sábado, 17 de junho de 2017

Saiba como evitar lesões no inverno

É preciso ter mais cuidado antes de treinar no inverno, pois a incidência de uma lesão cresce com o frio. Confira como evitar problemas nessa temporada

A temperatura esfriou, mas a rotina de exercícios deve se manter a mesma. No entanto, é preciso ter mais cuidado antes de treinar, pois a incidência de uma lesão cresce com o frio. “Os músculos sofrem aumento do tônus e têm picos de contração mais lentos. Como consequência, pode haver o risco de estiramentos musculares explica Márcio Schiefer, médico ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), do Rio de Janeiro (RJ). Além disso, em temperaturas extremamente baixas, o aporte de sangue pode ser reduzido, já que é redirecionado à manutenção dos órgãos vitais, aumentando as chances de lesões. 

A dica para evitá-las é realizar um aquecimento leve, como um trote ou bicicleta com pouca carga, durante 5 a 15 minutos antes de iniciar o treinamento. Isso provoca uma elevação gradual da circulação, deixando a musculatura mais preparada para o esforço. Já o alongamento, que tem por objetivo melhorar a elasticidade das fibras, reduzindo, assim, os estiramentos, deve ser feito após o aquecimento, quando o fluxo sanguíneo está maior. Bons treinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário