesmo;
- procure ficar tranqüilo e tenha confiança em si mesmo.
Autor desconhecido
Não custa nada......
Respeitar pessoas que acreditam em coisas diferentes.
Não prometer coisas que não pode cumprir.
Respeitar as diferenças de religião dos outros.
Evitar contar pequenas mentiras.
Respeitar as pessoas independentemente da classe social.
Pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa.
Resolver as coisas com a cabeça fria.
Confiar mais nos outros, mas com cautela.
Dizer sempre ”por favor” e “obrigado”.
Acreditar que podemos ser felizes com coisas simples.
Respeitar a opinião dos outros, mesmo que você seja contra ela.
Respeitar a diferença de cor de pele dos outros.
Ensinar alguma coisa a quem não sabe.
Limpar o que sujou e arrumar o que desarrumou.
Ajudar a quem é menor e mais fraco que você.
Devolver as coisas que você pediu emprestado.
Lembrar que a simpatia é mais forte que a truculência.
Evitar gozações com as dificuldades dos outros.
Ser mais humilde de vez em quando.
Evitar passar fofocas e boatos para frente.
Não tentar levar vantagem em tudo.
Conversar ao invés de discutir.
Não ficar nervoso com pequenas coisas.
Não descontar sua raiva em cima de outras pessoas.
Cumprimentar as pessoas sorrindo.
Respeitar o espaço dos outros.
Não julgar as pessoas pela aparência ou bagagem cultural.
Respeitar a privacidade das outras pessoas.
Acreditar que, o que você faz influi nos resto da comunidade.
Reclamar menos e fazer mais, seja pela cidade, seja por você.
Ser mais otimista e acreditar que dá para melhorar o mundo.
UM DESAFIO PARA NÓS BUSCARMOS UMA ATITUDE MELHOR!
Autor desconhecido
Antes de tudo o ser humano
Viva neste mundo como na casa do pai: creia no trigo, na terra, no mar, mas antes de tudo creia no ser humano.
Ame as nuvens, os carros, os livros, mas antes de tudo ame o ser humano.
Sinta a tristeza do ramo que seca, do astro que se apaga, do animal ferido que agoniza, mas antes de tudo sinta a tristeza e a dor do ser humano.
Que lhe dêem alegria todos os bens da terra: a sombra e a luz lhe dêem alegria, as quatro estações lhe dêem alegria, mas sobretudo, a mãos cheias, lhe dê alegria o ser humano!
Nazin Hikmet – última carta ao filho
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
A evolução/involução do ensino
Antigamente se ensinava e cobrava: tabuada, caligrafia, redação, datilografia.
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e Comerciais, e se cantava o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciarem as aulas.
Leia o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa R$. 0,80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava dar-lhe a mesma explicação que lhe dei e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução/involução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.
A seguinte pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
“Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta
melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos
melhores para o nosso planeta?"
Mensagem recebida por e-mail
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
NOVAS REGRAS PARA O VENCIMENTO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO
Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que só pode ser renovada a carteira durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma.
Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.
Esta lei não foi divulgada como a lei seca e mais de 3.000 pessoas, só na cidade de SP, no mês de outubro de 2008, perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.
Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH.
Só por alto, fora a multa, para tirar novamente a CNH, fica por volta de R$ 1.200,00 e leva mais ou menos de 2 a 3 meses, isso se você passar por tudo da 1ª vez.
As mudanças começaram a valer no dia 1º de janeiro de 2010. Serão incluídos novos conteúdos, além de uma nova carga horária.
O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2008) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista.
Entre as mudanças está à carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula e a do prático, de 15 para 20 horas aula. Serão incluídos novos conteúdos, como as conseqüências
da ingestão de bebidas alcoólicas e cuidados especiais com motociclistas.
As mudanças começam a valer no dia 1º de janeiro de 2010. Quem já tiver iniciado o processo antes disso ainda vai pegar as regras antigas.
ALÉM DISSO: Providenciar com urgência a retirada do plástico e trocar o extintor por um cheio.
Mais uma regulamentação - sem a devida divulgação!
Agora é norma do CONTRAN e dá uma multa de R$ 127,50 para quem for apanhado fora da lei: O extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem..
Tire a embalagem plástica e deixe o acesso ao extintor livre.
Não esqueça -- se um policial rodoviário, estadual ou federal parar seu carro e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico - ele vai te autuar - 5 pontos na carteira; e você só segue viagem após tirar o plástico, desde que o extintor esteja com a validade em dia ( e mais os tais R$ 127,50).
Caso a sua CNH só vença nos próximos anos, fixe um aviso no final da agenda e vá passando para a próxima ao trocá-la.
Fonte: Internet
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Direito à vida
A vida é
sagrada, é um dom dado por Deus, que nos criou a sua Imagem. Por isso, ninguém
tem o direito de dispor da vida dos outros, somente Ele pode tirá-la.
Nos dias de hoje, as pessoas estão banalizando a vida humana como se ela não tivesse nenhum valor, como se a outra pessoa não tivesse o direito de vivê-la plenamente. Esta banalização está acontecendo através dos abortos, da violência, das guerras, da fome e da miséria.
A mulher que engravida não tem o direito de cometer um aborto porque com a fecundação se dá o início da vida. Ela perguntou a este feto se ele não queria nascer? Ele não tem culpa de uma gravidez não planejada, por isso, deve-se dar o direito à vida. Quem é a favor do aborto defende a morte de um inocente, quem é contra é a favor da vida. A mãe que tem seu filho recém-nascido não tem o direito de jogá-lo no lixo ou no rio para que morra ou de deixá-lo em frente à porta de uma casa para ser encontrado e criado por outra pessoa. Por que esta mãe não pensou antes de engravidar? Prefere não assumir a responsabilidade de seus atos e tenta destruir uma vida indefesa.
As pessoas estão matando umas as outras como se fosse a coisa mais natural, sem respeitar o direito à vida do outro. Determinado dia, numa cidade, um adolescente estava voltando do trabalho para sua casa, quando uma pessoa colidiu na sua bicicleta com uma moto, quando começaram a discutir de quem foi a culpa, o que estava na moto puxou uma arma e atirou, matando o adolescente. Esta estória ou uma parecida ocorre todos os dias em qualquer lugar do país, virou rotina, a violência está generalizada, a vida não tem valor de nada.
Os países ricos gastam bilhões de dólares em armamentos para tirar vidas humanas nas guerras ou na desculpa da autodefesa e da soberania, enquanto isto, milhões de pessoas morrem por causa da fome e da miséria, sem ter as condições mínimas de sobrevivência, principalmente nos países africanos, asiáticos e até no nordeste brasileiro. Em vez de gastar tanto dinheiro com armas, eles deveriam usar seus dólares em ajudas humanitárias, para diminuir a fome e a miséria dos países pobres e salvar milhares de vidas.
Desde a criação do mundo, os povos vivem em guerras pelo poder, do mais forte contra o fraco, por questões religiosas ou até em nome da paz, aniquilando milhares de vidas humanas, que na maioria das vezes, vão à guerra sem saber o real motivo do confronto. A guerra do Iraque foi um exemplo, onde o presidente dos EUA e seus aliados resolveram invadir um país soberano, para “livrar” o povo de um ditador e o mundo de armas nucleares que não foram encontradas. Milhares de americanos e iraquianos morreram numa guerra por interesses políticos e econômicos de governantes ditadores e sem escrúpulos.
Alguns países investem milhões de dólares em expedições espaciais para descobrir novas formas de vidas em outros planetas, enquanto milhões de pessoas morrem na terra por falta de investimentos em pesquisas científicas para descobrir a cura da AIDS, do câncer e de outras doenças, isto não é incoerência?
Só através da educação poderemos transformar este mundo para melhor, ensinando e conscientizando crianças e adolescentes a respeitar, defender, amar, preservar e valorizar a vida que é o caminho para a justiça, o progresso, a liberdade, a paz e felicidade da vida humana. Todo ser humano deve ter o direito à vida com dignidade e igualdade. Pense e reflita.
Por Professor José Costa
Motivos para apostar nos livros
AMPLIA O CONHECIMENTO GERAL
Ler é um ato valioso para o nosso crescimento pessoal e profissional.
MELHORA A COMUNICAÇÃO
Além de ser envolvente, a leitura aumenta as referências e a capacidade de comunicação.
ESTIMULA A CRIATIVIDADE
Ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares e personagens.
AUMENTA O VOCABULÁRIO
Graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.
EMOCIONA E PROVOCA
Quem já se sentiu triste ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.
MUDA SUA VIDA
Quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.
FAZ PENSAR NAS COISAS
Livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.
FACILITA A ESCRITA
Ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Quem lê mais escreve melhor.
Fonte: Revista Mundo Estranho