terça-feira, 6 de julho de 2010

CARTA DE UM PADRE


Carta do padre salesiano uruguaio Martín Lasarte, que trabalha em Angola, endereçada ao jornal norte-americano The New York Times. Nela expressa seus sentimentos diante da onda midiática despertada pelos abusos sexuais de alguns sacerdotes enquanto surpreende o desinteresse que o trabalho de milhares religiosos suscita nos meios de comunicação.

Eis a carta.

Querido irmão e irmã jornalista: sou um simples sacerdote católico. Sinto-me orgulhoso e feliz com a minha vocação. Há vinte anos vivo em Angola como missionário. Sinto grande dor pelo profundo mal que pessoas, que deveriam ser sinais do amor de Deus, sejam um punhal na vida de inocentes. Não há palavras que justifiquem estes atos. Não há dúvida de que a Igreja só pode estar do lado dos mais frágeis, dos mais indefesos. Portanto, todas as medidas que sejam tomadas para a proteção e prevenção da dignidade das crianças será sempre uma prioridade absoluta.
Vejo em muitos meios de informação, sobretudo em vosso jornal, a ampliação do tema de forma excitante, investigando detalhadamente a vida de algum sacerdote pedófilo. Assim aparece um de uma cidade dos Estados Unidos, da década de 70, outro na Austrália dos anos 80 e assim por diante, outros casos mais recentes...

Certamente, tudo condenável! Algumas matérias jornalísticas são ponderadas e equilibradas, outras exageradas, cheias de preconceitos e até ódio.

É curiosa a pouca notícia e desinteresse por milhares de sacerdotes que consomem a sua vida no serviço de milhões de crianças, de adolescentes e dos mais desfavorecidos pelos quatro cantos do mundo!

Penso que ao vosso meio de informação não interessa que eu precisei transportar, por caminhos minados, em 2002, muitas crianças desnutridas de Cangumbe a Lwena (Angola), pois nem o governo se dispunha a isso e as ONGs não estavam autorizadas; que tive que enterrar dezenas de pequenos mortos entre os deslocados de guerra e os que retornaram; que tenhamos salvo a vida de milhares de pessoas no Moxico com apenas um único posto médico em 90.000 km2, assim como com a distribuição de alimentos e sementes; que tenhamos dado a oportunidade de educação nestes 10 anos e escolas para mais de 110.000 crianças...

Não é do interesse que, com outros sacerdotes, tivemos que socorrer a crise humanitária de cerca de 15.000 pessoas nos aquartelamentos da guerrilha, depois de sua rendição, porque os alimentos do Governo e da ONU não estavam chegando ao seu destino.

Não é notícia que um sacerdote de 75 anos, o padre Roberto, percorra, à noite, a cidade de Luanda curando os meninos de rua, levando-os a uma casa de acolhida, para que se desintoxiquem da gasolina, que alfabetize centenas de presos; que outros sacerdotes, como o padre Stefano, tenham casas de passagem para os menores que sofrem maus tratos e até violências e que procuram um refúgio.

Tampouco que Frei Maiato com seus 80 anos, passe casa por casa confortando os doentes e desesperados.
Não é notícia que mais de 60.000 dos 400.000 sacerdotes e religiosos tenham deixado sua terra natal e sua família para servir os seus irmãos em um leprosário, em hospitais, campos de refugiados, orfanatos para crianças acusadas de feiticeiros ou órfãos de pais que morreram de Aids, em escolas para os mais pobres, em centros de formação profissional, em centros de atenção a soropositivos... ou, sobretudo, em paróquias e missões dando motivações às pessoas para viver e amar.

Não é notícia que meu amigo, o padre Marcos Aurelio, por salvar jovens durante a guerra de Angola, os tenha transportado de Kalulo a Dondo, e ao voltar à sua missão tenha sido metralhado no caminho; que o irmão Francisco, com cinco senhoras catequistas, tenham morrido em um acidente na estrada quando iam prestar ajuda nas áreas rurais mais recônditas; que dezenas de missionários em Angola tenham morrido de uma simples malária por falta de atendimento médico; que outros tenham saltado pelos ares por causa de uma mina, ao visitarem o seu pessoal. No cemitério de Kalulo estão os túmulos dos primeiros sacerdotes que chegaram à região... Nenhum passa dos 40 anos.

Não é notícia acompanhar a vida de um Sacerdote “normal” em seu dia a dia, em suas dificuldades e alegrias consumindo sem barulho a sua vida a favor da comunidade que serve. A verdade é que não procuramos ser notícia, mas simplesmente levar a Boa-Notícia, essa notícia que sem estardalhaço começou na noite da Páscoa. Uma árvore que cai faz mais barulho do que uma floresta que cresce.

Não pretendo fazer uma apologia da Igreja e dos sacerdotes. O sacerdote não é nem um herói nem um neurótico. É um homem simples, que com sua humanidade busca seguir Jesus e servir os seus irmãos. Há misérias, pobrezas e fragilidades como em cada ser humano; e também beleza e bondade como em cada criatura...
Insistir de forma obsessiva e perseguidora em um tema perdendo a visão de conjunto cria verdadeiramente caricaturas ofensivas do sacerdócio católico na qual me sinto ofendido.

Só lhe peço, amigo jornalista, que busque a Verdade, o Bem e a Beleza. Isso o fará nobre em sua profissão.

Em Cristo,

Pe. Martín Lasarte, SDB.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Resultados do IDEB 2009


ENTENDA O QUE É O IDEB

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.

Criado em 2007, o Ideb serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos.O índice é divulgado a cada dois anos.

Por que meta de 6
O objetivo do MEC é que o Brasil atinja nota 6 nas avaliações de 2021 -- as notas serão divulgadas em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.

Chegou-se a esse número com base na média das notas de proficiência dos países desenvolvidos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), uma organização internacional e intergovernamental que agrupa os países mais industrializados da economia do mercado.
"A ideia é chegar na média dos bons", explica Reynaldo Fernandes, professor da USP (Universidade de São Paulo) e ex-presidente do Inep. O Ideb foi criado na gestão de Fernandes à frente do instituto.

"A nota 10, de fato, seria a excelência, como na vida escolar", explica Reynaldo. "Um país como a Finlândia [cujo sistema educacional é reconhecido como um dos melhores do mundo] teria 7,5 [de nota comparável com Ideb]."

EM 2009, IDEB DO ENSINO MÉDIO ESTACIONA; NOTA DOS ANOS INICIAIS CONTINUA AVANÇANDO.

Foi divulgado nesta quinta-feira (1º) o "boletim" da educação brasileira pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), baseado em dados de 2009. A primeira etapa do ensino fundamental (1ª à 4ª série) ficou com nota média de 4,6. A segunda etapa (5ª a 8ª série), ficou com 4,0; o ensino médio, por sua vez, teve média 3,6. As médias, apesar de "vermelhas", estão acima das metas traçadas pelo governo para o ano de 2009, que eram de 4,2, 3,7 e 3,5, respectivamente. A nota é medida numa escala que vai de 0 a 10.

O ensino médio, que apresentou nota média 3,6, foi o que apresentou menor crescimento: teve apenas variação de 0,1 em relação ao último índice divulgado, em 2007. De 2005 a 2007, a nota do ensino médio teve o mesmo aumento: foi de 3,4 para 3,5.

O índice é realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foi criado em 2007 e serve para direcionar as políticas para a melhoria da educação. Para isso, o Ideb agrega as taxas de aprovação, abandono escolar e o desempenho dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que abrange os níveis fundamental e médio, e na Prova Brasil, que avalia apenas o nível fundamental.

Até 2021, o governo espera que os níveis fundamental e médio atinjam a nota 6 -- média da educação nos países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), que participam do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos, em inglês), tais como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Suécia, Finlândia, Coréia do Sul, Japão, Uruguai, Brasil, México e Rússia, dentre outros.

Composição do Ideb
Em 2009, no ensino fundamental, as notas médias do Ideb tiveram maior participação da Prova Brasil em sua composição. Em 2007, nos anos iniciais do fundamental (1ª a 4ª séries) a participação da prova foi de 59,2%; em 2009, foi de 71,1%. Nos anos finais do fundamental (5ª a 8ª série), a participação do desempenho em 2007 foi de 53,7%; já em 2009, foi de 64%.

A maior participação do desempenho na prova, segundo Joaquim José Soares Neto, presidente do Inep, significa que as notas dos estudantes estão aumentando. "Isso significa que a educação brasileira melhorou: tanto no rendimento escolar quanto no desempenho, na medição do aprendizado", disse, em entrevista coletiva realizada nesta quinta.

Dados "excelentes"
Para Reynaldo Fernandes, professor da USP (Universidade de São Paulo) e ex-presidente do Inep, apesar de, aparentemente baixos, os resultados foram "excelentes". Ele prevê, porém, que deve ficar mais difícil aumentar as notas nos próximos anos, pois torna-se mais difícil ter notas melhores depois que se chega a um patamar médio.

"Acho que vai começar a ficar mais difícil ver esses saltos na 4ª série nas próximas [divulgações do Ideb] e os resultados futuros na 8ª série deve ser maior por um efeito de geração", diz Fernandes. "No caso do ensino médio, dado o histórico desses alunos, eles estão bem", avalia. "Os alunos que estão hoje saindo foram avaliados em 2001, o pior resultado do Saeb do histórico", diz.

VERBA EXTRA NÃO MELHORA ESCOLAS COM DESEMPENHO RUIM

Além de medir a qualidade do ensino no País, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 revela o tamanho do desafio que é mudar a situação de escolas e cidades com desempenho muito ruim. Municípios e escolas com pior desempenho - cujo resultado é divulgado hoje - receberam prioridade nas ações do MEC (Ministério da Educação), mas em muitos casos, nem essa ajuda extra resolveu.

No foco do ministério encontram-se 1.822 municípios com notas inferiores a 4,2 em 2007 e mais 28 mil escolas com notas até 3,8 no mesmo ano. Desde então, mais de R$ 400 milhões foram liberados para as escolas. Mesmo recebendo um auxílio em dinheiro e suporte técnico, pouco mais da metade dos piores municípios no ranking nacional conseguiu melhorar o indicador no intervalo de dois anos, entre as duas últimas edições do Ideb (2007 e 2009), a ponto de superar suas respectivas metas.

A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo selecionou 155 municípios com notas até 2na segunda etapa do ensino fundamental (de 5ª a 8ª série). A nota 2 equivale a menos da metade da média nacional (4,6). O levantamento revela que, na avaliação do desempenho, quase a metade (45%), o que corresponde a 70 municípios, ou não conseguiu alcançar a meta ou piorou a nota - nesse universo, 58 municípios (37,4%) evoluíram, mas não alcançaram a nota, e 12 (8%) andaram para trás entre 2007 e 2009. Os outros municípios melhoraram a ponto de, pelo menos, alcançar a meta.

Na amostra das 4.ª séries selecionada pelo Estado, com 47 municípios que tinham nota 2 no Ideb de 2007, 25 cidades, o que dá pouco mais da metade (53,1%), alcançaram a meta. Outros 22 municípios (47%) não alcançaram a meta. As metas variam de escola para escola e de município para município, dependendo do ponto de partida de cada um. Nas próximas duas semanas, técnicos do ministério cruzarão dados do Ideb para avaliar o comportamento das escolas e municípios com pior desempenho. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: UOL Educação

domingo, 4 de julho de 2010

Deixe seu carro em ordem


Antes de dar aquele trato no carro ou de aquecer o motor nos dias frios de inverno, vale a pena dar uma olhada nestas dicas para evitar estragos e dor de cabeça. Veja os cuidados que você deve ter com o seu carro.

EVITE APLICAR ÓLEO APÓS LAVAGEM
Aplicado com freqüência, o óleo mineral ou o óleo de mamona pode causar o ressecamento e o desgaste das peças de plástico e borracha. O mesmo é válido para o motor, que só deve ser lavado quando estiver muito sujo.

COMO PROLONGAR A VIDA ÚTIL DO MOTOR
Aqueça o motor do carro em rotações baixas. Isso permite que o óleo atinja as partes superiores, evitando o desgaste. Sem óleo suficiente no sistema, o atrito aumenta, enquanto a vida útil do motor diminui.

AUMENTE A DURABILIDADE DO CATALISADOR
Batewr em lombadas, bombear o acelerador e fazer o carro pegar no tranco danificam este componente caro e delicado. Evite deixar o motor em funcionamento sobre mato ou folhas secas. O catalisador atinge 800°C e pode causar incêndio.

FIQUE ALERTA EM CASO DE FALHAS NA INJEÇÃO
Todo carro com sistema de injeção eletrônica tem uma luz-espiã que se acende quando há algum problema. Fique atento. Se ela acender, vá imediatamente até uma oficina especializada.

OBTENDO O MÁXIMO PROVEITO DO MOTOR
Dirigir um carro com motor de apenas 1.000 cc, exige um uso mais excessivo do acelerador para acompanhar melhor os demais veículos. Fique atento para não ultrapassar o limite de rotação indicado pelo fabricante, evitando danos ao motor.

SAIBA COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL
Mantenha velas, filtros e bicos injetores sempre limpos, motor bem regulado e pneus calibrados. Não abuse do acelerador, mantenha os vidros fechados e não sobrecarregue o peso do porta-malas. Nos carros com carburador, desligue o afogador assim que o motor atingir a temperatura ideal.

COMO EVITAR O COMBUSTÍVEL ADULTERADO
Procure postos de marcas conhecidas, certificados pelas distribudoras e com equipamentos de controle de qualidade. Desconfie de combustível muito barato. Se mesmo com estes cuidados, o motor do seu carro engasgar, mude de posto.

EVITE ABASTECER ATÉ A BOCA
O nível correto do tanque é quando o combustível atinge o bico da bomba. Quando isto acontece, o gatilho da mangueira desarma automaticamente.

FAÇA UM CHECK-UP NO SEU CARRO
Sempre que for possível faça um check-up e principalmente quando for viajar nas férias. Verifique os pneus, direção, freios, correias, suspensão, sistema de refrigeração e elétrico e boa viagem.

Fonte: Mão na Roda – Caixa Seguros

Seu lado brilhante


Sempre mantenha a honra como uma grande virtude. Apesar de como o mundo possa ser com você, supere tudo.

Sempre diga a verdade, porque os outros sempre vão lhe considerar uma pessoa em que se pode confiar.

Nunca perca a fé no ser humano, apesar dos momentos de dúvidas.

Acredite no trabalho duro. Ninguém vai lhe dar o futuro que você quer. A escada para o sucesso é inclinada, mas dê um passo por vez e você conseguirá chegar ao topo.

Sempre acredite em si mesmo. Sua felicidade não depende de mais ninguém.

Se há algo que deixa você infeliz, você precisa mudar isso.

Sempre leve o amor com você. E aceitando esse compromisso, se o amor realmente existir, mantenha-o para o resto de sua vida.

Sherrie L. Householder

sábado, 3 de julho de 2010

Exercícios físicos e saúde


Exercícios físicos aumentam os níveis do “bom” colesterol

Exercícios aeróbicos, como caminhada, ciclismo e natação, podem impulsionar os níveis de HDL, “bom” colesterol, no organismo, segundo pesquisa publicada este mês no Archives of Internal Medicine. Porém, de acordo com os autores do estudo, exercícios breves não são suficientes, sendo necessárias sessões com mais de meia hora de duração, e, pelo menos, duas horas por semana. O estudo da Universidade de Tóquio, no Japão, consistiu numa revisão de 25 estudos sobre exercícios aeróbicos e HDL, que incluíam um total de 1,4 mil adultos. E eles observaram que as duas horas por semana foram responsáveis por um modesto aumento do bom colesterol. Porém, esse pequeno aumento é relacionado à redução de 5% no risco de doenças cardíacas em homens e redução 7% nas mulheres.


Exercícios físicos ajudam a prevenir o câncer de mama

Exercícios extenuantes, como natação, aeróbica e corrida, parecem cortar o risco de câncer de mama em mulheres, segundo pesquisadores anunciaram esta semana nos Estados Unidos. Segundo o estudo da University of Southern California, isso acontece porque os exercícios provocam mudanças no metabolismo e no sistema imunológico, além de reduzir o ganho de peso, diminuindo o risco de desenvolver a doença. A pesquisa envolveu mais de 110 mil mulheres na Califórnia entre 1995 e 2002. E, aquelas que faziam mais de cinco horas de exercícios “puxados” por semana, tinham 20% menos risco de ter câncer de mama invasivo e 31% menos de desenvolver a doença em estágio inicial do que as que exercitavam menos de 30 minutos semanais.


Estudo brasileiro mostra impacto de atividades físicas no cérebro

Um estudo inédito no Brasil mostra a importância da atividade física para melhorar a qualidade de vida de vítimas de lesões cerebrais ou de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson. A pesquisa, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, utilizou ressonância magnética para medir a atividade cerebral de 36 pessoas – 20 sedentários, oito judocas e oito corredores de longa distância. Os resultados confirmam a hipótese de que a atividade física aumenta a capacidade de certos neurônios assumirem a função de estruturas danificadas. Os judocas apresentaram um aumento na massa cinzenta de sete mil voxels (unidade de medida utilizada), principalmente na área motora e de concentração e memória. E os corredores, de cinco mil voxels, com perda na área da memória, mas ganhos significativos na parte motora.


Exercícios físicos moderados ajudam as mulheres na menopausa

Fazer ioga, caminhada, ou outro exercício moderado pode fazer com que a passagem pela menopausa seja mais tranqüila para as mulheres, segundo sugere um estudo publicado na edição de abril de 2007 do Annals of Behavioral Medicine. A pesquisa analisou 164 mulheres sedentárias que sofriam com ondas de calor, suor noturno e outros sintomas da menopausa. E os pesquisadores observaram que, após quatro meses, aquelas que começaram a fazer aulas de ioga ou caminhada apresentaram melhora geral na qualidade de vida, incluindo saúde física, bem estar emocional e vida sexual. Os especialistas alertam que mais estudos devem ser feitos para descobrir se os exercícios podem diminuir os sintomas específicos da menopausa.


Exercícios físicos podem ajudar a prevenir ansiedade e depressão

Uma corrida regular no parque pode não só prevenir problemas de coração, como também melhorar a saúde mental do praticante, segundo um novo estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. Os pesquisadores acompanharam, por dez anos, 1158 homens britânicos de meia idade. E observaram que aqueles que faziam exercícios vigorosos, como corrida e futebol, regularmente tinham menos chance (aproximadamente um quarto) de desenvolver depressão e problemas de ansiedade nos cinco anos posteriores. Segundo os pesquisadores, além do impacto na auto-estima e na saúde física, os exercícios podem afetar substâncias químicas do cérebro relacionadas à depressão.


Tomar leite após os exercícios físicos ajuda a ganhar massa muscular

Leite desnatado após os exercícios pode construir duas vezes mais massa muscular do que bebidas à base de soja, segundo um novo estudo canadense. A pesquisa analisou o consumo de leite desnatado em pó e produtos à base de soja após a musculação em oito pessoas que perdem peso facilmente. E os pesquisadores relataram na revista American Journal of Clinical Nutrition que aqueles que beberam leite apresentaram maiores níveis de aminoácidos nos músculos por três horas após os exercícios. Segundo eles, isso ocorre porque as proteínas de digestão mais lenta, como a do leite, levam a um crescimento mais gradual e a longo prazo de aminoácidos no sangue, evitando a “quebra” dos músculos. Os especialistas afirmam ainda que, após dez semanas, os ganhos de massa muscular são duas vezes maiores em quem toma leite.


Exercícios físicos e acupuntura ajudam a reduzir dores na gravidez

As mulheres que sofrem com dores pélvicas e nas costas durante a gravidez têm uma variedade de terapias para escolher, segundo mostra uma revisão feita por pesquisadores canadenses. Os especialistas investigaram oito estudos envolvendo mais de 1300 mulheres no total, que comparavam a adição diferentes intervenções no cuidado pré-natal. E eles observaram que exercícios na água diminuíram a intensidade das dores nas costas. Além disso, exercícios específicos e acupuntura mostraram ser as melhores formas de reduzir a dor pélvica. Quando a dor era nos dois lugares, a terapia com agulhas se mostrou mais eficaz do que a terapia física. Apesar dos resultados, os especialistas alertam que mais estudos devem ser feitos para confirmação.


Caminhada curta ajuda a parar de fumar

Exercícios curtos, como uma caminhada de cinco minutos, podem ajudar os fumantes a resistir à tentação de acender um cigarro, segundo especialistas da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha. Os pesquisadores fizeram revisão de 12 estudos e publicaram os resultados na revista Addiction. Todos os trabalhos revisados indicaram que exercícios, além de aumentar a resistência ao desejo de fumar, podem ajudar no controle dos sintomas de abstinência, como o estresse, a ansiedade e a dificuldade de concentração. Os pesquisadores estão investigando agora imagens do cérebro para saber como os exercícios afetam o órgão, reduzindo o apetite pelo cigarro.


Fonte: Revista Boa Saúde - por Leandro Perché

quinta-feira, 1 de julho de 2010

RESULTADO DO CONCURSO DO IBGE 2010 - RECENSEADOR


Saiu o resultado final do Concurso do IBGE para o Cargo de Recenseador no ano de 2010. Abaixo, segue o link:

https://seguro.cesgranrio.org.br/eventos/ibge0110_resultadof.aspx

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Crianças que passam mais tempo vendo TV têm mais problemas na escola


As crianças pequenas que passam muito tempo em frente à televisão podem enfrentar problemas na escola no futuro, com menores notas em matemática e intimidação por parte dos colegas, segundo estudo canadense publicado na edição de maio da revista Archives of Pediatric and Adolescent Medicine. Além disso, avaliando mais de 2 mil crianças, os pesquisadores observaram que aquelas que passam mais tempo vendo TV aos dois anos são mais gordinhas aos dez e consomem mais refrigerantes e fast food.

Os resultados indicaram que cada hora adicional por semana de televisão em 29 meses corresponderia a uma queda de 7% na atenção na sala de aula, de 6% nas habilidades matemáticas e de 13% nos níveis de exercícios das crianças. E esse tempo extra também foi associado a crianças com 10% mais chances de serem intimidadas pelos colegas e com 5% mais peso, comparadas àquelas que seguem as recomendações da Academia Americana de Pediatria - de nenhuma exposição à TV antes dos dois anos e de menos de duas horas diárias após os dois anos.

“Os resultados apoiam sugestões anteriores de que a exposição precoce à televisão prejudica a atenção”, escreveu a pesquisadora Linda Pagani, líder do estudo. Os especialistas acrescentam, ainda, que crianças que passam mais tempo vendo TV e menos tempo brincando com outras crianças podem perder chances valiosas de aprender habilidades sociais.

Fonte: Revista Boa Saúde - por Leandro Perché

Antes era.......Agora é


Algumas mudanças dos anos 70 para os dias de hoje

Antes era: creme rinse - Agora é: condicionador.
Antes era: obrigado - Agora é: valeu.
Antes era: é complicado - Agora é: é foda.
Antes era: collant - Agora é : body.
Antes era: rouge - Agora é: blush.
Antes era: ancião e coroa - Agora é: Veio.
Antes era:bailinho e discoteca - Agora é:balada.
Antes era:japona - Agora é: jaqueta.
Antes era: nos bastidores - Agora é: making off.
Antes era: cafona - Agora é: brega.
Antes era: programa de entrevistas - Agora é: talk-show.
Antes era:reclame - Agora é: propaganda.
Antes era:calça cocota - Agora é: calça cintura baixa.
Antes era: flertar, paquerar - Agora é: dar mole.
Antes era: oi, olá, como vai? - Agora é: e aê?
Antes era: cópia, imitação - Agora é: genérico.
Antes era: curtir, zoar - Agora é: causar.
Antes era: mamãe posso ir? - Agora é: véiaaaa, fui!!!
Antes era: legal, bacana - Agora é: maneiro, irado.
Antes era: mulher de vida fácil - Agora é: garota de programa.
Antes era: legal o negócio - Agora é: chapado o baguio.
Antes era: pasta de dente - Agora é: creme dental.
Antes era: cansaço - Agora é: estresse.
Antes era: desculpe - Agora é: foi mal.
Antes era: oi, tudo bem? - Agora é: e aê, belê?
Antes era: ficou chateada - Agora é: ficou bolada.
Antes era: médico de senhoras - Agora é: ginéco.
Antes era: super legal - Agora é: irado.
Antes era: primário e ginásio - Agora é: ensino fundamental.
Antes era: preste atenção - Agora é: se liga na bagaça.
Antes era: por favor - Agora é: quebra essa.
Antes era: recreio - Agora é: intervalo.
Antes era: radinho de pilhas - Agora é: ipod.
Antes era: manequim - Agora é: modelo e atriz.
Antes era: retrato - Agora é: foto.
Antes era: jardineira - Agora é: macacão.
Antes era: mentira - Agora é: kaô.
Antes era: saquei - Agora é: tô ligado.
Antes era: entendeu? - Agora é: copiou?
Antes era: gafe - Agora é: mico.
Antes era: fofoca - Agora é: babado.
Antes era: ha ha há - Agora é: uhauhauhauha.
Antes era: fotocópia - Agora é : xérox.
Antes era: brilho labial - Agora é: gloss.
Antes era: bola ao cesto - Agora é: basquete.
Antes era: folhinha - Agora é: calendário.
Antes era: empregada doméstica - Agora é: secretária do lar.
Antes era: faxineira - Agora é: diarista.
Antes era: vou verificar - Agora é: vou estar verificando.
Antes era: madureza - Agora é: supletivo.
Antes era: vidro fumê - Agora é: insulfilm.
Antes era: posso te ligar? - Agora é: posso te add?
Antes era: tingir uma roupa - Agora é: customizar.
Antes era: dar no pé - Agora é: vazar.
Antes era: embrulho - Agora é: pacote.
Antes era: lycra - Agora é: stretch.
Antes era: tristeza - Agora é: deprê.
Antes era: beque - Agora é: zagueiro.
Antes era: rádio patrulha - Agora é : viatura.
Antes era: atlético - Agora é: sarado.
Antes era: peituda - Agora é: siliconada.
Antes era: professor de ginástica - Agora é: personal trainning.
Antes era : quadro negro - Agora é : lousa.
Antes era: babosa - Agora é: aloe vera.
Antes era - Ave Maria!!! - Agora é – Afffff !
Antes era: caramba - Agora é: caraça.
Antes era: namoro - Agora é: pegação.
Antes era: laquê - Agora é: spray.
Antes era: de montão - Agora é: pracaraio !
Antes: derrame - Agora é: AVC.
Antes era: sua bênção papai - Agora é: "qualé" coroa?
Antes era: você tem certeza? - Agora é: fala sério aê!
Antes era: banha - Agora é : gordura localizada.
Antes era: casa de fundos - Agora é: edícula.
Antes era: bar no fim do expediente - Agora é: happy hour.
Antes era: costureira - Agora é: estilista.
Antes era: negro - Agora é: afro-descendente.
Antes era: professora - Agora é: tia, prof.
Antes era: aquele senhor - Agora é: aquele tiozinho.
Antes era: bela bunda! - Agora é:: que popozão!
Antes era: Amorrrrrrr! - Agora é: Nenhhêêêêê!
Antes era: olha o barulho! - Agora é: ó o auê aí ô!

Autor desconhecido

ENEM: dúvidas de internautas


Dúvidas de internautas sobre o exame

Abaixo, você confere as respostas, cujas informações foram fornecidas pelo MEC (Ministério da Educação) por meio do Inep, autarquia responsável pela elaboração, aplicação e correção do Enem.

COMO POSSO USAR MINHA NOTA PARA ENTRAR NA FACULDADE?
Termino o terceiro ano em 2010 e já fiz minha inscrição do Enem. Posso usar a nota do exame para entrar na faculdade? Como isso é feito?
[Giovanna] [São Paulo, SP]
Giovanna, a nota do Enem 2010 será utilizada por diversas instituições públicas de ensino superior. Em alguns casos, o Enem equivale à prova de vestibular. As vagas costumam ser disponibilizadas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Quem fizer o Enem 2010 poderá concorrer a vagas do Sisu para início da graduação em 2011. As inscrições devem começar apenas depois da realização da prova, em 6 e 7 de novembro. Fique de olho em sites de notícias, como o UOL Educação e UOL Vestibular, e também no endereço oficial do MEC (Ministério da Educação).

POSSO USAR O EXAME PARA "TIRAR O DIPLOMA" DE ENSINO MÉDIO?
Conheço uma pessoa de 52 anos que não concluiu o ensino fundamental. Se ela fizer o Enem e tiver uma nota compatível, terá direito ao certificado do ensino médio?
[Maria das Graças Saraiva] [Araguaína, TO]
Tenho 35 anos parei de estudar na sexta série. Posso fazer o Enem para tirar o certificado do ensino médio, sem ter feito a sétima e a oitava séries?
[Paula] [MG]
O Enem pode ser utilizado para a certificação do ensino médio não importando se ele frequentou a escola regular ou um supletivo. Ou seja, tanto o seu conhecido, Maria das Graças, quanto você, Paulo, podem fazer o Enem para obter esse “diploma”.
Há dois pré-requisitos para isso: ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova (6 de novembro) e obter pontuação mínima de 400 em cada uma das quatro áreas de conhecimento do exame e 500 na redação.
Atenção: a certificação só pode ser expedida por secretarias estaduais e institutos federais – a lista das instituições conveniadas estará disponível no site do Enem. O interessado deverá escolher a instituição no ato da inscrição. Com isso, o inscrito permite que o Inep, autarquia do MEC responsável pelo Enem, libere a pontuação no exame para agilizar a certificação. Ainda assim, é preciso procurar a secretaria de educação ou instituto federal para requerer o certificado de conclusão do ensino médio.

SE FIZER A PROVA, POSSO RECEBER O DIPLOMA DE ENSINO MÉDIO?
Gostaria de saber se a pessoa que faz o exame e ainda não tem o ensino médio recebe o diploma.
[Ana Carolina] [São Paulo, SP]
Isso só acontece se o interessado tiver 18 anos completos no dia da primeira prova do exame, dia 6 de novembro, Ana Carolina.

PRECISO PEDIR CERTIFICADO DE CONCLUSÃO SE FIZ O ENSINO MÉDIO EM ESCOLA REGULAR?
Cursei todo meu ensino médio em escola particular, será necessário pedir o certificado de conclusão?
[Valeria] [Umbauba, SE]
Se você obteve nota para concluir o ensino médio, você não precisa se preocupar em pedir o certificado – ele só é necessário para quem não terminou a escola regular ou o supletivo.

A NOTA DO EXAME VALE POR QUANTO TEMPO?
Estou no segundo ano do ensino médio e pretendo prestar o Enem 2010 como treino... Gostaria de saber se eu posso realizá-lo também no ano que vem, podendo, assim, escolher a maior pontuação.
[Juliana] [São Paulo, SP]
Meu filho fez o Enem 2009. Ele pode fazer o Enem 2010 para tentar melhorar a nota? E, se a nota não melhorar, ele pode optar em usar a melhor nota?
[Bete] [Santos, SP]
Fiz o Enem 2009 e gostaria de saber por quanto tempo ele vale.
[Patricia Rossi] [Londrina, PR]
Fiz o Enem 2009, mas não ingressei em nenhuma universidade. Posso usar essa nota para concorrer este ano ou tenho de fazer o Enem 2010?
[Rafael] [Curitiba, PR]
Ainda não há definição por parte do MEC sobre a utilização de um mesmo exame para mais de um processo seletivo do Sisu nem sobre a escolha da “melhor nota”, como questiona Bete. Também ainda não está decidido qual seria o “prazo de validade” da prova. Segundo o Inep, tecnicamente é possível utilizar as notas do Enem 2009 numa seleção para ingresso em 2011 por causa da tecnologia de avaliação utilizada, a TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Juliana, o Inep não recomenda fazer o Enem como treino. Segundo o instituto, os treineiros podem conhecer a avaliação utilizando as provas anteriores, disponíveis na internet.

SOU ESTUDANTE DE UNIVERSIDADE PÚBLICA, POSSO FAZER O ENEM 2010?
Já realizei a prova do Enem em 2008 e ingressei numa universidade pública. Minha dúvida é se eu posso realizar o exame para concorrer uma vaga em outra graduação.
[Ygor] [Campinas, SP, Brasil]
Pode, Ygor. O fato de você cursar uma universidade pública não é impedimento para se inscrever ao Enem. No entanto, se você for aprovado em outra instituição pública, terá que optar por um dos dois cursos.

POSSO "GUARDAR" A NOTA DESTE ANO PARA CERTIFICAR O ENSINO MÉDIO EM 2011?
Efetuei a inscrição para minha namorada com a intenção de ela concluir o ensino médio, porém ela está com 17 anos. Se ela fizer este ano o Enem e tiver um bom desempenho, ela pode requerer o certificado em 2011?
[Everton Ribeiro] [Telêmaco Borba, PR]
Não. Para pleitear a certificação, Everton, o interessado precisa ter 18 anos completos na data do exame, ou seja, em 6 de novembro.

POSSO USAR O CPF DE OUTRA PESSOA PARA ME INSCREVER?
Estou no primeiro ano do ensino médio e gostaria de saber se posso me inscrever no Enem com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da minha mãe.
[Camila Lembo] [São Paulo, SP]
Infelizmente, Camila, você não poderá utilizar o CPF da sua mãe. Ao digitar o número do documento no sistema, ele buscará informações do titular na base de dados da Receita Federal. Essa medida impede que a inscrição seja efetuada com o CPF de outra pessoa.

POSSO ME INSCREVER SEM NÚMERO DA IDENTIDADE?
Olá, eu queria saber se tem como eu fazer minha inscrição no Enem sem o número da identidade. Estou no terceiro ano do ensino médio e minha identidade não ficou pronta. Vou perder a prova do Enem? : (
[Amanda] [Costa Rica, MS]
Sem o número do documento de identidade e do CPF não é possível fazer inscrição no Enem, Amanda.

NÃO EXISTE A OPÇÃO DETRAN/DIC COMO ÓRGÃO EXPEDIDOR DA IDENTIDADE; QUE FAZER?
O órgão expedidor do meu RG é o Detran/DIC. Não existe essa opção no sistema. Como lidar com isso?
[Kérita] [Rio das Ostras, RJ]

Não existe a opção Detran como órgão expedidor da carteira de identidade. Que devo colocar?
[Marcela] [Rio de Janeiro, RJ]
Moro em Resende e eu tirei minha identidade pelo Detran. Na inscrição, não existe a opção DIC (Departamento de Indicação Civil). Espero resposta.
[Karen Paiva] [Resende, RJ]
Quando o sistema foi ao ar em 21 de junho, essa opção não existia mesmo. Quando esse problema foi detectado, o Inep disponibilizou a opção “outros” no formulário de inscrição.

LÍNGUA ESTRANGEIRA SERÁ COBRADA NA PROVA?
Gostaria de saber se no Enem deste ano vai cair língua estrangeira? Poderei optar por inglês ou espanhol?
[Flaviana] [Guarujá, SP]
Sim, Flaviana. Na prova de 2010 do Enem haverá cobrança de conhecimentos de língua estrangeira (inglês ou espanhol). O interessado deve fazer a opção no ato da inscrição.

TENHO QUE ESCOLHER A INSTITUIÇÃO NO ATO DA INSCRIÇÃO?
Minha filha vai prestar o Enem 2010, mas, pelas regras, ela terá que optar por uma instituição já logo na inscrição da prova. Posso deixar este campo em branco?
[Valéria] [Santos, SP]
Valéria, se a intenção é utilizar o Enem para certificação do ensino médio, é necessário informar a instituição conveniada para requerer o certificado depois. Isso agiliza o processo.
No entanto, se você se refere à escolha da instituição de ensino superior em que sua filha pretende estudar, isso não é feito durante a inscrição do Enem. É realizado um processo completamente diferente por meio do Sisu.

MORO COM MEUS PAIS, DEVO DECLARAR QUE TENHO CASA PRÓPRIA?
Fiz a inscrição de meu filho para o Enem 2010, mas fiquei confusa ao respondermos o questionário. Moro com ele num quarto e banheiro no fundo da casa de meu pai. Considero meus pais parte da “família”?
[Silvia] [Taubaté, SP]
Segundo o conceito do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), você e seu filho são considerados uma “família”. Portanto, apenas os salários de vocês dois devem ser considerados. E, o imóvel – se é do seu pai – não deve ser comunicada como “casa própria”.
No caso de estudantes menores ou dependentes dos pais, o conceito de família também se aplica. E, neste caso, o inscrito deve somar as rendas da casa e o imóvel em que reside deve ser considerado "próprio" mesmo que esteja no nome do pai ou da mãe.

COMO SABEREI SE O MEU PEDIDO DE ISENÇÃO FOI ACEITO?
Fiz a minha inscrição no Enem 2010. Como faço pra eu saber se foi aprovada a minha declaração de carência?
[José Ilmar Sobrinho da Silva] [Castanhal, PA]
Declarei carência, mas ainda não recebi a confirmação. Estou preocupada.
[Márcia Russine] [Guarulhos, SP]
Não haverá nenhum tipo de mensagem de confirmação ou lista de isentos da taxa. A liberação do pagamento não é feita automaticamente no ato da inscrição porque o Inep verifica a veracidade das informações. Esse procedimento é feito no decorrer do período de inscrição e é por amostragem, ou seja, em um grupo dos candidatos à gratuidade da taxa. Como no imposto de renda, quem “cair na malha fina” sofre punições. No caso do Enem, se o candidato não foi fiel às informações e o Inep descobrir, ele é avisado da auditoria e é eliminado do Enem 2010. Portanto, o prazo final para "cair na malha fina" é o final do período de pagamento da taxa, 12 de julho.

A ISENÇÃO PARA ALUNO DA ESCOLA PÚBLICA É AUTOMÁTICA?
Estudei somente em escola pública. Mas, o sistema acusa que minha inscrição está pendente porque tenho de pagar. Não entendi.
[Sandra] [Santos, SP]
Sandra, a isenção só é automática se você estiver concluindo o ensino médio agora em 2010. Ser aluno da rede pública não é condição automática para isenção.

FIZ APENAS O TERCEIRO ANO EM ESCOLA PÚBLICA, TENHO DIREITO À ISENÇÃO DE TAXA?
Concluirei o supletivo público do ensino médio até julho 2010, mas fiz o primeiro e o segundo anos na rede particular. Conseguirei isenção de taxa?
[Guilherme] [Campinas, SP]
Segundo o edital, a isenção de taxa é conferida “ao aluno concluinte do ensino médio, em qualquer modalidade de ensino, matriculado em escola pública declarada no Censo Escolar da Educação Básica”.

PRECISO APRESENTAR O BOLETO DE PAGAMENTO NO DIA DA PROVA?
Depois que pago o boleto da inscrição o que faço com ele? Tem que ser apresentado no dia da prova?
[Andrei] [Sete Quedas, MS]
Você não precisa apresentar o boleto no dia da prova. Mas, é interessante você guardá-lo até a realização da prova, Andrei.

QUE UNIVERSIDADES VÃO UTILIZAR A NOTA DA PROVA?
Gostaria de saber a lista das faculdades que adotarão o Enem.
[Carolina] [Barueri, SP]
Quais as universidades no Estado do Rio de Janeiro vão aproveitar a nota do Enem?
[Silberto Alves] [Rio de Janeiro, RJ]
Gostaria de saber a lista de universidades que adotarão o Enem.
[Bárbara] [Vila Velha, ES]
Ainda não existe uma lista unificada de quais instituições públicas vão utilizar o Enem. A Sesu (Secretaria de Ensino Superior), vinculada ao MEC recomenda que os vestibulandos procurem informações junto às suas instituições de interesse.
Algumas universidades, como a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), vão adotar o Enem como forma única de ingresso e irão disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Outras, como a UnB (Universidade de Brasília), colocarão no Sisu apenas as vagas ociosas. Existem ainda aquelas, como a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que vão usar a prova do Enem como primeira fase de seus processos seletivos.

A UFSCAR VAI UTILIZAR APENAS O ENEM PARA SELECIONAR SEUS INGRESSANTES DE 2011?
Para a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) vai ser somente o Enem para todos os cursos? Sem provas das chamadas "segunda fase"?
[Emília] [São Paulo]
Isso mesmo, Emília, a UFSCar aderiu ao Sisu como etapa única de seleção. Isso significa que bastará o Enem como prova de vestibular, sem primeira ou segunda fase. A universidade vai disponibilizar todas as suas vagas para 2011 no sistema. Todos os interessados em ingressar nessa instituição devem fazer o Enem 2010.

A FUVEST VAI USAR A NOTA DO EXAME NO VESTIBULAR?
Gostaria de saber se esse ano a nota do Enem será utilizada na contagem da nota da Fuvest.
[Denise] [São Paulo, SP]
Denise, como o edital do vestibular 2011 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) ainda não foi publicado, não há informações definitivas a esse respeito. No vestibular 2010, a nota obtida no Enem poderia chegar a 20% da pontuação da primeira fase. No entanto, não foi possível conciliar o calendário da FUVEST, que seleciona para a USP (Universidade de São Paulo), com a agenda do Enem, que foi alterada com o cancelamento da prova por causa da tentativa de furto da prova.

TENHO DE FAZER A OPÇÃO PELA UNIVERSIDADE NO FINAL DA PROVA?
Gostaria de ver a lista das universidades que utilizam o Enem em seus processos seletivos. Também quero saber se é verdade que no término da prova devo colocar as faculdades que eu quero que a nota do Enem seja aplicada.
[Gustavo Borges Martins Freitas] [São João da Mata, MG]
Gustavo, você não faz opções por cursos de graduação na prova do Enem. As inscrições para vagas em instituições públicas de ensino superior costumam ser realizadas pelo Sisu.

POR QUANTO TEMPO A NOTA DA PROVA VALE PARA O PROUNI?
Por quanto tempo a nota do Enem vale para tentar uma vaga no Prouni?
[Marta] [Curitiba, PR]
Ainda não há definição por parte do MEC a esse respeito, Marta.

Fonte: UOL Educação – por Karina Yamamoto
Qualquer dúvida que não esteja esclarecida nesta postagem, acesse o site UOL-Educação, o site do INEP - www.inep.org.br ou ligue para 0800616161 ( Portal de atendimento do INEP ) e faça os seus questionamentos.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Descubra seu talento


Ponha seu talento para circular

Cada um de nós possui uma habilidade que é única. Descobri-la e colocá-la em prática é necessário e requer autoconhecimento.

Ele é associado à ideia de genialidade, embora nem sempre a represente. Está dentro de nós, mas, muitas vezes, não conseguimos reconhecê-lo. Costumamos achar que apenas as realizações grandiosas merecem sua apreciação. Estamos falando do talento, o protagonista desta reportagem. É verdade que cada um de nós é portador de sonhos, paixões e habilidades únicos, e quando permitimos que eles atuem por meio de ações ou de trabalho, sentimos o peito transbordar de felicidade. Sinal de que estamos no caminho certo e de que nossa energia criativa está livre para agir. O problema é que nem sempre sabemos reconhecer esses atributos ou permitir que eles venham à tona. Então, como descobrir o talento que existe na gente?

Derrubando mitos
Antes de tudo é preciso desmistificar o conceito de talento, abandonando a ideia de que ele representa uma qualidade rara ou um privilégio de poucos gênios. Tal habilidade está ao alcance de todos e podemos sentila cada vez que nos permitimos dar vazão à nossa essência. Quem age por essa aptidão torna-se uma pessoa mais criativa, instintiva, confiante além de ter mais saúde, afinal, menor será o estresse. Ao contrário, quem renega o íntimo geralmente age com arrogância, tem dificuldade em compreender as motivações, é confuso e procura não olhar para dentro.

Outro mito a ser derrubado é aquele que diz que o talento sempre tem a ver com dinheiro, fama ou sucesso. Para muitas pessoas, a realização encontra-se nas pequenas coisas da vida. É importante olhar para dentro e entender de que forma nos realizamos, quais são as coisas para as quais temos mais facilidade. “Se formos incapazes de reconhecer o próprio talento, vamos acabar perseguindo os sonhos de outras pessoas”, diz a psicóloga Tânia Casado, da Universidade de São Paulo (USP). Ela criou um diagnóstico de tipo psicológico (DTP), baseado na tipologia desenvolvi- da no início do século 20 pelo psicólogo suíço Carl Gustav Jung (1875-1961)

Infelizmente, a maioria de nós ainda está longe de conhecer o próprio potencial. Muitas vezes, nos rendemos às crenças construídas na infância. Com um agravante: elas quase nunca refletem a realidade, pois foram contorcidas pelos filtros imaturos da meninice, quando acreditávamos em tudo o que os outros nos diziam sobre nós mesmos. Por exemplo: uma criança pode ter talento artístico, mas se essa habilidade não estiver em consonância com os valores da família, ela pode acabar reprimindo sua habilidade inata para desenvolver qualidades em outra direção. Assim como os casos mais comuns de filhos que seguem a profissão sonhada pelos pais apenas para não desagradá-los.

O pior de tudo é que, a partir daí, as crenças funcionam como um software incorporado em nós passamos o resto da vida tentando corres ponder a elas. E aí nos tornamos pessoas infelizes, certas de que não sabemos fazer nada direito, pulamos de emprego em emprego à procura de realização. “Passamos muitas horas trabalhando, por isso, é importante fazer da profissão uma expressão de nossos talentos e vocação”, aconselha Tânia Casado.

Que venha o talento
A saída, então, é investir no autoconhecimento. Quem se conhece bem sabe o que quer e consegue fazer escolhas adequadas, que tragam realização, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. “Algumas pessoas têm mais facilidade em profissões que envolvam relacionamentos interpessoais, outras se sentem mais à vontade trabalhando em meio a números e cálculos”, explica a professora da USP. Muitos profissionais de psicologia aplicam testes que ajudam a reconhecer o que nos diferencia dos outros. Isso não quer dizer que só podemos trabalhar naquilo para o qual temos talento. Ao contrário, se nos aplicarmos, podemos aprender a fazer qualquer coisa, mas quando escolhemos uma profissão que permite a expressão dessas habilidades inatas, tudo flui com mais facilidade e competência. Veja no box da página ao lado alguns exercícios que ajudam a se conhecer melhor e a trazer à tona o seu talento.

Talento e valores

Segundo a psicóloga Tânia Casado, da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em carreiras, o comportamento humano é basicamente determinado por dois fatores: nossos traços, que são aspectos inatos da personalidade, e nossos valores, que determinam para onde direcionamos esses aspectos. Éticos, estéticos, políticos ou religiosos que sejam, é importante identificar quais são os seus e notar como eles condicionam seus relacionamentos e amizades. “Você precisa se conhecer. Quando você programa um GPS para conduzi-lo a um destino, ele sempre pergunta a origem. Sem saber de onde você vem, sem autoconhecimento, não é possível direcionar metas”, conclui.

Para determinar seus reais valores, pergunte-se:
• Quais dos meus dons significam mais pra mim?
• O que mais amo em mim?
• O que os outros mais amam em mim?
• Amizade, trabalho criativo, paz interior ou gentileza: qual desses itens é mais importante para mim a ponto de eu me sacrificar por ele?

Aprenda a se conhecer
Pegue duas folhas em branco. Em uma delas faça um resumo da história da sua vida (os acontecimentos mais marcantes, o que mais gostou, os seus projetos, realizados ou não). Na outra, responda às perguntas abaixo. É permitido pedir ajuda.

1. Quais as brincadeiras mais originais ou não que você fazia quando pequeno?
2. Qual o lugar, real ou imaginário, que você sente ser só seu?
3. Qual seu maior medo racional ou irracional?
4. Complete a frase: não vivo sem...
5. Você tem sonhos recorrentes? Quais? Se não tiver, anote um sonho que o tenha marcado.
6. Olfato, paladar, audição, tato ou visão: qual o seu sentido mais forte?
7. O que você faz naturalmente bem? O que faz com facilidade? Amizade? Atividades artísticas? Esporte?
8. O que você faz com dificuldade?
9. O que você faz nos momentos em que se sente mais feliz?

Compare agora as duas folhas e veja o quanto a primeira responde às questões da segunda. Você pode se surpreender ao notar que a relação entre as duas pode ser pequena. Sinal de que em algum momento da vida você se afastou do seu eu. Nesse caso, é hora de tentar recuperar o que está descrito na sua biografia. A verdadeira proposta desse exercício é ajudá-lo a se descobrir melhor. Para resumir a importância dessa descoberta, a psicóloga Tânia Casado gosta de citar uma frase de sua tia Sofia: “Quando você não sabe para onde quer ir, nenhum caminho serve”.

Fonte: Revista Natural - Por Ângela Tessecini