sexta-feira, 16 de maio de 2014

Alimentos que matam a fome sem engordar

A chegada das baixas temperaturas favorece o desejo por alimentos calóricos

No frio, a vontade de comer alimentos calóricos é maior. Isso ocorre devido a alterações no humor típicas da estação, chamadas de distúrbio afetivo sazonal, que estimulam o mecanismo de recompensa no cérebro, aumentando a vontade de ingerir este tipo de comida. Além disso, a baixa temperatura nos obriga a buscar alimentos mais quentes, que costumam ser mais “engordativos”.

Por conta disso, é comum ganhar cerca de 1 kg no inverno. Segundo a endocrinologista Andressa Heimbecher, nesta época do ano, a tendência é buscar comidas com alto teor de carboidratos. Porém, apesar de parecer reconfortante, a medida deve ser evitada.

“Carboidratos simples, como o açúcar e a farinha branca presente em pães e bolachas, são contraindicados, pois contêm muitas calorias e saciam muito pouco. Assim como acontece com os doces, pouco tempo depois de serem consumidos, eles estimulam a ingestão de mais alimentos”, explica a especialista.

Como sentir menos fome no inverno

Dra. Andressa afirma que tomar sol é uma das atitudes que ajudam a diminuir os efeitos do distúrbio afetivo sazonal, porém não acabar com eles. O ideal é apostar em alimentos que promovem a saciedade sem adicionar calorias em excesso.

Fibras
“O melhor é investir em uma alimentação saudável e com fibras, que aumentam a sensação de saciedade”, diz. Aposte em grãos, frutas com casca, legumes e folhas

Legumes cozidos em pedaços
Ao invés de consumi-los em sopas, caldos ou cremes, aposte nos legumes inteiros, que precisam ser mastigados. “O processo oferece ao cérebro a sensação de estar se alimentando, o que ajuda a saciar a fome”, diz a endocrinologista.

Carne de peru e abóbora
“São opções poucos calóricas que apresentam um alto teor de fibras, vitaminas B1 e C e magnésio”, afirma.

Barrinhas de cereal
Aposte nesta alternativa saudável e prática para os lanches intermediários. “O ideal é escolher uma barra com 100 a 120 kcal por porção e que tenha em torno de 2,5 a 3 g de fibras. Além disso, ela deve conter menos do que 1,5 g de gordura saturada para ser saudável”, indica Dra. Andressa.

Chocolate meio amargo
Este item merece atenção, já que, se ingerido em grande quantidade, pode ativar o mecanismo de recompensa, estimulando o consumo de mais doces na sequência. “O ideal é ingerir chocolate meio amargo e em pequenas porções”, recomenda a especialista.

Um comentário: