sábado, 15 de dezembro de 2018

Exercícios aeróbicos: a atividade que queima calorias e garante saúde


Quer perder peso e ganhar muita disposição e saúde? Aposte nos exercícios aeróbicos! Como diz o próprio termo, o combustível dessa atividade é o ar. Eles são excelentes para emagrecer, aumentar a resistência física e trabalhar muitos grupos musculares.

O educador físico Rodrigo Fabbi explica que o exercício aeróbico é um exercício de longa duração, contínuo, de baixa e moderada intensidade e que exige uma grande quantidade de músculos de forma rítmica. “Portanto, usam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, e também para queimar gordura e glicose, que produzem adenosina trifosfato – ATP, que é uma molécula indispensável à vida”, salienta.

9 benefícios dos exercícios aeróbicos
Assim como qualquer exercício físico, os exercícios aeróbicos trazem inúmeros benefícios para a saúde de modo geral.

Diminui a pressão arterial
Melhora a circulação sanguínea
Aumenta a reserva de energia nos músculos, o que proporciona o aumento da resistência
Tonifica a musculatura
Fortalece os músculos envolvidos na respiração
Melhora o sistema imunológico
Melhora a autoestima
Combate a depressão e melhora o humor
Previne AVC, diabetes, hipertensão e obesidade

8 melhores exercícios aeróbicos para emagrecer
Que os exercícios aeróbicos são excelentes já está claro, mas você sabia que eles são os melhores para quem está em busca de queimar calorias?

Esse tipo de exercício é o mais indicado para a perda de peso, de acordo com Fabbi. Depois de um determinado tempo o organismo passa a utilizar os lipídios como a principal fonte de energia, para que os estoques de carboidratos sejam preservados. “Mas tanto os exercícios aeróbicos, como os anaeróbicos, aceleram o metabolismo, portanto os dois auxiliam o emagrecimento”. Confira os melhores exercícios para emagrecer:

1. Pular corda
Pular corda é ótimo para queimar calorias. É importante manter a postura ereta, olhar para frente e contrair o abdômen.

2. Jump na cama elástica
Com a cama elástica e uma seleção de músicas, você pode ritmar os movimentos. Você pode correr com os joelhos elevados, saltar ou fazer agachamentos, por exemplo.

3. Subir e descer escadas
Uma atividade que pode ser feita em muitos momentos do nosso dia, tonifica coxas e nádegas e é ótimo para ganhar resistência física.

4. Dançar
Deve ser uma dança coreografada e intensa, como a zumba, por exemplo. Além de queimar calorias, é divertido e melhora o equilíbrio e o raciocínio.

5. Pedalar
Em uma bike ou spinning, pedalar é excelente para tonificar o bumbum e as pernas.

6. Treino funcional
O treinamento funcional trabalha uma grande quantidade de músculos do corpo, o que acelera a perda de peso.

7. Lutas
Lutas como capoeira, boxe ou muay thai, por exemplo, também são ótimas para emagrecer por trabalharem diversas musculaturas.

8. Caminhar ou correr
Caminhadas ou corridas melhoram o condicionamento e a perda de peso, mas deve-se fazer de forma acelerada.

Melhores exercícios aeróbicos para fazer na academia
Na academia, embora muitas pessoas priorizem a musculação, o treino aeróbico também pode ser realizado.
Entre as vantagens de se realizar exercícios indoor, Fabbi cita a temperatura ambiente, que pode ser controlada sem a interferência de intempéries.

Aulas de dança: há diversas modalidades de danças aeróbicas que são ministradas em academias, como a zumba, hip hop, dança do ventre e outras.
Spinning: uma das atividades mais completas, pois trabalha muitos músculos. Em uma aula de spinning, você usará a bicicleta ergométrica e será orientado a pedalar em velocidade, posição e com cargas diferentes, alternadamente.
Esteira: na corrida na esteira, na academia, você tem a vantagem de controlar a velocidade e a carga empregada.

Melhores exercícios aeróbicos para fazer ao ar livre
Os exercícios aeróbicos têm a vantagem de poderem ser realizados ao ar livre, na rua, na praia ou em parques, por exemplo. Além de todos os benefícios da prática, você ainda pode desfrutar da paisagem, aliviar o estresse e melhorar o seu humor.

Fabbi lembra, contudo, que ao ar livre o indivíduo fica refém das intempéries, como frio e chuva, que acabam atrapalhando a rotina de treinos. O calor intenso também requer cuidados, como uso de protetor solar, roupas leves e hidratação. Veja algumas sugestões de exercícios que você pode fazer ao ar livre:

Caminhada e corrida
Subir e descer escadas
Pedalar
Muitas cidades também contam com aparelhos de ginástica em parques e praças. Uma maneira prática de se exercitar.

Diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos
Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos são diferentes e têm finalidades distintas. Mas você sabe qual a diferença?

“No caso dos exercícios aeróbicos, como diz o próprio termo, o combustível é o ar. O exercício aeróbico é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade”, explica Fabbi.

No caso dos exercícios anaeróbicos, não há uso prioritário do oxigênio como fonte de energia. “Estes exercícios são atividades de curta duração e de grande intensidade, e muitos são direcionados apenas para alguns grupos musculares, como no caso da musculação, em provas de 100 m, saltos, cortadas do vôlei, movimentos de soco e chute em uma luta, ou seja, movimentos rápidos que duram poucos segundos.”.


Contudo, independente de qual modalidade você escolher para se exercitar, é muito importante que você tenha o acompanhamento e a orientação de um profissional de educação física.

Fabbi ainda alerta sobre a prática de seguir tutoriais e vídeos de treinos da internet: “Faço uma simples pergunta: é profissional habilitado? Lembre-se de que exercício ilegal da profissão é crime. Crime contra sua própria saúde e com a sua vida. Se prescrever exercício é individual, como posso aplicar o mesmo treino a diferentes indivíduos, sem levar em conta saúde individual, sexo, idade ou doenças crônicas?”.

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/exercicios-aerobicos/ - Escrito por Lia Nara Bau - FOTO: ISTOCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário