segunda-feira, 4 de maio de 2015

5 dicas para manter a saúde em dia

Com o que realmente você deve se preocupar quando o assunto é o coração, os olhos, os dentes? Será que você sabe? Confira as dicas!

Quem tem saúde tem tudo. Mas será que você está cuidando realmente bem do seu patrimônio, o seu corpo? O que é preciso fazer para ter um coração saudável de verdade? E os olhos tinindo? Você encontra aqui os mandamentos primordiais para manter o seu corpo em ordem, ter boa disposição física e bem estar.

1. Dê atenção à gengiva
Não é só com os dentes que se deve ter cuidado. A gengiva deveria ser uma das principais preocupações das pessoas e não é. Prova disso é que menos de 22% dos adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis, segundo dados da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). E gengiva doente pode levá-lo a cair de cama, literalmente. Gengiva sadia tem coloração rosada. Se ela estiver inchada, vermelha ou sangrar com facilidade, você certamente está com gengivite e precisa redobrar a atenção com a higiene bucal.
A gengivite é causada pelo acúmulo de bactérias (elas existem aos milhares na boca) – a chamada placa bacteriana – entre a gengiva e o dente. Se não tratada, ela evolui para um quadro de periodontite, que afeta também ossos e ligamentos que suportam os dentes. Mas não é só isso. Os ferimentos resultantes da periodontite são a porta de entrada de microrganismos que podem se instalar, entre outros lugares, nas artérias do coração, causar inflamações e gerar uma série de complicações, como doenças do coração, problemas respiratórios e renais. Para que você não corra o risco de ficar com a gengiva em mal estado, basta cuidar da escovação.

2. Não fuja do médico
Aceite, é preciso ir ao médico. Menos de 20% dos homens procuram um urologista regularmente. Eles aparecem apenas quando têm algum problema e, mesmo assim, ainda demoram a tomar essa atitude. Fugir de um consultório médico como o diabo foge da cruz é um dos principais responsáveis pelo número alarmante de casos de câncer de próstata e de mortes entre a população masculina. A cada quatro minutos, um homem é diagnosticado com a doença no Brasil.
Não há uma forma de prevenir esse aumento, o que faz com que o acompanhamento seja ainda mais importante.

3. Exercite-se para manter o coração forte
O coração anda sofrendo e a grande culpada disso é  a hipertensão. Mais de 30 milhões de brasileiros têm pressão alta, mas metade nem suspeita disso, pois a doença é maléfica e silenciosa, quer dizer, muitas vezes a pessoa só descobre que tem o mal quando vai parar no hospital.
Para que o peito continue batendo forte, exercite-se. Atividade física, praticada regularmente de três a cinco vezes por semana, ajuda no controle do peso. Não precisa ser nada complicado. Você pode caminhar por uma hora ou fazer um exercício mais intenso por trinta minutos.

4. Faça mamografia
Ok, é meio chato e para muitas mulheres até dói, mas fazer mamografia anualmente é a grande dica em se tratando da saúde da mulher. Os números não mentem: o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre mulheres adultas e o tipo de tumor mais comum entre elas.
O exame permite detectar o problema logo que ele surge, e nesses casos há 90% de chances de cura. O autoexame, bastante difundido nas décadas passadas, já não auxilia mais os médicos nessa tarefa. Hoje em dia não é mais aconselhável pedir para que a mulher realize o autoexame, porque com ele é difícil detectar nódulos em fase precoce, não gerando impacto na mortalidade.

5. Cuidado para não ferir os olhos
Se você quer ter a visão em dia, então deve evitar machucar os olhos. Os traumas são o grande vilão dos problemas na vista. Coçar os olhos e ficar com as mãos sujas são algumas das ações mais prejudiciais para a saúde dos olhos.
Quem se exercita também está vulnerável a um trauma. Se você faz natação, por exemplo, deve sempre usar óculos. Se você prefere esportes com bola, tome cuidado para que a redonda não atinja o seu rosto. No caso do tênis e do squash, a atenção deve ser redobrada, já que a bolinha menor pode acertar diretamente o olho e causar grandes estragos.

Fonte: http://www.sportlife.com.br/saude/dicas-manter-saude-em-dia - Foto: Shutterstock - por Redação - Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário