quarta-feira, 3 de março de 2010

O MAIOR E O MELHOR

O MAIOR E O MELHOR

O melhor dia: hoje.

O maior tolo: quem não trabalha.

A maior satisfação: o dever cumprido.

O maior erro: desistir de uma boa ação.

O maior obstáculo: o egoísmo.

A pior bancarrota: viver sem Deus.

O homem mais rápido: o que segue o caminho reto.

A pessoa mais perigosa: a mentirosa.

A pessoa mais desagradável: a que está sempre de mau humor.

A maior charada: a vida.

O maior mistério: a morte.

A maior força: o amor.

O maior pensamento: DEUS.

Autor desconhecido

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Os limites das crianças e o esporte

Nos dias de hoje, as maiores dificuldades dos pais e educadores são impor limites e disciplina as crianças, pelas mudanças que houveram na educação dos filhos, de tempos atrás aos dias atuais.

Algumas décadas atrás bastava o professor olhar firme para um aluno que ele logo entendia que estava fazendo algo de errado e que deveria mudar seu comportamento e também podia aplicar algum castigo para educar o aluno. A situação financeira dos pais em sua maioria não era boa e eles não davam tudo o que os filhos pediam. Os filhos tinham mais atenção e tempo dos pais, principalmente da mãe que não trabalhava, contribuindo de uma maneira eficaz na educação dos mesmos, colocando algumas regras de comportamento e castigos quando necessários. As crianças tinham tempo certo para estudar, brincar, comer, dormir, etc.

Hoje, os professores podem fazer caretas, falar e gritar que os alunos não estão nem aí; e aplicar castigos, não corresponde à educação moderna. Pela ausência dos pais na vida das crianças em virtude do trabalho e impedindo momentos de educar e proporcionar valores que devem ser seguidos, eles compensam com bens materiais. Não existem limites para as crianças no tempo de ver televisão, jogar videogame, na hora de dormir, de ficar na internet, do que comer e do presente que quer ganhar; dando entender à criança que ela pode fazer tudo que quer e na hora que quiser.

As crianças desde cedo precisam ter regras, tanto no sentido do que é permitido fazer quanto do que não é; do que é certo e do que não é; aprender a restringir certas vontades, aceitar que existe uma hora para cada atividade e a de trocar uma coisa por outra. Alguns fatores contribuem para a falta de limites em crianças como o excesso de tolerância, a falta de punição no momento adequado e a falta de coerência na ação dos pais. Os pais precisam compreender que dar limites não é ser mau, e sim dar-lhe proteção e cuidado, que tem a hora de dizer sim e também de dizer não.

Aí, é onde entra a escola, que acaba arcando com a responsabilidade de dar limites às crianças, e de forma especial os professores das primeiras séries do ensino fundamental que além de ensinar os conteúdos de sua série, tem de desdobrar-se em psicólogas, “tias” e conselheiras para entender e ajudar os alunos com problemas no comportamento. Segundo o ponto de vista educacional, "permitir tudo ou não permitir nada são hábitos igualmente nocivos ao comportamento da criança".

Os limites das crianças devem ser dados através de disciplina, e que na escola, desde cedo, o esporte pode colaborar com os ensinamentos de valores que serão úteis em sua formação como: respeitar as regras, adversários, colegas e professores; que ele depende dos colegas para obter bons resultados; aprender a ganhar e perder; ter responsabilidade com os horários de treinamento; que deve estudar mais para compensar as horas usadas nos treinos e se alimentar corretamente e em horários estabelecidos.

O esporte será um grande aliado dos pais e da escola na difícil tarefa de educar a criança, pois para educar é preciso esforço, paciência, dedicação, perseverança, responsabilidade e amor. As crianças tornar-se-ão adolescentes e adultos responsáveis, compreensivos e agradecidos pelas cobranças e bons exemplos recebidos na sua infância, de seus pais e educadores.

Como afirmou Pitágoras, “Educai as crianças de hoje e não será preciso punir os homens de amanhã”.

Por Professor José Costa

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"Murilo Braga" Campeão de Aprovação no Vestibular 2010 da Rede Estadual

O Colégio Estadual “Murilo Braga”, tradicional estabelecimento de ensino, que formou várias gerações e contribuiu para o desenvolvimento do agreste sergipano como nenhum outro colégio, continua mais vivo do que nunca e mostrando que não perdeu em qualidade. Prova disso foi o prêmio recebido no último dia 05 de fevereiro pela expressiva aprovação dos seus alunos no Vestibular. Os resultados alcançados pelos alunos da casa é o reflexo do nível e da qualidade do ensino oferecido, fruto de uma equipe docente, em sua maioria, altamente qualificada e comprometida com o sucesso dos seus alunos.

No vestibular 2010 da UFS foram aprovados 107 alunos, sendo que 48 alunos estudaram no ano letivo de 2009 e 59 alunos estudaram em anos anteriores. A escola foi à campeã de aprovação da Rede Estadual em 2010, recebendo um prêmio pelo notável desempenho pelo Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade Federal de Sergipe. Foram premiados também o Pré-SEED de Itabaiana e o aluno Arlei Batista de Lima, que ficou entre os dez melhores colocados do Estado.

Este ano, o Murilo Braga estará oferecendo o Ensino Médio Inovador, um programa que conta com a parceria do MEC, mostrando sempre uma grande preocupação com a qualidade da formação do cidadão itabaianense. O Ensino Médio Inovador oferecerá para os alunos do primeiro ano do ensino médio do turno matutino aulas de Artes Cênicas, Atividades Integradoras e duas línguas estrangeiras modernas.

Prof. Msc. Cleidinilson de Jesus Cunha
Diretor do CEMB

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PROVA DE REDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PROVA DE REDAÇÃO DA UFBA

Vejam só o que alguns dos vestibulandos foram capazes de escrever na prova de redação da Universidade Federal da Bahia, tendo como o tema: 'A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA?'

A seleção foi feita pelo prof. José Roberto Mathias.

'A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação'. (Brilhante!)

'A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação'. (Fantástica!)

'A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não...' (Ah bom, uma frase sobrenatural!) .

'A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista' (Sem comentários!).

'A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças' (Como é que pode?).

'Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (?), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro'(esta é imbatível!).

'A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral' (É praticamente uma tortura!).

'A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção' (Tudo a ver!).

'A TV é o oxigênio que forma nossas idéias' (Sem ela este indivíduo não pode viver!).

'...por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens' (Nunca tentei dirigir uma TV!).

'A TV ezerce (uaiii !!!) poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias' (Esse é humorista, além de tudo!).

'E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso' (Me explica isso?).

'A televisão leva fatos a trilhares de pessoas' (É muita gente isso?).

'A TV acomoda aos tele inspectadores' (Socorro!!!).

'A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas' (Uai!).

'A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar'(onde essa criatura arrumou esta faca???).

Seu olhar


Quando estiver em dificuldade e pensar em desistir, OLHE PARA TRÁS e lembre-se dos obstáculos que já superou.


Quando tropeçar e cair, levante-se. Não fique parado, OLHE PARA FRENTE e esqueça o passado.


Ao sentir-se orgulhoso por alguma realização pessoal, OLHE PARA DENTRO e sonde suas motivações.


Antes que o egoísmo domine, enquanto seu coração é sensível, OLHE PARA OS LADOS e socorra os que o cercam.


Na escalada rumo às mais altas posições, no afã de concretizar seus sonhos, OLHE PARA BAIXO e observe se não está pisando em alguém.


Em todos os momentos da vida, seja qual for sua atividade, OLHE PARA CIMA e busque a aprovação de DEUS.


Autor desconhecido

Alimentação equilibrada

O que é alimentação equilibrada?

Alimentação Equilibrada ou Balanceada é aquela que oferece numa mesma refeição pelo menos um alimento de cada grupo (Energéticos, Construtores e Reguladores), pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver em harmonia.

Isso significa que o consumo de uma variedade de alimentos é essencial para a obtenção do equilíbrio de nutrientes indispensáveis para satisfazer as necessidades fisiológicas e psicológicas de um indivíduo.

Para que servem os alimentos?

Os alimentos possuem funções diversas no organismo. Dividem-se em três grandes grupos, de acordo com a sua funcionalidade:
•Energético
.Construtores
•Reguladores

Alimentos Energéticos - Fornecem Energia
O corpo precisa de energia para andar, pensar, trabalhar, brincar e para atividades que até dormindo não podem parar, como por exemplo: respiração, batimentos do coração, circulação do sangue nas veias e outras. Todos os alimentos fornecem energia, uns mais que outros. Os que fornecem muita quantidade de energia estão no grupo chamado Energéticos. Alguns exemplos dos alimentos deste grupo: Óleo, manteiga, margarina, bacon, açúcar, mel, pão, cereal matinal, biscoito, bolo, doces, sorvete, arroz, macarrão, milho, batata, mandioca, mandioquinha, farinhas e outros.

Alimentos Construtores - Auxiliam no Crescimento e Restabelecimento dos Tecidos
O nosso corpo tem capacidade de fazer reparos (cicatrizar os ferimentos) e de construir ossos, pele, cabelo, unhas, dentes e outras partes. Da mesma forma, quando cortamos as unhas e os cabelos, eles continuam a crescer. Os alimentos que fornecem os nutrientes necessários à construção destes tecidos estão no grupo dos construtores: Carnes (boi, frango, porco, peixe, outros), leite e derivados (iogurte, queijo, requeijão, outros), ovos, feijão, ervilha, soja etc.

Alimentos Reguladores - Regulam o Funcionamento do Corpo
O organismo precisa de nutrientes para regular seu funcionamento, para prevenir certas doenças como gripes e resfriados e para ajudar na digestão dos alimentos. Os nutrientes reguladores são as vitaminas (A, B, C, D, E, K etc) e os minerais (Ferro, cálcio, sódio, potássio, zinco etc). Compõem este grupo os seguintes alimentos: Todas as frutas (banana, limão, laranja, maçã, outras), legumes e verduras (cenoura, chuchu, abobrinha, alface, couve, agrião etc).

Alimentos energéticos
Energia é o que o corpo humano precisa para realizar movimentos. Sejam os voluntários, como andar ou correr, ou aqueles que independem da nossa vontade como, por exemplo, respirar. Quem fornece essa energia para que o corpo se movimente são os carboidratos e as gorduras, nutrientes contidos nos alimentos energéticos.

Os carboidratos são encontrados no arroz, no milho, no trigo, na aveia, no macarrão, no feijão, na mandioca, nos pães, nos cereais matinais e em farinhas de todos os tipos. Em quantidades razoáveis, fornecem energia para as atividades do corpo, para o bom funcionamento dos órgãos e para a fixação das proteínas.

Porém, se consumidos exageradamente, podem se tornar um vilão, pois o excesso se transforma em gordura que, não sendo queimada, fica armazenada em alguma parte do corpo (barriga, culote...). A ingestão diária recomendável é de 150 a 300 gramas.

Já as gorduras têm a seu favor o fato de fornecerem energia de forma concentrada. Enquanto um grama de carboidrato produz quatro calorias, a mesma quantidade de gordura fornece nove calorias. Por isso ela deve ser consumida, mas com moderação.

O corpo também usa a gordura para armazenar energia e para manter sua temperatura. Quando ele sente a falta dos carboidratos, usa sua reserva de gordura. O problema com a gordura é que sua digestão é complicada. Por isso a prática de exercícios físicos torna-se importante para quem quer manter o corpo em forma e com saúde, pois são eles que vão ajudar a queimar esse excesso de gordura, mantendo o equilíbrio do organismo.

A quantidade diária recomendável depende do sexo da pessoa, de seu tamanho e de seu estilo de vida (sedentário ou ativo), mas entre 15 e 20 gramas por dia costuma ser uma quantidade recomendável pelos especialistas. Onde encontrar gordura? As melhores fontes são alimentos como manteiga, margarina, óleos vegetais, nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, azeite, carne, gema de ovo e leite.

Alimentos construtores
Nosso organismo não pára um minuto sequer: está sempre fazendo um reparo aqui e outro ali, sempre se renovando e se fortalecendo.

As proteínas são a principal matéria-prima dessa constante manutenção, que faz com que ossos e músculos se desenvolvam, que cabelos, dentes e unhas cresçam e que os ferimentos se fechem. Além disso, esses nutrientes - presentes em grandes quantidades nos alimentos construtores - também auxiliam na formação das células, como os glóbulos vermelhos do sangue.

Pertencem ao grupo dos alimentos construtores todos os tipos de carnes (bovina, suína, aves e peixes) e seus embutidos (salsicha, presunto, mortadela etc.), leites e seus derivados (queijo, iogurte, coalhada etc.), ovos, feijão, ervilha, soja, grão-de-bico, nozes e castanhas.

Com tanta variedade, fica fácil manter uma dieta nutritiva, saudável e muito saborosa. A quantidade de proteína ideal para se consumir por dia é 0,8 grama para cada quilo da massa corporal. Ou seja, se você pesa 50 quilos, precisa de 40 gramas de proteína por dia para manter a forma.

Os alimentos mais ricos em proteínas são a carne magra de porco e o arenque defumado, que possuem, cada um, 33 gramas de proteína para cada 100 gramas. Mas cuidado: não passe dos limites, evitando consumir mais proteína do que o seu corpo precisa. Enquanto a carência desse nutriente causa transtornos como fraqueza, flacidez muscular, baixa resistência a infecções e anemia, sua ingestão exagerada e contínua pode causar desidratação e perda de cálcio dos ossos.


Alimentos reguladores
Enquanto os alimentos energéticos permitem que o organismo se movimente e os construtores se responsabilizam pela sua construção e manutenção, os reguladores fazem com que o corpo realize suas funções da forma mais correta possível.

É aí que entram as vitaminas e os minerais, micronutrientes encontrados no grupo dos alimentos reguladores, que, como o próprio nome sugere, regulam o funcionamento geral do organismo, mantendo seu equilíbrio.

Apesar de receberem o nome de micronutrientes, por estarem presentes nos alimentos em pequenas quantidades, eles são super importantes. Há uma lista variada de vitaminas e minerais e cada um desempenha diversas funções. Por isso, a presença de todos, mesmo em pequenas quantidades, é muito importante para o nosso organismo.

Para se ter uma idéia do estrago que a falta desses nutrientes podem fazer, uma pessoa carente de vitaminas e minerais tem grandes chances de apresentar envelhecimento precoce, anemia, hemorragias, fraqueza, cansaço e baixa resistência a infecções.

O melhor então é sempre incluir frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, ovos, leite e feijão em suas refeições, e aproveitar os benefícios que essa rica dieta pode oferecer: fortalecimento do sistema imunológico, proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres, melhor funcionamento do intestino, pele mais bonita, e por aí vai.

Como as vitaminas e os minerais são muitos e possuem variadas funções, a quantidade diária recomendável varia de um para o outro.

Alimente-se bem e terá uma vida saudável.

Fonte: Revista Saúde

O VALOR DAS PEQUENAS COISAS

O VALOR DAS PEQUENAS COISAS

Aprenda a escutar a voz das coisas, dos fatos. E verá como tudo fala, como tudo se comunica contigo.

Em cada indelicadeza, assassino um pouco aqueles que me amam.

Em cada desatenção, não sou nem educado, nem cristão.

Em cada olhar de desprezo, alguém termina magoado.

Em cada gesto de impaciência, dou uma bofetada invisível nos que vivem comigo, ao meu lado.

Em cada perdão que eu nego, vai um pedaço do meu egoísmo.

Em cada ressentimento que esboço, revelo meu amor-próprio ferido.

Em cada palavra áspera que eu digo, perdi alguns pontos no céu.

Em cada omissão que pratico, rasgo uma folha do Evangelho.

Em cada esmola que eu nego, um pobre se afasta mais triste.

Em cada oração que não faço, um mundo de graças eu perco.

Em cada juízo maldoso, meu lado mesquinho aflora.

Em cada fofoca que eu faço, eu peco contra o silêncio.

Em cada pranto que enxugo, eu trono alguém mais feliz.

Em cada ato de fé, eu canto um hino à vida.

Em cada sorriso que espalho, eu planto alguma esperança.

Em cada espinho que eu finco, machuco algum coração.

Em cada espinho que arranco, alguém beijará minha mão.

Em cada rosa que oferto, os anjos dizem Amém!

Autor desconhecido

O que mais te surpreende na humanidade?


PERGUNTARAM AO DALAI LAMA

O que mais te surpreende na humanidade?

E ele respondeu:

"Os homens... porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.

E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem presente nem o futuro.

E vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.”

Pedidos de uma criança aos pais

Não tenha medo de ser firme comigo. Prefiro assim. Isso faz com que eu me sinta mais seguro.

Não me estrague. Sei que não devo ter tudo o que peço. Só estou experimentando vocês.

Não deixe que eu adquira maus hábitos. Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado.

Não me corrija com violência, e nem na presença de estranhos. Aprenderei muito mais se me falarem com calma e em particular.

Não me protejam das conseqüências dos meus erros. Às vezes eu preciso aprender pelo caminho mais áspero.

Não levem muito a sério minhas pequenas dores. Necessito delas para obter a atenção que desejo.

Não sejam irritantes ao me corrigirem. Se assim fizerem, poderei fazer o contrário do que me pedem.

Não me façam promessas que não poderão cumprir depois. Lembre-se que isso me deixará profundamente desapontado.

Não ponha à prova minha honestidade. Sou facilmente levado a dizer mentiras.

Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo. Isto me afastará Dele.

Não desconversem quando faço perguntas, senão serei levado a procurar respostas na rua todas as vezes que não obtiver em casa.

Não se mostrem para mim pessoas infalíveis. Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro de vocês.

Não me digam que meus medos e receios são bobos. Ajudem-me a compreendê-los e vencê-los. Eu me julgarei mais forte que vocês.

Não me tratem como uma pessoa sem personalidade. Lembre-se que eu tenho o meu próprio jeito de ser.

Não vivam apontando os defeitos das pessoas que me cercam. Isso vai criar em mim, mais cedo ou tarde, o espírito de intolerância.

Não esqueçam que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo. Não queira me ensinar tudo. Não desistam nunca de ensinar o bem, mesmo quando eu pareça não estar aprendendo.

Insistam com amor e energia. Insistam através do exemplo e no futuro vocês verão em mim o fruto daquilo que plantaram.

Autor desconhecido

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A valorização do esporte na escola

Na escola, a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica como determina a LDB, Lei nº. 9394/96. Enquanto o esporte, como prática de competição é colocado à disposição dos alunos conforme os interesses da mesma, podendo oferecer desde os esportes coletivos como: basquete, futsal, handebol, voleibol aos individuais: natação, judô, ginástica, karatê. A iniciação esportiva deve começar nas primeiras séries nas aulas de educação física e nas escolinhas de maneira lúdica, até chegar às equipes de treinamento, que representará a escola em competições.

Nos dias de hoje umas das referências para a escola ser tida como boa e atraente é se oferece o esporte como elemento importante para contribuir na formação integral dos alunos; e os diretores ou donos das escolas, devem entender que o esporte não é despesa e sim investimento, onde o retorno é certo e rápido no aumento de alunos matriculados.

O esporte é um excelente meio de promover e tornar a escola mais conhecida na sociedade, principalmente quando obtém bons resultados nas diversas competições estaduais e classifica suas equipes para disputar competições nacionais, mas para isto deve haver investimentos em professores qualificados com formação acadêmica e compromissados com o esporte; ginásio de esportes ou quadra poli esportiva; piscina; sala de jogos e materiais esportivos adequados. O ideal é oferecer aos alunos treinos esportivos em dias intercalados, três vezes por semana, para que eles tenham condições de disputar com igualdade com as outras escolas.

A escola que promove o esporte está oferecendo meios ao aluno de adquirir não apenas saúde, desenvolvimento físico e intelectual, mas também a aquisição de valores morais e sociais que serão úteis na escola e em toda a sua vida como: responsabilidade, respeito, disciplina, amizade, trabalho em equipe, liderança, equilíbrio emocional, perseverança, honestidade e solidariedade, estimulando o aluno a ser “bom cristão e honesto cidadão”. O esporte ensina tudo o que um homem precisa saber para viver em sociedade.
O aluno que pratica esporte acaba gostando mais da escola, porque sente prazer e orgulho de representa – lá nas competições.

A escola deve valorizar o esporte como instrumento para a educação, saúde e o desenvolvimento sócio-cultural de seus alunos.

Por Professor José Costa