quarta-feira, 16 de julho de 2025

Obrigado Colégio O Saber por ter feito parte da minha vida por 15 anos


Hoje, 16 de julho, ao olhar para trás e lembrar dos últimos 15 anos de trabalho no Colégio O Saber, só posso sentir gratidão. Gratidão por cada desafio superado, por cada aluno que passou pela minha vida e por cada colega que se tornou parte da minha história, principalmente os de educação física.


Nos 15 anos que passei no Saber construí memórias que levarei para sempre, formei laços verdadeiros de amizades e participei da formação de tantas vidas.

 

Agradeço à direção, às coordenadoras, aos colegas de outras disciplinas, aos funcionários e, principalmente, aos alunos, que foram e continuam sendo minha maior fonte de inspiração.

 

Completar 15 anos nesta escola é mais do que uma marca no tempo — é um capítulo da minha vida escrito com dedicação, carinho e compromisso com a educação de centenas de alunos. E por tudo isso, meu mais sincero e emocionado muito obrigado a família Oliveira: Lourdinha, Luara, Lara, Seu Emílio (in memoriam) e, em especial, ao meu ex-aluno e amigo Everton Oliveira.

 

Professor José Costa

Veja benefícios de praticar esportes variados na infância


A variedade ajuda a trabalhar diferentes habilidades físicas e cognitivas das crianças

 

Natação na segunda, judô na quarta e futebol no sábado. A agenda de algumas crianças inclui múltiplas modalidades esportivas ao longo da semana, cada uma com suas regras, exigências e propostas pedagógicas. Com tantas opções disponíveis, surge uma dúvida comum entre pais e educadores: variar tanto assim será positivo ou pode sobrecarregar os pequenos?

 

Segundo Lucas Marques, coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, a diversidade de esportes na infância pode trazer ganhos importantes para o corpo e para a mente. "Quando bem orientada, essa prática contribui para o desenvolvimento motor global, coordenação, socialização e até para a disciplina. Além disso, impede a especialização precoce, que pode gerar sobrecarga física e emocional", explica.

 

Atenção aos sinais de excesso

O professor alerta, no entanto, para o risco de excesso. "É importante observar se a criança está se divertindo ou se está sobrecarregada. Excesso de cobrança, cansaço constante e falta de tempo livre para brincar são sinais de alerta. O ideal é que o esporte seja prazeroso e adaptado à idade", ressalta.

 

Variedade motora estimula diferentes habilidades

A variedade de atividades físicas também contribui para o desenvolvimento das crianças. "Uma criança que pratica só futebol, por exemplo, pode ter um desenvolvimento motor mais limitado do que aquela que alterna entre esportes coletivos e individuais, de força e de flexibilidade. A variedade ajuda a trabalhar diferentes habilidades físicas e cognitivas", complementa Lucas Marques.

Além dos ganhos físicos e sociais, a prática de múltiplos esportes também favorece o autoconhecimento das crianças. "Quando a criança experimenta várias atividades, ela tem mais autonomia para identificar o que realmente gosta. Isso evita frustrações no futuro e pode, inclusive, ajudar na escolha de um esporte que ela leve para a vida adulta", completa o professor.

 

Equilíbrio entre atividade e descanso é essencial

Lucas Marques destaca que é essencial garantir tempo para o descanso e o lazer livre. "O ócio criativo é fundamental na infância. Além das atividades físicas, é importante que os pequenos tenham tempo para descansar e se recuperar física e mentalmente. O equilíbrio entre estímulo e pausa é o que promove um desenvolvimento saudável", afirma.

 

Supervisão profissional faz toda a diferença

A orientação de um profissional de Educação Física é essencial para garantir que a prática múltipla seja equilibrada. "Com a supervisão adequada, os benefícios superam os riscos. O esporte deve contribuir para a formação integral da criança, e não ser apenas mais uma obrigação na agenda", finaliza.

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/veja-beneficios-de-praticar-esportes-variados-na-infancia,8a1b15fbc92e1f2ce654aa7b1e9a7f72d41dt2j3.html?utm_source=clipboard - Por Bianca Lodi Rieg - Foto: LightField Studios | Shutterstock / Portal EdiCase

terça-feira, 15 de julho de 2025

10 alimentos indispensáveis para quem quer emagrecer


Nutricionista funcional revela os itens que não podem faltar na sua lista de compras se você quer perder peso de verdade

 

Nutricionista funcional Diogo Cirico lista 10 alimentos indispensáveis para o emagrecimento saudável, destacando a importância de um plano alimentar variado e estratégico.

 

Quem nunca sonhou com uma lista de compras certeira para emagrecer? Aquela que você segue à risca no supermercado e, como num passe de mágica, vê os números da balança caírem? Bom, a magia não existe, mas a ciência da nutrição, sim! E ela tem muito a nos ensinar sobre quais alimentos podem ser nossos aliados na jornada de emagrecimento. 

 

O nutricionista funcional Diogo Cirico, responsável técnico pela Growth Supplements, revela os 10 alimentos que deveriam estar no carrinho de compras de quem deseja perder peso com saúde. "Apesar de não existirem alimentos específicos para ganhar ou perder peso, alguns têm perfil nutricional e implicações metabólicas interessantes para quem deseja redução de gordura corporal", explica.

 

Segundo Cirico, planejar compras e refeições não só ajuda a economizar, mas também aumenta as chances de você seguir o plano alimentar e, assim, ter mais aderência à dieta. Uma boa dieta deve combinar proteínas, gorduras essenciais e carboidratos. Abaixo, Cirico lista os alimentos 10 indispensáveis para perder peso.

 

1. Peito de frango

O queridinho da galera fitness não está nessa posição à toa. "O peito de frango é uma das fontes de proteína com o maior valor proteico e menor valor calórico que existe", destaca Cirico. 

Versátil, pode ser preparado grelhado, ensopado ou desfiado, adaptando-se facilmente às marmitas do dia a dia.

 

2. Grão de bico

Não é só para os veganos! O grão de bico é uma excelente fonte de proteína vegetal que combina bem com diversos pratos. Representa uma alternativa proteica completa e pode ser incorporado em diferentes preparações, desde saladas até hambúrgueres vegetais.

 

3. Ovo

Se existe um alimento coringa na cozinha saudável, esse alimento é o ovo. É uma das fontes de proteína mais versáteis que existe, podendo ser usado em preparações doces, salgadas e até mesmo consumido sozinho. Rico em nutrientes e proteínas de alto valor biológico, o ovo promove saciedade e ajuda a preservar a massa muscular durante o emagrecimento.

 

4. Feijão

Brasileiro que é brasileiro não abre mão do feijão, e com razão! "É parte da nossa cultura, saboroso, fornece carboidratos com baixo índice glicêmico, além de proteínas e fibras". 

O diferencial do feijão está no chamado "second meal effect", ele ajuda a controlar a glicemia não apenas da refeição em que está presente, mas também da refeição seguinte.

 

5. Aveia

Pequena, mas poderosa. A aveia é fonte de fibras, proteínas e gorduras boas. "Ela contém uma fibra especial chamada beta-glucana, que pode ter ação direta no perfil lipídico do indivíduo", revela Cirico. 

Além de versátil, pode ser consumida no café da manhã, lanches e até em preparações salgadas.

 

6. Batata-doce

Quer um carboidrato que dá energia sem disparar a insulina? A batata-doce é a resposta. "Vai bem com vários alimentos diferentes, é fácil de preparar e é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico", destaca o nutricionista. Perfeita para repor as energias após o treino sem comprometer a dieta.

 

7. Azeite de oliva extra virgem

Não é só um tempero, é um alimento funcional! "O azeite é fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega 6 e ômega 9, além de ter fitoquímicos específicos, como os polifenóis, que trazem benefícios à saúde". Uma colher de sopa nas saladas já garante gorduras boas que ajudam no processo de emagrecimento.

 

8. Amendoim

Prático e nutritivo, o amendoim é perfeito para quem precisa de energia entre as refeições. "Pode ser consumido em qualquer lugar, inclusive sozinho ou adicionado a preparações. É fonte de gorduras insaturadas, fibras, vitaminas e minerais", enumera o especialista. 

Rico em vitaminas do complexo B, vitamina E, ferro, magnésio, fósforo e potássio, é um pacote completo de nutrição.

 

9. Cacau

Quem disse que emagrecer significa abrir mão do sabor? O cacau em pó (sem açúcar) pode ser seu aliado. "É termogênico, possui ação antioxidante e anti-inflamatória, o que auxilia diretamente o sistema muscular e imunológico a recuperarem o organismo após treinos de alta intensidade", explica Cirico. Adicione ao seu shake proteico ou prepare um chocolate quente com leite vegetal.

 

10. Gengibre

Finalizando a lista com chave de ouro, o gengibre é um tempero que vai muito além do sabor. "Assim como o cacau, é termogênico, possui ação antioxidante e anti-inflamatória", destaca o nutricionista. Pode ser adicionado a chás, sucos e até mesmo em pratos salgados, dando um toque especial e funcional à sua dieta.

 

Plano de emagrecimento

Cirico enfatiza que não basta incluir esses alimentos isoladamente, é preciso montar um plano alimentar adequado à rotina e as especificidades de cada um. "Uma dieta com alto percentual de proteína é bem-vinda para quem deseja estimular a saciedade, manter massa magra e aumentar o gasto calórico induzido pela alimentação, mas é preciso que a alimentação seja rica e variada em nutrientes", orienta.

 

O especialista recomenda combinar esses alimentos de forma estratégica ao longo do dia, respeitando as necessidades individuais, as preferências e os objetivos específicos de cada pessoa. "Programar as refeições facilita a vida de quem está na correria do dia a dia fazendo marmitas, contabilizando calorias e gramas de macronutrientes", finaliza.

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/degusta/alimentacao-com-saude/10-alimentos-indispensaveis-para-quem-quer-emagrecer,adaced4c103e3efa858900a09cbade28m14wirga.html?utm_source=clipboard - Foto: Freepik

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Veja como prestar os primeiros socorros em emergências


O conhecimento e a atitude rápida podem ser oportunidades de salvar a vida de pessoas

 

Emergências podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar, desde quedas e engasgos até paradas cardíacas e acidentes domésticos. Saber como agir corretamente é fundamental para salvar vidas e minimizar sequelas. José Andys, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, destaca que o conhecimento básico de primeiros socorros pode ser a diferença entre a vida e a morte.

 

"De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as lesões acidentais e emergências médicas são uma das principais causas de morte e incapacitação no mundo, especialmente em ambientes domésticos e urbanos. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) alerta que acidentes domésticos causam milhares de internações anuais, muitas delas evitáveis com ações rápidas e corretas", alerta.

 

Segundo o especialista, o medo e a falta de preparo fazem com que muitas pessoas se paralisem ou tomem atitudes erradas diante de uma emergência. "Por isso, a educação em primeiros socorros é vital. Muitas vezes, o primeiro socorrista é um familiar, amigo ou até um desconhecido. Saber como agir de forma correta e segura pode fazer toda a diferença", reforça.

 

Emergências que exigem intervenção rápida

Entre as situações que mais exigem ação imediata, o professor cita a parada cardiorrespiratória, que requer a realização da RCP (ressuscitação cardiopulmonar), o engasgo, que pode ser parcial ou total e demanda manobras específicas como a de Heimlich, além de quedas, traumas, queimaduras e convulsões. "Esses episódios assustam, mas, com orientação adequada, podem ser manejados até a chegada do socorro especializado", explica José Andys.

 

Cuidados antes de prestar socorro

Em emergências, primeiramente, é importante garantir a segurança do socorrista antes de qualquer intervenção. "É preciso avaliar o local e eliminar riscos como fogo, eletricidade ou trânsito intenso", orienta o profissional.

 

Também é fundamental evitar ações que podem colocar em risco a saúde da pessoa que sofreu o acidente. " É essencial evitar atitudes que podem agravar o quadro, como mover vítimas de trauma sem orientação, oferecer alimentos líquidos a pessoas inconscientes ou engasgadas, ou realizar procedimentos invasivos sem treinamento, como colocar objetos na boca de alguém durante uma convulsão. E nunca se deve hesitar em chamar o serviço de emergência, mesmo que a situação pareça controlada", lista José Andys.

 

O papel de cada cidadão nos primeiros socorros

Além do conhecimento técnico, José Andys defende que a população precisa ser incentivada a buscar cursos e treinamentos de primeiros socorros, oferecidos por instituições de saúde, escolas, faculdades e organizações comunitárias.

 

"Ações preventivas também são fundamentais. Manter a casa segura, usar equipamentos de proteção e redobrar a atenção com crianças e idosos são medidas que reduzem significativamente a ocorrência de acidentes", completa.

 

Para ele, cada pessoa preparada é um elo a mais na rede de suporte em saúde. "O conhecimento e a atitude rápida podem transformar uma emergência em uma oportunidade real de salvar vidas. Cada cidadão capacitado é uma extensão do sistema de saúde e uma esperança a mais para quem precisa de ajuda", pontua.

 

Como prestar os primeiros socorros

Abaixo, confira algumas dicas práticas para agir em uma emergência até a chegada do socorro:

 

Mantenha a calma e avalie o ambiente para garantir sua segurança e da vítima;

Verifique o nível de consciência e respiração da pessoa;

Acione imediatamente o serviço de emergência pelo telefone 192 (SAMU) ou 193 (bombeiros);

Se treinado, realize a ressuscitação cardiopulmonar em caso de parada cardíaca;

Para engasgo, utilize a manobra de Heimlich quando indicada;

Não ofereça alimentos ou líquidos e não movimente vítimas de trauma sem orientação;

Fique com a vítima, monitorando seu estado até a chegada do socorro.

 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/veja-como-prestar-os-primeiros-socorros-em-emergencias,f53b5dfbab1e0461e305a118d768f647chtho2z3.html?utm_source=clipboard - Foto: RossHelen | Shutterstock / Portal EdiCase - Por Bianca Lodi Rieg

domingo, 13 de julho de 2025

O sonho e a superação para ser professor de educação física


Em 1976, eu estudava a 8ª série e praticava basquete no Colégio Estadual Murilo Braga com o Professor Romilto Mendonça e, nessa época, sonhava em fazer o vestibular para professor de educação física da UFS. No entanto, tinha algo que poderia atrapalhar esse objetivo, um problema de saúde que eu tinha: a bronquite asmática.

 

Em 1979, já estudando o 3º Ano Cientifico e sob os treinos de basquete do Professor José Antônio Macêdo, o treinamento físico era intenso, pois só tínhamos uma bola de basquete e ele aplicava a calistenia e corridas longas, inclusive pelas ruas da cidade, para melhorar o condicionamento físico e por algumas vezes eu sentia a falta de ar. Quando eu comentava com minha mãe sobre o fato, ela fazia chá de canela em pau e eu melhorava. Isso ocorreu algumas vezes.

 

Faltando um mês para os jogos estudantis de Sergipe, todas os atletas do CEMB passaram pelo médico Dr. Antônio Fernando. Ele atendia em uma sala que ficava na ala D e o objetivo da consulta era fazer uma avaliação médica e ter a autorização para participar da competição em Aracaju. Quando chegou a minha vez, o médico diagnosticou que eu sofria de bronquite asmática e ia proibir a minha participação na competição, mas ele me deu uma chance ao receitar um remédio para melhorar a doença. Ainda lembro o nome da medicação: iodeto de potássio. Uma semana antes dos jogos, retornei para outra avaliação e ele autorizou a minha participação. Na época, eu era o capitão da equipe e o basquete do CEMB ficou em um honroso 4º lugar nos jogos pela categoria B. Com isso, o sonho de ser professor cresceu ainda mais.

 

Naquele ano, sabendo do meu interesse em ser professor de educação física, Zé Antônio me deu a oportunidade de ser seu assistente técnico na categoria A masculino e o Professor Gercivaldo Santos me convidou para ensinar iniciação do basquete a uma turma feminina sob sua supervisão. Até então, o Murilo Braga só tinha o basquete masculino, e em 1980, a maioria daquelas meninas escolheu praticar o basquete e representar a escola pela primeira vez nos jogos. O meu entusiasmo aumentou cada vez mais em ser professor por essas oportunidades.

 

No final do ano, após ter concluído o 3º Ano Científico, me inscrevi no vestibular da UFS para o curso de Licenciatura Plena em Educação Física contra a vontade de minha mãe, pois ela ficou preocupada por causa do meu problema de saúde. Na época, antes da prova do vestibular, o candidato passava por uma avaliação médica e física. Por minha conta, comprei e tomei outro frasco do iodeto de potássio, fiz o exame médico e fui aprovado. Como eu tinha um bom condicionamento físico pelos treinos do basquete, passei no teste dos 12 minutos de corrida. Eu já sabia nadar, mas para melhorar, eu e o amigo Josiel Batista, que também estava inscrito, íamos de bicicleta até o açude do sítio de prima Irene no Povoado Lagamar onde nós atravessávamos a nado por várias vezes. No teste da natação, bastava atravessar a piscina de 50 metros e fui aprovado no teste, mas ainda tinha um circuito físico para fazer que iria ser realizado no sábado seguinte. Eu estava gripado e ao acordar percebi que estava com febre, mesmo assim não desisti e fui à UFS. O circuito era por tempo e tinha como exercícios: barra, paralela, abdominais, salto vertical, corrida sinuosa em velocidade e outros. Não me saí bem no circuito por conta da gripe. Quando saiu o resultado final eu não fui aprovado, foi um dia muito triste para mim. A minha segunda opção era o curso de biologia, minha mãe até gostou, porque ela tinha medo que eu não aguentasse fazer o curso de educação física. Uma semana depois, recebi um telegrama da UFS afirmando que o meu teste tinha sido revisto e eu estava apto para fazer o vestibular de educação física, pulei de alegria, foi um dos dias mais felizes de minha vida.

 

No início do ano de 1980, fiz o vestibular e fui aprovado. Fiz a matrícula e ao começar o curso ingressei no serviço público estadual como professor de educação física no CEMB, pois na época era permitido o universitário ser contratado pelo estado. Dois sonhos concretizados no mesmo ano: estudar e ser professor de educação física.

 

Nos dois primeiros semestres, eu só fiz matérias teóricas. No 1º semestre de 1981, me matriculei nas disciplinas práticas, entre elas: desportos coletivos, que abrangia o basquete, futebol de campo, handebol e voleibol, e desportos individuais como o judô e o tênis de campo, e a natação.

 

No mês de abril daquele ano, numa Sexta-feira Santa, após uma forte gripe, tive broncopneumonia. Fiquei um mês fazendo o tratamento com Dr. Bertrand Góis. Fui curado, e afastado do trabalho e das aulas do curso através de atestado médico. Ao retornar ao curso, tive um mal-estar e o médico sugeriu que eu trancasse as matérias do semestre, mas já tinha passado o prazo e acabei perdendo o período. Continuei trabalhando e no 2º semestre repeti as matérias que eu tinha perdido no semestre anterior. Naquele ano, eu e minhas alunas ganhamos a 1ª medalha do basquete nos Jogos da Primavera, entre as mais de duzentas que ganhei ao longo de minha carreira como professor de educação.

 

No final do ano de 1984, fiz uma cirurgia de amígdalas por causa das inúmeras inflamações na garganta com o Dr. Edmundo Maia (in memoriam).



Em junho de 1985, conclui o curso e em agosto recebi o diploma do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física no Ginásio de esportes Constâncio Vieira em Aracaju com a presença de minha mãe Maria da Graça Costa e de minha noiva Josefa Madileide de Carvalho.

 

Graças a Deus eu não desisti de ser professor e superei os problemas de saúde com a ajuda e compreensão de minha mãe e das orientações médicas. Fui persistente, determinado, obstinado em alcançar o sonho de ser professor.

 

Rogo a Deus todos os dias de minha vida para que me dê saúde e possa continuar contribuindo na formação integral de crianças e adolescentes como faço há 45 anos nos colégios Murilo Braga, Dom Bosco, Graccho Cardoso, Salesiano, O Saber e na Escola Municipal José Filadelfo Araújo.

 

Por Professor José Costa – CREF 000245-SE