sábado, 24 de julho de 2010
Perigos da Automedicação
Perigos da automedicação: analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos
e fitoterápicos
Quem nunca foi à farmácia para resolver uma dor de cabeça indesejada ou se consultou com um parente para se livrar de um resfriado? Poucos dão atenção, mas a automedicação é grave e leva à morte em determinados casos. *Estatísticas apontam que os analgésicos e os anti-inflamatórios são os campeões em casos de reação alérgica (44%), seguidos pelos antibióticos (23%).
"O uso de um medicamento inadequado não envolve somente reações alérgicas, mas a substância pode interagir com outras medicações e gerar efeitos inesperados. Uma droga potencializa, anula ou altera a absorção de um segundo medicamento", destaca a alergologista Fátima Rodrigues Fernandes.
A automedicação ainda pode ocasionar resistência a medicamentos. E quando houver necessidade de administrá-los, eles não terão o efeito desejado. "Isso aconteceu com a gripe do tipo A, muitas pessoas tomaram antibióticos indicados para a infecção, sem saber ao certo se era um caso de gripe suína", lembra a especialista.
Imprevisíveis, as reações alérgicas se manifestam por meio de urticária, angioedema (lábios e olhos inchados), erupções na pele com coceira e descamação, asma, rinite, **edema de glote e até ***repercussão sistêmica, podendo ocorrer queda da pressão arterial, o que caracteriza o ****choque anafilático.
Saiba o que pode acontecer com o uso indiscriminado de medicamentos
Analgésicos e anti-inflamatórios: podem agravar problemas gástricos, são contraindicados para quem já teve úlcera. Além disso, têm ação anticoagulante e podem provocar hemorragias. Os anti-inflamatórios ainda prejudicam pacientes que têm problema cardíaco ou renal e agravam a hipertensão. No caso das crianças, eles são recomendados com cautela, pois estas reações podem ser ainda mais graves.
Antibióticos: quando não são indicados podem mascarar uma doença mais grave ou causar outros transtornos, como vômitos e diarreia. Sem contar que quando forem necessários em outro momento não surtirão o mesmo efeito, já que ocorre o fenômeno de tolerância ou aumento da resistência bacteriana. Um exemplo é o uso inadequado de antibiótico para uma doença viral como a mononucleose, comum em crianças, o que pode ocasionar o aparecimento de manchas vermelhas na pele, confundindo o diagnóstico com alergia ao remédio.
Fitoterápicos: o uso incorreto pode provocar alterações na pressão arterial, problemas no sistema nervoso central, fígado e rins, que geram internações hospitalares e levam à morte. Os fitoterápicos são medicamentos alopáticos, possuindo compostos químicos que interagem com outros medicamentos. Deve-se ter cuidado também ao associar medicamentos com plantas medicinais, o que pode promover a diminuição dos efeitos ou provocar reações indesejadas. Um exemplo é o uso de Ginco (Ginkgo biloba) juntamente com anticoagulantes, como warfarina ou ácido acetilsalisílico, podendo promover hemorragias.
*A pesquisa foi realizada no Hospital do Servidor Público Estadual, em 2006, com adultos e crianças, são pacientes que procuraram o serviço por queixa de reação à droga.
**Inchaço que ocorre na glote, na região da laringe, que provoca falta de ar, dificuldade na respiração que pode variar de leve à grave.
***São reações do organismo diante de alguma complicação que podem comprometer os rins, pulmão ou fígado, por exemplo.
****Chama-se choque anafilático porque a pessoa tem uma queda brusca na pressão arterial, se não houver intervenção há tempo, os órgãos ficam sem irrigação e entram em colapso.
Disponível em: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/automedicacao01.htm
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Colégio Dom Bosco: bicampeão de futsal da seletiva dos Jogos da Primavera 2009/2010
O Colégio Dom Bosco sagrou-se Bicampeão de Futsal da Seletiva dos Jogos da Primavera na categoria A - sub 14 anos, que foi realizada no período de 21 a 24 de julho em Itabaiana, Macambira e Ribeirópolis com a participação de 25 escolas da região agreste.
Com este título, o Dom Bosco representará a DRE 3 nos Jogos da Primavera-Seletiva da Etapa Estadual em Aracaju, de 11 a 23 de agosto, que classificará o campeão para representar Sergipe nas Olimpíadas Escolares - Etapa Nacional, que será realizada em Fortaleza-CE, de 09 a 19 de Setembro.
O Dom Bosco foi campeão invicto com os seguintes resultados: 10 a 02 Escola Municipal José Filadelfo Araújo; 07 a 03 Colégio Estadual Emiliano Ribeiro; 07 a 05 Colégio Estadual Murilo Braga; 03 a 01 Escola Municipal Profª Maria Elizete Santos, pela semifinal; e na final, empatou de 03 a 03 no tempo normal com a Escola Municipal José Fonseca Lima e a venceu nos pênaltis por 03 a 02.
Os campeões itabaianenses são: Nildênis, Maicon, Edson, Higor, Tomás, Yuri, William, Wilsinho, Vinícius e o Professor Antonio Márcio dos Santos.
PARABÉNS A TODOS!
Por Professor José Costa
Com este título, o Dom Bosco representará a DRE 3 nos Jogos da Primavera-Seletiva da Etapa Estadual em Aracaju, de 11 a 23 de agosto, que classificará o campeão para representar Sergipe nas Olimpíadas Escolares - Etapa Nacional, que será realizada em Fortaleza-CE, de 09 a 19 de Setembro.
O Dom Bosco foi campeão invicto com os seguintes resultados: 10 a 02 Escola Municipal José Filadelfo Araújo; 07 a 03 Colégio Estadual Emiliano Ribeiro; 07 a 05 Colégio Estadual Murilo Braga; 03 a 01 Escola Municipal Profª Maria Elizete Santos, pela semifinal; e na final, empatou de 03 a 03 no tempo normal com a Escola Municipal José Fonseca Lima e a venceu nos pênaltis por 03 a 02.
Os campeões itabaianenses são: Nildênis, Maicon, Edson, Higor, Tomás, Yuri, William, Wilsinho, Vinícius e o Professor Antonio Márcio dos Santos.
PARABÉNS A TODOS!
Por Professor José Costa
quinta-feira, 22 de julho de 2010
QUERO VOLTAR A CONFIAR
Quero voltar a Confiar
Fui criado com princípios morais comuns: quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade…
Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror… Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que Meus netos um dia enfrentarão. Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos.
Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, Filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças.
O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho.
Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “ temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER” E definitivamente bela, como cada amanhecer. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como o céu de primavera, leve como a brisa da manhã! Quero ter de volta o meu mundo simples e comum.
Vamos voltar a ser “gente” Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. A indignação diante da falta de ética, de moral, de respeito... Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar… Quem sabe começando a encaminhar ou transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!
Autor: Arnaldo Jabor
A vida é uma seleção natural
Competir faz parte da vida de todo ser humano e por isto, devemos estar sempre preparados intelectualmente, fisicamente e psicologicamente para sermos selecionados nas primeiras colocações em diversas etapas da vida, é uma das leis de sobrevivência. O que diferencia as pessoas na seleção da vida é a inteligência, experiência, qualificação, habilidade, audácia, planejamento e dedicação, que faz o sucesso acontecer.
Esta seleção começa antes do início da nossa vida, quando milhões de espermatozóides disputam uma corrida para fertilizar o óvulo e apenas um consegue o objetivo. Desde os primeiros anos na vida escolar somente os que atingem a média nas notas são aprovados para a série seguinte. O vestibular aprova os melhores alunos para ingressar na universidade nos diversos cursos, mas isto acontecia antes da implantação das cotas para afro-descendentes e alunos das escolas públicas. No esporte, os técnicos selecionam os melhores atletas para formar a equipe que representará a escola, o Estado, o país em uma competição. Um concurso público classifica os primeiros colocados a ingressar no trabalho em repartições públicas. As mulheres mais belas do mundo disputam o concurso de beleza para ser escolhida à miss universo. Uma empresa quando quer contratar um profissional analisa os currículos dos interessados e escolhe o mais qualificado.
Até a natureza seleciona os mais fortes, hábeis, ágeis e saudáveis para sobreviver mais tempo. O agricultor quando vai plantar seleciona as melhores sementes para aumentar a produção. Em algumas raças, os melhores animais são selecionados para servir como reprodutores e melhorar a linhagem.
Para a pessoa estar entre os primeiros lugares tem que aprender a competir e ter a capacidade, inteligência e determinação para conseguir atingir seus objetivos. Dessa forma, usando valores e princípios como:
respeitar os outros, jogar limpo, ser humilde, honesto, saber ganhar e perder que deve ser aprendido desde criança, com os pais e professores, através de ensinamentos e principalmente com exemplos; ensinando que ganhar ou ser o primeiro é possível, mas nunca passando por cima dos adversários, sendo desonesto ou usando de artifícios, mentiras e falsificações.
Competir é bom, é necessário, faz bem ao corpo e à mente, desde que saibamos respeitar os direitos dos outros e cumprir as regras pré-estabelecidas. Assim, poderemos dizer que estamos preparados para vencer qualquer etapa em nossas vidas.
Por Professor José Costa
Ser competitivo é bom ou ruim para a saúde mental do adolescente?
A resposta é: ambos. Mas depende de como se faz isso. Competir para vencer se mostrou ruim para as relações sociais das meninas e também está ligado ao aumento dos níveis de sentimentos depressivos, mas em níveis menores daqueles vistos nos meninos. Já competir para se superar mostrou benefícios para ambos os sexos.
O estudo, conduzido por David Hibbard, da Universidade Estadual da Califórnia, e Duane Buhmester, da Universidade do Texas, ambas nos EUA, mostrou a influência da competitividade no bem-estar psicológico e nas interações sociais em adolescentes. Os resultados foram publicados no periódico Sex Roles.
A competitividade se mostrou tanto uma virtude quanto um vício. A vitória de uma pessoa pode ser a perda de outro alguém. Quando levada muito a sério, o sentimento que prevalece é de egoísmo (se achar melhor que os outros). Consequentemente, a competitividade pode levar a sérios problemas de sociabilidade ou emocionais, com consequências diferentes em meninos e meninas.
Mas as implicações da competitividade, tanto para homens quanto para mulheres, na adolescência – uma época de formação da própria identidade – envolve diversos níveis de ambição e competição com os pares e ainda não foram muito estudadas. E é bom lembrar que paralelamente a tudo isso há o desenvolvimento dos círculos de amizade com maior nível de comprometimento e o início dos relacionamentos afetivos.
Dominar e se isolar?
Hibbard e Buhmester analisaram os efeitos desses dois tipos de competitividade no desenvolvimento psicológico e social dos adolescentes: a competição para vencer, ou seja, dominar ou ser melhor que os outros, e a competição para se superar, onde há metas pessoais a serem alcançadas.
Para o estudo os pesquisadores entrevistaram mais de cem adolescentes cursando os últimos anos do ensino médio, assim como seus pais e amigos. Além disso, foram observados fatores como autoestima, sintomas depressivos, solidão, nível de agressividade, qualidade dos relacionamentos interpessoais e desempenho acadêmico.
O que eles observaram foi que as meninas que competiam para vencer tinham maiores níveis de depressão e sentimento de solidão, assim como círculos de amizades menores. Competir para se superar, em compensação, se mostrou ser positivo para a autoestima e para diminuir os níveis de depressão em ambos os sexos.
Os pesquisadores concluem que o sentimento de competição é algo que pode ser ambivalente: de um lado ter objetivos pessoais e procurar superá-los é extremamente positivo; de outro, a competição vista como modo de se destacar em detrimento de outros indivíduos parece ter grande impacto socioemocional, especialmente para as meninas, aumentando o isolamento e os riscos para o desenvolvimento de transtornos depressivos.
Fonte: UOL - com informações do Springer’s Sex Roles
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Tudo Passa
Certo dia, um sacerdote percebeu a seguinte frase em um pergaminho pendurado aos pés da cama de seu mestre:
“Isso também passa”.
Com a curiosidade de cada ser humano, resolveu perguntar: “Mestre, o que significa essa frase?”.
E o mestre, sem titubear, lhe responde: “A vida nos prega muitas peças, que podem ser boas ou não. Mas tudo significa aprendizado”.
Recebi essa mensagem de um anjo protetor num desses momentos de dor em que quase perdi a fé. Ela é para que, todos os dias, antes de me levantar e de me deitar, possa ler e refletir; para que, quando tiver um problema, antes de me lamentar, eu possa lembrar que
“isso também passa”.
E, para quando estiver exaltado de alegria, que tenha moderação e possa encontrar o equilíbrio, pois
“isso também passa”.
Tudo na vida é passageiro assim como a própria vida, tanto as tristezas como também as alegrias. Praticar a paciência e perseverar no bem e nas boas ações, ter simplicidade, fé e pensamentos positivos, mesmo perante as mais difíceis situações, é saber viver e fazer da nossa vida um constante aprendizado.
É ter a consciência de que todas as pessoas erram, de que o ser humano ainda é um ser imperfeito em busca da perfeição e, por isso, até saber que, se muitas vezes nos decepcionamos com pessoas, é porque esperamos mais do que elas estão preparadas para dar, dentro de seu contexto e grau de compreensão.
Desse modo, meu amigo, toda vez que olho para essa frase, meu coração se aquieta e a paz me invade, pois sei que “isso também passa”.
Autor desconhecido
As Cem Melhores Coisas que Você Pode Fazer Pelo Seu Filho
Poucas coisas são mais importantes na vida do que educar crianças. No entanto, a maioria das pessoas não recebe nenhuma educação formal para realizar essa tarefa com sucesso. Em grande medida, as habilidades de educar filhos são desenvolvidas na observação de como nossos próprios pais lidaram conosco e com os nossos irmãos. Quando temos pais tranqüilos e eficientes, nossas habilidades de educar tendem a funcionar. Se nossos pais foram pouco habilidosos em lidar com os filhos, tendemos a ter dificuldade em lidar com nossos próprios filhos.
Embora a educação de filhos possa ser tremendamente compensadora, é, muitas vezes, cheia de dores de cabeça, confusão e sofrimento. Se você seguir os princípios delineados aqui, notará um aumento marcante na sua eficiência com seu filho, além de um relacionamento pleno e mais positivo.
Escolha aquelas que são apropriadas para a situação. Essas “melhores coisas que você pode fazer pelo seu filho” foram reunidas com o passar dos anos de experiência clínica com crianças e adolescentes “difíceis” e “não tão difíceis”. Essas dicas também resumem tudo o que foi abordado em O manual de instruções que deveria vir com seu filho, de Daniel Amen.
Lembre-se de como é ser criança e adolescente
1 Lembre-se de como é ser criança (o bom e o ruim). Como se sentia quando tinha a idade deles. Isso vai ajudá-lo a reconhecer e a lidar com as preocupações dos filhos.
2 Lembre-se de como se sentia quando mamãe e papai estavam muito ocupados para atender você.
3 Lembre-se de como era quando você dizia uma mentira e de como gostaria que seus pais tivessem reagido ao descobrir a verdade.
4 Lembre-se de como se sentia quando seus pais brigavam entre si. Você briga da mesma maneira com o seu parceiro?
5 Lembre-se de como se sentiu quando sua mãe ou seu pai o/a levou a um lugar muito especial.
6 Lembre-se das horas das refeições. Se foram experiências positivas (e por quê) ou experiências negativas (e por quê).
7 Lembre-se de como se sentia na hora de ir para a cama.
8 Lembre-se da primeira vez em que você convidou alguém para sair, ou de quando foi convidado, e da intensa ansiedade que acompanha um namoro.
9 Lembre-se de seus sentimentos e suas experiências sexuais quando criança e adolescente.
10 Lembre-se dos piores professores que teve. Assim, você pode entender seus filhos quando eles reclamam da escola.
11 Lembre-se dos melhores professores que teve, para dizer aos seus filhos como a escola pode ser boa.
A autoridade é essencial
12 Ser firme com seus filhos não é o mesmo que ser mau.
13 A autoridade é essencial para manter ordem e estrutura na família. Seus filhos o respeitarão mais se acreditarem, de fato, que você deve ser a figura de autoridade nesse relacionamento.
14 Estabelecer a autoridade (de forma gentil) com a criança aumenta a criatividade. Os limites são conhecidos, e ela não precisa testá-los constantemente, deixando energia para atividades mais produtivas. Além disso, a criança também aprenderá a lidar com a autoridade quando adulta.
15 Faça valer o que diz. Não permita que a culpa o faça voltar atrás naquilo que sabe que é certo.
Seu relacionamento com seus filhos é a chave do sucesso
16 Seu relacionamento pessoal com seus filhos é importante para o bem-estar emocional deles! Muitos pais subestimam sua influência. Com um bom relacionamento, eles recorrerão a você quando precisarem. Quando o relacionamento é ruim, procurarão outros (como os amigos) em busca de conselho.
17 Respeite seus filhos. Trate-os em casa como os trataria na frente dos outros. Isso também os ensina a serem autênticos com as pessoas.
18 Passe algum “tempo especial” com seus filhos todos os dias, fazendo o que gostam e querem. Quinze a vinte minutos por dia de “tempo especial” irá fortalecer o elo entre vocês e fará uma grande diferença na qualidade do relacionamento. Quando você está disponível para seus filhos, os ajuda a se sentirem importantes e aumenta sua auto-estima.
19 Seja um bom ouvinte. Descubra o que seus filhos pensam antes de lhes dizer o que você pensa.
20 Fale com seus filhos no nível deles.
21 Evite gritos. Como é que você se sente quando alguém grita com você? Fale de maneira suave com eles; assim, estarão muito mais dispostos a ouvi-lo.
22 Mantenha as promessas que fizer.
23 Os filhos aprendem sobre relacionamentos observando como os pais se relacionam entre si. Você está dando um bom exemplo?
Um ambiente amoroso e prestativo
24 Diga aos seus filhos todos os dias que você os ama.
25 Seja carinhoso. Abrace-os sempre que buscarem o seu colo ou a sua proximidade.
26 Estabeleça contato visual com seus filhos todos os dias e pergunte como foi o dia deles.
27 Ouça a música que ouvem para saber que informação está entrando na cabeça deles.
28 Limite a TV e o videogame. Lembre-se: são atividades “sem cérebro” e de pouca utilidade às crianças.
29 Não permita que assistam a muitos noticiários. Isso assusta e aumenta a ansiedade.
30 Cuide dos rituais (ir para a cama, refeições, feriados, etc.), pois fornecem continuidade, estrutura e estabilidade familiar.
31 Apresente-os a uma grande gama de experiências, mesmo que eles hesitem em aceitar.
32 Participe de jogos com seus filhos. A recreação é essencial para uma vida equilibrada e feliz.
Expectativas claras
33 Seja claro com o que espera da criança ou do adolescente. O que funciona bem é afixar regras, delinear as “leis” e os valores da família. Aqui estão oito exemplos:
• Falar a verdade.
• Tratar um ao outro com respeito.
• Não discutir com os pais.
• Respeitar a propriedade um do outro.
• Fazer o que a mãe e o pai disseram da primeira vez (sem reclamar ou fazer cena).
• Pedir permissão antes de ir a algum lugar.
• Guardar as coisas que tirou do lugar.
• Procurar maneiras de ser gentil e prestativo um com o outro.
Dê atenção ao que você gosta bem maisdo que ao que você não gosta
34 Quando seus filhos cumprem as regras e as expectativas, note isso. Se nunca reforça a obediência, é pouco provável que ela se mantenha.
35 Note os comportamentos de que gosta nos filhos dez vezes mais do que os comportamentos de que não gosta. Isso os ensina a notar o que eles gostam em si mesmos, em vez de criar uma auto-imagem crítica.
36 O elogio e o incentivo não só fortalecem a ligação entre pais e filhos, como aumentam o bom comportamento e ensinam novas habilidades. A raiva e o castigo podem reprimir o comportamento difícil, mas não ensinam nada de bom a longo prazo e ainda prejudicam o relacionamento.
Disciplina
37 Lembre-se: não diga aos seus filhos para fazerem alguma coisa dez vezes. Espere que obedeçam da primeira vez! Esteja pronto para fazer valer suas palavras.
38 Use a disciplina para ensiná-los, em vez de castigar ou revidar por causa do mau comportamento.
39 Jamais os discipline quando estiver descontrolado. Retire-se por um tempo até reassumir o controle de si mesmo.
40 Considere o mau comportamento como um problema que você vai resolver, em vez de se fixar na idéia de que “o garoto está só querendo me irritar”.
41 É importante que faça valer conseqüências rápidas e claras para regras quebradas, de forma direta e sem emoções exacerbadas. Bronca e gritaria são extremamente destrutivas e ineficientes.
42 Sempre se lembre das palavras “firme” e “gentil”. Um pai costumava dizer “duro como prego e gentil como um cordeiro”. Tente equilibrar os dois ao mesmo tempo.
43 Quando seus filhos ficarem presos no comportamento negativo, tente distraí-los e volte ao assunto mais tarde.
44 Lide com a mentira e o roubo imediatamente.
45 Aprenda a lidar com situações difíceis com seus adolescentes (sexo, drogas, desrespeito). Muitos pais me perguntam se funciona bater nos filhos. Respondo que a questão é a qualidade do relacionamento e a capacidade de ser firme e gentil com eles.
Escolhas
46 Dê aos seus filhos a chance de escolher entre várias alternativas, em vez de decretar o que eles vão fazer, comer ou vestir. Se tomar todas as decisões por eles, serão incapazes de tomar suas próprias decisões mais tarde.
47 Antes de dizer a sua opinião sobre uma decisão na vida deles, peça-lhes que lhe contem o que pensam.
48 Incentive-os a tomar decisões independentes, baseadas no conhecimento que têm, em vez de fazê-lo com base na opinião dos amigos.
Supervisão
49 Supervisione a experiência escolar. Conheça o professor. Seja uma parte ativa da classe dos seus filhos. Às vezes os pais são as últimas pessoas a saber de coisas que não estão dando certo. Quando você se envolve, ajuda a mantê-los nos eixos.
50 Saiba onde estão todo o tempo. Diga-lhes que quer saber com quem estão, o que estão fazendo e a que horas chegarão em casa. Mostre-lhes que vai verificar periodicamente. De início, vão reclamar de sua intromissão; mas, a longo prazo, vão apreciar que você se importa.
51 A confiança é baseada nas experiências passadas. Mostre que o grau de liberdade deles depende de quão confiáveis se mostrem.
52 Passe um tempo com os amigos de seus filhos (mesmo que o rejeitem), para saber a que tipo de influência seus filhos estão expostos.
Apoio dos pais
53 Os pais precisam estar juntos e apoiar um ao outro.
54 Quando, aos filhos, é permitido dividir a autoridade paterna, acabam tendo muito mais poder do que lhes seria benéfico.
55 Os pais que têm suas forças sugadas não conseguem se dar de forma adequada aos filhos. Nesse caso, o melhor é reservar um tempo para repor as energias.
56 A melhor coisa que você pode fazer pelos seus filhos é amar o seu parceiro.
Auto-estima
57 As crianças assumem os rótulos que lhes damos. Seja cuidadoso com os apelidos e as frases que usa para descrever seus filhos.
58 A auto-estima deles é mais importante do que a qualidade de sua lição de casa.
59 Ajude-os a ter ilhas de competência em áreas de seu interesse (esporte, música, etc.). A auto-estima se baseia na capacidade de a pessoa se sentir competente.
Ensinando as crianças
60 Uma forma significativa de seus filhos aprenderem valores é observando o comportamento dos pais. Ensine-lhes valores através de sua conduta e de sua experiência de vida.
61 Converse sobre sexo e drogas. Não deixe essa responsabilidade para a escola!
62 Ajude-os a aprender com seus erros. Não os menospreze, senão eles o farão consigo mesmo quando não alcançarem a perfeição.
63 Tenha somente alimento saudável em casa: assim, aprenderão a comer bem para manter a saúde.
64 Ajude-os a incluirem as atividades físicas na rotina diária.
65 Respeito à natureza e aos animais são valores que devem ser reforçados na educação.
66 Converse sobre vida e morte.
67 Não permita que culpem os outros pelo que acontece em sua vida.
68 Ensine-lhes o poder de delegar.
69 Agradecer o que recebem é outro aprendizado importante.
70 Demonstre que a organização torna o dia-a-dia mais fácil (isso pode significar manter o quarto arrumado, mesmo quando essa não seja a tendência natural deles).
71 Faça da leitura um hábito. Leia para seus filhos (ou peça que eles leiam para você).
72 Informe-se sobre as novas tecnologias e seja o primeiro a lhes ensinar.
Trabalho e filhos
73 Incentive seus filhos a trabalhar por aquilo que querem, ao contrário de lhes dar tudo o que pedem. O trabalho é bom para eles.
Irmãos
74 Incentive e recompense o respeito entre irmãos. Corrija o comportamento inadequado e hostil. Lembre-se de que um pouco de rivalidade entre irmãos é normal.
Amigos e colegas
75 Não se meta nas brigas entre os amigos e colegas de seus filhos, mas esteja disponível para dar conselhos.
76 Não permita que andem na companhia de pessoas que usam drogas, que briguem ou se envolvam em atividades perigosas.
Quando há problemas
77 Procure ajuda profissional para seus filhos quando necessário. Não varra os problemas para debaixo do tapete. Incentive-os a falar sobre as coisas que não estão funcionando em sua vida.
78 Peça desculpas quando você cometer erros.
79 Ajude-os a superar incapacidades e fraquezas.
Entenda o que é normal
80 Entenda o desenvolvimento normal (por exemplo: as fases críticas do desenvolvimento, como a revolta dos dois anos de idade; a questão da independência e identidade nos adolescentes, etc.).
81 Se o adolescente se afastar da família, conquiste-o com bondade, não com rancor.
82 Não diga a um adolescente de 18 anos o que fazer. Provavelmente fará o contrário. Sugira alternativas, ouça, ajude-o mostrando as opções. Seja cuidadoso com suas palavras, senão ele dirá algo como: “Já tenho 18 anos, posso fazer o que quiser”.
Aprenda o máximo possível
83 Ser um bom pai é resultado de aprendizado. Leia, informe-se, aprenda tudo o que puder.
Cuidados com o bem-estar
84 Faça seus filhos usarem capacete quando andarem de bicicleta, skate, patins e em outras situações de alto risco. Cuide dos esportes que eles praticam, evitando o risco de contusões na cabeça.
85 Leve a sério machucados na cabeça, até os menores.
86 Faça com que, no carro, usem cinto de segurança em todas as ocasiões.
87 Programe dietas equilibradas, com menos açúcar refinado e carboidratos.
88 Ensine seus filhos a terem pensamentos positivos e a se prevenirem contra os pensamentos negativos.
89 Todos os dias, faça com que agradeçam por tudo o que têm.
90 Leve-os para assistir a filmes edificantes.
91 Cerque-os com bons aromas.
92 Faça-os compor uma biblioteca de experiências maravilhosas.
93 Faça exercícios regulares com eles.
94 Ensine-lhes a respirar de forma correta (calma e profundamente, usando o diafragma).
95 Ensine seus filhos a confrontar e lidar com situações conflitantes.
96 Faça com que desenvolvam objetivos claros para sua vida (relacionamentos, escola, trabalho, dinheiro e o self) e que olhem para eles todos os dias.
97 Cante com seus filhos sempre que puder. Faça com que a música torne-se parte da vida deles. Se puder, e eles quiserem, proporcione-lhes aulas de dança e de música.
98 Elimine a cafeína na medida do possível.
99 Beba moderadamente na frente deles e jamais use drogas ilegais.
100 Na hora da birra, não permita que batam a cabeça quando frustrados.
Fonte: Revista Construir
terça-feira, 20 de julho de 2010
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Colégio Dom Bosco - 1º lugar no ENEM 2009 em Itabaiana
O Colégio Dom Bosco ficou em 1º LUGAR na Avaliação do ENEM 2009 entre todas as escolas de Itabaiana, com a média total de 626,81 pontos.
Com esta pontuação, o Dom Bosco ficou em 11º lugar entre as melhores escolas de Sergipe.
No ENEM de 2008, o Dom Bosco já havia conseguido o 1º lugar em Itabaiana.
Parabéns aos alunos, professores, coordenadores e a Direção por mais uma vitória na Educação dos jovens de nossa cidade e região.
O ENEM é um exame oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores e serve de classificação para o ingresso dos alunos nas melhores Universidades do Brasil.
Por Professor José Costa
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