sexta-feira, 9 de novembro de 2018

22 invenções que mudaram nossas vidas


Você conhece a origem do celular? Lembra quando surgiu a internet? O forno elétrico? Confira essas e outras invenções que mudaram o mundo

Dia 9 de novembro comemora-se o Dia dos Inventores. Para comemorar a data, Casa e Jardim fez um compilado das principais invenções que mudaram as nossas vidas. Confira!

1. Micro-ondas
Quem inventou o aparelho foi o engenheiro eletrônico Percy LeBaron Spencer em 1946. Contudo, por ser muito caro e pesado, ele era usado apenas por estabelecimentos comerciais. Nos anos 1960 surgiu a versão doméstica, que apareceu no Brasil apenas nos anos 1970.

2. Forno elétrico
Em 1890, o coronel ingês Rookes Evelyn Bell Crompton eletrificou uma placa de ferro e criou uma rudimentar chapa de aquecimento. Surgia aí um dos ancestrais do forno elétrico atual. Em 1941, a Layr Eletrodomésticos começou a comercializar o produto no Brasil.

3. Torneira com sensor
O modelo com sensor de presença para acionamento foi lançado em 1991 pela Docol, batizada como Docolmatic. Ela economiza o consumo de água em até 70%.

4. Lava-Louças
Em 1977 a Brastemp teve a brilhante ideia de criar a primeira lava-louças que comportava pratos, copos e diversos recipientes sujos.

5. Celular
Nem sempre existiu o smartphone... 1983 foi quando tudo começou e, nesse ano, a Motorola lançou o primeiro celular apelidado como DynaTAC 8000X. Pesava 800 g, funcionava por botões e sua bateria permitia conversar por 1 hora ou ficar até 8 horas em stand by. Na época, telas touch eram inimagináveis.

6. Válvula hidráulica
Para resolver o problema das casas térreas que sofriam com a falta de pressão, Antonio Ferraresi e Attilio Ricotti inventaram a válvula Hydra em 1932. Inicialmente, ela ganhou o apelido de Liss. Com o passar do tempo, a válvula foi se modernizando, assim como outros objetos do banheiro.

7. Cafeteira elétrica
A Melitta foi a primeira empresa a introduzir o eletrodoméstico no Brasil, em 1978. Hoje, as cafeteiras contam com mais recursos do que apenas preparar café.

8. Filtro de café
Quem criou foi a alemã Melitta Bentz após coar a bebida em um papel do tipo mata-borrão ao invés de usar pano. Ali, em 1908, foi criado o filtro de papel! Mas a invenção só chegou no Brasil por volta de 1968.

9. Câmera digital
O Brasil recebeu a primeira câmera digital em 1996, através da Casio. Apesar de inicialmente ter memória baixa e funcionar por pilha, o primeiro modelo (QV-10) fez grande sucesso por ser a pioneira a tirar fotografia e mostrá-la no visor.
O Brasil teve a primeira transmissão em cores em 1972, durante a Festa da Uva de Caxias do Sul. A marca brasileira Semp começou meses mais tarde a fabricar os primeiros modelos no Brasil.

11. Ar-condicionado
Quem mora em regiões mais quentes agradece muito essa invenção! O sitema mecânico de condicionamento de ar foi criado em 1902 pelo engenheiro nova-iorquino Willis Carrier. A produção em massa, por outro lado, começou apenas nos anos 1950.

12. Batedeira
As primeiras batedeiras domésticas apareceram em 1918. Mas foi só nos anos 1950 que o eletrodoméstico passou a ficar mais fácil de manusear. A Arno foi a primeira a produzí-la no Brasil, em 1958.

13. Computador
1978 é o ano que o primeiro computador pessoal chegou às lojas. Os norte-americanos Steve Jobs e Steve Wozniak foram os desenvolvedores do aparelho que ganhou o nome de Apple II.

14. Internet
Nascida nos Estados Unidos em 1969, a internet era liberada apenas para fins de defesa do país. Passaram-se 18 anos até que ela fosse liberada para uso comercial, em 1987. No Brasil, a rede chegou somente em 1995.

15. Aspirador de pó
Você acredita que o aspirador de pó foi criado em 1908? Há mais de 100 anos! A partir de 1926, a marca sueca Electrolux passou a trazer seus modelos para cá. Somente em 1947 teve início a fabricação no Brasil, com a Walita.

16. Geladeira frost free e sem CFC
As primeiras geladeiras surgiram em 1913. A Brastemp lançou em 1983 o sistema Frost Free que dispensa o degelo de aparelho. Já a preocupação com a liberação do gás CFC (clorofluorcarbono) que prejudica o meio ambiente se consolidou em 1997, quando a Electrolux substituiu-o por outro gás menos poluente.

17. Lavadora
As máquinas de lavar roupas existem desde os anos 1920, contudo, eram manuais. Pensando na facilidade do cliente, a Brastemp cirou a primeira lavadora em 1959, apelidando-a de Super Automática Luxo.

18. Revestimento antiaderente de panela
A francesa T-Fal trouxe essa novidade para o gosto do público em 1959 com a primeira frigideira antiaderente. O Brasil recebeu o modelo apenas em 1980. Cozinhar, hoje, é muito mais fácil com elas, né?

19. Lâmpada
A lâmpada fluorescente foi introduzida no mercado norte-americano em 1938. Após a crise de energia na Europa nos anos 1970, a Philips teve a ideia de criar o modelo fluorescente compacto, sendo 80% mais econômicas que as incandescentes.

20. Ferro a vapor
O primeiro ferro de passar surgiu no século 12 (apesar das pessoas já começarem a dar indícios dessa preocupação no século 4). O americano Henry W. Seely registrou em 1882 o primeiro ferro elétrico, enquanto o de vapor começou a dar as caras em 1926. Mas foi apenas em 1967 que a GE (General Eletric) trouxe a novidade para o Brasil.

21. Videogame
No final dos anos 1970 foi lançado o Atari 2600. Com jogos como Pac Man, Enduro e Alien, o aparelho fez a cabeça de todos!

22. Colchão de molas
Estima-se que os primeiros colchões foram feitos pelos romanos, tendo sido recheados de materiais orgâncios (como palha, lã, ou algodão). Porém o maior problema ainda era o ataque de bichos, bactérias e fungos e por conta disso foi passando por aprimoramentos até chegar a 1871, quando o alemão Heinrich Westphal inventou o modelo de molas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário