segunda-feira, 5 de julho de 2010

Resultados do IDEB 2009


ENTENDA O QUE É O IDEB

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.

Criado em 2007, o Ideb serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos.O índice é divulgado a cada dois anos.

Por que meta de 6
O objetivo do MEC é que o Brasil atinja nota 6 nas avaliações de 2021 -- as notas serão divulgadas em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.

Chegou-se a esse número com base na média das notas de proficiência dos países desenvolvidos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), uma organização internacional e intergovernamental que agrupa os países mais industrializados da economia do mercado.
"A ideia é chegar na média dos bons", explica Reynaldo Fernandes, professor da USP (Universidade de São Paulo) e ex-presidente do Inep. O Ideb foi criado na gestão de Fernandes à frente do instituto.

"A nota 10, de fato, seria a excelência, como na vida escolar", explica Reynaldo. "Um país como a Finlândia [cujo sistema educacional é reconhecido como um dos melhores do mundo] teria 7,5 [de nota comparável com Ideb]."

EM 2009, IDEB DO ENSINO MÉDIO ESTACIONA; NOTA DOS ANOS INICIAIS CONTINUA AVANÇANDO.

Foi divulgado nesta quinta-feira (1º) o "boletim" da educação brasileira pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), baseado em dados de 2009. A primeira etapa do ensino fundamental (1ª à 4ª série) ficou com nota média de 4,6. A segunda etapa (5ª a 8ª série), ficou com 4,0; o ensino médio, por sua vez, teve média 3,6. As médias, apesar de "vermelhas", estão acima das metas traçadas pelo governo para o ano de 2009, que eram de 4,2, 3,7 e 3,5, respectivamente. A nota é medida numa escala que vai de 0 a 10.

O ensino médio, que apresentou nota média 3,6, foi o que apresentou menor crescimento: teve apenas variação de 0,1 em relação ao último índice divulgado, em 2007. De 2005 a 2007, a nota do ensino médio teve o mesmo aumento: foi de 3,4 para 3,5.

O índice é realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foi criado em 2007 e serve para direcionar as políticas para a melhoria da educação. Para isso, o Ideb agrega as taxas de aprovação, abandono escolar e o desempenho dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que abrange os níveis fundamental e médio, e na Prova Brasil, que avalia apenas o nível fundamental.

Até 2021, o governo espera que os níveis fundamental e médio atinjam a nota 6 -- média da educação nos países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), que participam do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos, em inglês), tais como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Suécia, Finlândia, Coréia do Sul, Japão, Uruguai, Brasil, México e Rússia, dentre outros.

Composição do Ideb
Em 2009, no ensino fundamental, as notas médias do Ideb tiveram maior participação da Prova Brasil em sua composição. Em 2007, nos anos iniciais do fundamental (1ª a 4ª séries) a participação da prova foi de 59,2%; em 2009, foi de 71,1%. Nos anos finais do fundamental (5ª a 8ª série), a participação do desempenho em 2007 foi de 53,7%; já em 2009, foi de 64%.

A maior participação do desempenho na prova, segundo Joaquim José Soares Neto, presidente do Inep, significa que as notas dos estudantes estão aumentando. "Isso significa que a educação brasileira melhorou: tanto no rendimento escolar quanto no desempenho, na medição do aprendizado", disse, em entrevista coletiva realizada nesta quinta.

Dados "excelentes"
Para Reynaldo Fernandes, professor da USP (Universidade de São Paulo) e ex-presidente do Inep, apesar de, aparentemente baixos, os resultados foram "excelentes". Ele prevê, porém, que deve ficar mais difícil aumentar as notas nos próximos anos, pois torna-se mais difícil ter notas melhores depois que se chega a um patamar médio.

"Acho que vai começar a ficar mais difícil ver esses saltos na 4ª série nas próximas [divulgações do Ideb] e os resultados futuros na 8ª série deve ser maior por um efeito de geração", diz Fernandes. "No caso do ensino médio, dado o histórico desses alunos, eles estão bem", avalia. "Os alunos que estão hoje saindo foram avaliados em 2001, o pior resultado do Saeb do histórico", diz.

VERBA EXTRA NÃO MELHORA ESCOLAS COM DESEMPENHO RUIM

Além de medir a qualidade do ensino no País, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 revela o tamanho do desafio que é mudar a situação de escolas e cidades com desempenho muito ruim. Municípios e escolas com pior desempenho - cujo resultado é divulgado hoje - receberam prioridade nas ações do MEC (Ministério da Educação), mas em muitos casos, nem essa ajuda extra resolveu.

No foco do ministério encontram-se 1.822 municípios com notas inferiores a 4,2 em 2007 e mais 28 mil escolas com notas até 3,8 no mesmo ano. Desde então, mais de R$ 400 milhões foram liberados para as escolas. Mesmo recebendo um auxílio em dinheiro e suporte técnico, pouco mais da metade dos piores municípios no ranking nacional conseguiu melhorar o indicador no intervalo de dois anos, entre as duas últimas edições do Ideb (2007 e 2009), a ponto de superar suas respectivas metas.

A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo selecionou 155 municípios com notas até 2na segunda etapa do ensino fundamental (de 5ª a 8ª série). A nota 2 equivale a menos da metade da média nacional (4,6). O levantamento revela que, na avaliação do desempenho, quase a metade (45%), o que corresponde a 70 municípios, ou não conseguiu alcançar a meta ou piorou a nota - nesse universo, 58 municípios (37,4%) evoluíram, mas não alcançaram a nota, e 12 (8%) andaram para trás entre 2007 e 2009. Os outros municípios melhoraram a ponto de, pelo menos, alcançar a meta.

Na amostra das 4.ª séries selecionada pelo Estado, com 47 municípios que tinham nota 2 no Ideb de 2007, 25 cidades, o que dá pouco mais da metade (53,1%), alcançaram a meta. Outros 22 municípios (47%) não alcançaram a meta. As metas variam de escola para escola e de município para município, dependendo do ponto de partida de cada um. Nas próximas duas semanas, técnicos do ministério cruzarão dados do Ideb para avaliar o comportamento das escolas e municípios com pior desempenho. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: UOL Educação

domingo, 4 de julho de 2010

Deixe seu carro em ordem


Antes de dar aquele trato no carro ou de aquecer o motor nos dias frios de inverno, vale a pena dar uma olhada nestas dicas para evitar estragos e dor de cabeça. Veja os cuidados que você deve ter com o seu carro.

EVITE APLICAR ÓLEO APÓS LAVAGEM
Aplicado com freqüência, o óleo mineral ou o óleo de mamona pode causar o ressecamento e o desgaste das peças de plástico e borracha. O mesmo é válido para o motor, que só deve ser lavado quando estiver muito sujo.

COMO PROLONGAR A VIDA ÚTIL DO MOTOR
Aqueça o motor do carro em rotações baixas. Isso permite que o óleo atinja as partes superiores, evitando o desgaste. Sem óleo suficiente no sistema, o atrito aumenta, enquanto a vida útil do motor diminui.

AUMENTE A DURABILIDADE DO CATALISADOR
Batewr em lombadas, bombear o acelerador e fazer o carro pegar no tranco danificam este componente caro e delicado. Evite deixar o motor em funcionamento sobre mato ou folhas secas. O catalisador atinge 800°C e pode causar incêndio.

FIQUE ALERTA EM CASO DE FALHAS NA INJEÇÃO
Todo carro com sistema de injeção eletrônica tem uma luz-espiã que se acende quando há algum problema. Fique atento. Se ela acender, vá imediatamente até uma oficina especializada.

OBTENDO O MÁXIMO PROVEITO DO MOTOR
Dirigir um carro com motor de apenas 1.000 cc, exige um uso mais excessivo do acelerador para acompanhar melhor os demais veículos. Fique atento para não ultrapassar o limite de rotação indicado pelo fabricante, evitando danos ao motor.

SAIBA COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL
Mantenha velas, filtros e bicos injetores sempre limpos, motor bem regulado e pneus calibrados. Não abuse do acelerador, mantenha os vidros fechados e não sobrecarregue o peso do porta-malas. Nos carros com carburador, desligue o afogador assim que o motor atingir a temperatura ideal.

COMO EVITAR O COMBUSTÍVEL ADULTERADO
Procure postos de marcas conhecidas, certificados pelas distribudoras e com equipamentos de controle de qualidade. Desconfie de combustível muito barato. Se mesmo com estes cuidados, o motor do seu carro engasgar, mude de posto.

EVITE ABASTECER ATÉ A BOCA
O nível correto do tanque é quando o combustível atinge o bico da bomba. Quando isto acontece, o gatilho da mangueira desarma automaticamente.

FAÇA UM CHECK-UP NO SEU CARRO
Sempre que for possível faça um check-up e principalmente quando for viajar nas férias. Verifique os pneus, direção, freios, correias, suspensão, sistema de refrigeração e elétrico e boa viagem.

Fonte: Mão na Roda – Caixa Seguros

Seu lado brilhante


Sempre mantenha a honra como uma grande virtude. Apesar de como o mundo possa ser com você, supere tudo.

Sempre diga a verdade, porque os outros sempre vão lhe considerar uma pessoa em que se pode confiar.

Nunca perca a fé no ser humano, apesar dos momentos de dúvidas.

Acredite no trabalho duro. Ninguém vai lhe dar o futuro que você quer. A escada para o sucesso é inclinada, mas dê um passo por vez e você conseguirá chegar ao topo.

Sempre acredite em si mesmo. Sua felicidade não depende de mais ninguém.

Se há algo que deixa você infeliz, você precisa mudar isso.

Sempre leve o amor com você. E aceitando esse compromisso, se o amor realmente existir, mantenha-o para o resto de sua vida.

Sherrie L. Householder

sábado, 3 de julho de 2010

Exercícios físicos e saúde


Exercícios físicos aumentam os níveis do “bom” colesterol

Exercícios aeróbicos, como caminhada, ciclismo e natação, podem impulsionar os níveis de HDL, “bom” colesterol, no organismo, segundo pesquisa publicada este mês no Archives of Internal Medicine. Porém, de acordo com os autores do estudo, exercícios breves não são suficientes, sendo necessárias sessões com mais de meia hora de duração, e, pelo menos, duas horas por semana. O estudo da Universidade de Tóquio, no Japão, consistiu numa revisão de 25 estudos sobre exercícios aeróbicos e HDL, que incluíam um total de 1,4 mil adultos. E eles observaram que as duas horas por semana foram responsáveis por um modesto aumento do bom colesterol. Porém, esse pequeno aumento é relacionado à redução de 5% no risco de doenças cardíacas em homens e redução 7% nas mulheres.


Exercícios físicos ajudam a prevenir o câncer de mama

Exercícios extenuantes, como natação, aeróbica e corrida, parecem cortar o risco de câncer de mama em mulheres, segundo pesquisadores anunciaram esta semana nos Estados Unidos. Segundo o estudo da University of Southern California, isso acontece porque os exercícios provocam mudanças no metabolismo e no sistema imunológico, além de reduzir o ganho de peso, diminuindo o risco de desenvolver a doença. A pesquisa envolveu mais de 110 mil mulheres na Califórnia entre 1995 e 2002. E, aquelas que faziam mais de cinco horas de exercícios “puxados” por semana, tinham 20% menos risco de ter câncer de mama invasivo e 31% menos de desenvolver a doença em estágio inicial do que as que exercitavam menos de 30 minutos semanais.


Estudo brasileiro mostra impacto de atividades físicas no cérebro

Um estudo inédito no Brasil mostra a importância da atividade física para melhorar a qualidade de vida de vítimas de lesões cerebrais ou de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson. A pesquisa, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, utilizou ressonância magnética para medir a atividade cerebral de 36 pessoas – 20 sedentários, oito judocas e oito corredores de longa distância. Os resultados confirmam a hipótese de que a atividade física aumenta a capacidade de certos neurônios assumirem a função de estruturas danificadas. Os judocas apresentaram um aumento na massa cinzenta de sete mil voxels (unidade de medida utilizada), principalmente na área motora e de concentração e memória. E os corredores, de cinco mil voxels, com perda na área da memória, mas ganhos significativos na parte motora.


Exercícios físicos moderados ajudam as mulheres na menopausa

Fazer ioga, caminhada, ou outro exercício moderado pode fazer com que a passagem pela menopausa seja mais tranqüila para as mulheres, segundo sugere um estudo publicado na edição de abril de 2007 do Annals of Behavioral Medicine. A pesquisa analisou 164 mulheres sedentárias que sofriam com ondas de calor, suor noturno e outros sintomas da menopausa. E os pesquisadores observaram que, após quatro meses, aquelas que começaram a fazer aulas de ioga ou caminhada apresentaram melhora geral na qualidade de vida, incluindo saúde física, bem estar emocional e vida sexual. Os especialistas alertam que mais estudos devem ser feitos para descobrir se os exercícios podem diminuir os sintomas específicos da menopausa.


Exercícios físicos podem ajudar a prevenir ansiedade e depressão

Uma corrida regular no parque pode não só prevenir problemas de coração, como também melhorar a saúde mental do praticante, segundo um novo estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. Os pesquisadores acompanharam, por dez anos, 1158 homens britânicos de meia idade. E observaram que aqueles que faziam exercícios vigorosos, como corrida e futebol, regularmente tinham menos chance (aproximadamente um quarto) de desenvolver depressão e problemas de ansiedade nos cinco anos posteriores. Segundo os pesquisadores, além do impacto na auto-estima e na saúde física, os exercícios podem afetar substâncias químicas do cérebro relacionadas à depressão.


Tomar leite após os exercícios físicos ajuda a ganhar massa muscular

Leite desnatado após os exercícios pode construir duas vezes mais massa muscular do que bebidas à base de soja, segundo um novo estudo canadense. A pesquisa analisou o consumo de leite desnatado em pó e produtos à base de soja após a musculação em oito pessoas que perdem peso facilmente. E os pesquisadores relataram na revista American Journal of Clinical Nutrition que aqueles que beberam leite apresentaram maiores níveis de aminoácidos nos músculos por três horas após os exercícios. Segundo eles, isso ocorre porque as proteínas de digestão mais lenta, como a do leite, levam a um crescimento mais gradual e a longo prazo de aminoácidos no sangue, evitando a “quebra” dos músculos. Os especialistas afirmam ainda que, após dez semanas, os ganhos de massa muscular são duas vezes maiores em quem toma leite.


Exercícios físicos e acupuntura ajudam a reduzir dores na gravidez

As mulheres que sofrem com dores pélvicas e nas costas durante a gravidez têm uma variedade de terapias para escolher, segundo mostra uma revisão feita por pesquisadores canadenses. Os especialistas investigaram oito estudos envolvendo mais de 1300 mulheres no total, que comparavam a adição diferentes intervenções no cuidado pré-natal. E eles observaram que exercícios na água diminuíram a intensidade das dores nas costas. Além disso, exercícios específicos e acupuntura mostraram ser as melhores formas de reduzir a dor pélvica. Quando a dor era nos dois lugares, a terapia com agulhas se mostrou mais eficaz do que a terapia física. Apesar dos resultados, os especialistas alertam que mais estudos devem ser feitos para confirmação.


Caminhada curta ajuda a parar de fumar

Exercícios curtos, como uma caminhada de cinco minutos, podem ajudar os fumantes a resistir à tentação de acender um cigarro, segundo especialistas da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha. Os pesquisadores fizeram revisão de 12 estudos e publicaram os resultados na revista Addiction. Todos os trabalhos revisados indicaram que exercícios, além de aumentar a resistência ao desejo de fumar, podem ajudar no controle dos sintomas de abstinência, como o estresse, a ansiedade e a dificuldade de concentração. Os pesquisadores estão investigando agora imagens do cérebro para saber como os exercícios afetam o órgão, reduzindo o apetite pelo cigarro.


Fonte: Revista Boa Saúde - por Leandro Perché

quinta-feira, 1 de julho de 2010

RESULTADO DO CONCURSO DO IBGE 2010 - RECENSEADOR


Saiu o resultado final do Concurso do IBGE para o Cargo de Recenseador no ano de 2010. Abaixo, segue o link:

https://seguro.cesgranrio.org.br/eventos/ibge0110_resultadof.aspx