terça-feira, 20 de novembro de 2018

6 dicas para uma boa alimentação no verão


Confira como aproveitar a estação com hábitos equilibrados e saudáveis

O que acha de se preparar com qualidade para a época mais aguardada do ano? Nessa estação, é necessário atenção sobre algumas mudanças do clima e, consequentemente, do seu corpo. No período, o organismo retém mais líquido, por isso é importante manter a hidratação em dia e ter uma boa alimentação no verão.

As altas temperaturas representam um inimigo para a circulação sanguínea. Com o excesso de calor, as veias do corpo se dilatam, o que pode causar inchaço, formigamento, sensação de peso e até dor nas pernas e nos pés. Por todas essas razões é necessário que existam alguns cuidados consigo mesmo, realizando, também, uma boa alimentação no verão. Confira algumas dicas a seguir!

FAÇA DE 5 A 6 REFEIÇÕES POR DIA:
Não pule refeições e coma tudo de uma vez depois. No verão, acontece uma queda em nossa taxa de metabolismo basal, por isso prefira alimentos leves. Coma verduras e legumes no almoço e no jantar, e frutas na sobremesa e nos lanches. “A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão”, recomenda Paula. “Troque a gordura animal por vegetal, mas lembre-se de consumir com moderação”.

ATENÇÃO PARA O SAL E O AÇÚCAR:
Modere nos açúcares e doces. Diminua o consumo de sal, evite preparações muito salgadas como o bacalhau e a carne seca. Cuidado com alimentos ricos em sódio, evite-os! Alimentos industrializados, embutidos e conservas são cheios dele.
“Quando consumimos alimento muito salgados, ou com muito sódio, acabamos ingerindo uma quantidade maior de água que não é eliminada. Isso ocorre pois o sal reteve aquele líquido dentro do seu organismo, sendo que deveria ter se transformado em urina, causando o inchaço”, explica a nutricionista.

CONSUMA LEITE E CEREAL INTEGRAL:
Excelente para uma boa alimentação no verão. Leite e derivados são muito bem vindos ao cardápio, desde que consumidos na quantidade recomendada. Paula também sugere pelo menos uma porção de cereal integral por dia. Eles contém mais fibras, contribuindo para uma saciedade mais prolongada e mantendo o fluxo de energia mais constante.

CUIDADO COM O ÁLCOOL:
É difícil não ingerir bebidas alcoólicas nas festas de fim de ano. Bater a vontade de uma cerveja gelada é normal, mas evite o consumo diário. O álcool atrapalha na sua hidratação e no funcionamento dos rins, impedindo as toxinas de deixarem o organismo facilmente. O que nos leva a próxima dica…

BEBA NO MÍNIMO 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA:
Estar hidratado é extremamente importante no verão e você pode usar sua alimentação para ajudar nisso. Mas nada substitui ingerir bastante água. Quando se bebe muita água, o corpo estimula o funcionamento dos rins, ativa a circulação e elimina as toxinas existentes no organismo para deixá-lo em equilíbrio. Abusar da água de coco também é uma ótima dica.

APRECIE SUA REFEIÇÃO E COMA DEVAGAR:
Uma ótima pedida para uma boa alimentação no verão. É na boca que começa o processo de digestão. Mastigar bem, além de fazer você apreciar o sabor do alimento, ajuda seu corpo a digerir o alimento e evitar aquela sensação de mal estar no estômago.

Fonte: https://sportlife.com.br/boa-alimentacao-no-verao/ - Victor Moura - Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário