quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

As 10 tendências fitness para 2019


Uma instituição listou as principais tendências do universo de exercícios físicos que vão bombar em 2019. Dispositivos eletrônicos lideram o ranking

Junto com o fim de 2018 vem aquela famosa lista de metas para o Ano Novo. Se ficar em forma e cuidar da saúde estiver entre os seus objetivos, o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, pode ajudar. A renomada instituição acaba de publicar uma lista com as 20 principais tendências fitness para 2019.

Milhares de especialistas vinculados à ACSM votam, anualmente, no que acreditam que vai bombar nos próximos 12 meses dentro do universo dos exercícios físicos. A partir dessas apostas, é criado um ranking, que já está na sua 13ª edição.

E, dessa vez, o topo da lista ficou com os dispositivos eletrônicos vestíveis. É todo tipo de tecnologia usada na prática esportiva, como relógios smart, pulseiras conectadas a aplicativos nos celulares e até mesmo roupas com fones de ouvidos acoplados.

“Esses dispositivos podem ser uma ferramenta indispensável para aqueles que estão procurando se tornar fisicamente ativos”, afirma o fisiologista Walter Thompson, líder do estudo, em comunicado à imprensa.

Segundo o expert, a possibilidade de monitorar os batimentos cardíacos, quantificar a queima de calorias e criar planos de treinamento é um incentivo para o estilo de vida saudável. “Os dados coletados também informam o usuário e a equipe médica sobre o desempenho”, complementa.

Além da popularidade, o primeiro lugar no ranking se deve às correções feitas pela indústria nas imprecisões dos aparelhos.

De acordo com Thompson, o número de usuários desses apetrechos nunca foi tão alto. “Isso significa que mais e mais pessoas têm acesso rápido a ferramentas que conseguem ajudá-los a permanecer ativos”, celebra.

Mas, claro, o ranking não se resume à primeira posição. Veja a seguir outros temas vinculados aos exercícios que, segundo os experts, vão estar em alta no ano que vem.

As 10 principais tendências fitness para 2019
1. Dispositivos eletrônicos vestíveis
Inclui relógios smart, pulseiras que monitoram batimentos cardíacos e até roupas reguladoras de temperatura corporal. Todos esses acessórios auxiliam na melhora da performance, já que os usuários acompanham seu rendimento.

2. Malhação em grupo
Fazer ginástica em turma é um ótimo incentivo. Com técnicas específicas, os instrutores ajudam os alunos a atingirem metas de condicionamento físico.

3. Exercício intervalado de alta intensidade
Ele venceu no ano passado e envolve, em uma mesma sessão, curtos períodos de atividade muito intensa com outros mais alongados em menor frequência.

Dessa maneira, o gasto calórico aumenta. O cross fit, por exemplo, pertence a esse grupo.

4. Programas para idosos
Com o crescimento da expectativa de vida, a turma mais velha acaba procurando maneiras de se manter fisicamente ativa. Basta adaptar o treino para atender esse público.

5. Treino com peso do corpo
A ideia aqui é usar o mínimo possível de equipamentos. A grande vantagem é conseguir malhar em qualquer lugar.

6. Malhar com profissionais certificados
Com a popularização das academias de todos os tipos e para todos os gostos, nada melhor que ser instruído por alguém realmente especializado.

7. Ioga
Apesar de ser uma tradição antiga, ela se mantém como tendência. E seus benefícios não são poucos: aumento da flexibilidade, melhora de postura, redução da ansiedade…

8. Ser orientado por um personal trainer
Da mesma maneira que suar a camisa em grupo tem um efeito motivacional, treinar com um profissional que acompanha de perto seus resultados colabora para atingir os objetivos e manter a ginástica em dia.

9. Treino funcional
Usando movimentos naturais – pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar –, você adquire força e equilíbrio voltados para as suas atividades diárias.

10. Exercício como tratamento de doenças
Cada vez mais a medicina se rende à atividade física – e abandona aquela ideia de que o paciente deve ficar acamado. Em vários casos, o esforço físico funciona como um verdadeiro remédio. Se estiver doente, não deixe de conversar com profissionais sobre os exercícios.

Fonte: https://saude.abril.com.br/fitness/as-10-tendencias-fitness-para-2019/ - Por Maria Tereza Santos - Foto: Yagi Studio/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário