sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

6 cuidados ao andar de bike para evitar danos à coluna


Praticantes de ciclismo precisam se atentar à postura, uso do equipamento e fortalecimento dos músculos para evitar problemas na coluna

 

Andar de bicicleta, assim como qualquer exercício físico realizado de maneira equivocada ou extrema, pode causar lesões no corpo. Embora seja uma prática simples e bastante popular, não são raros os relatos de queixa de dor lombar entre os praticantes do ciclismo.

 

Outros problemas também podem ser frequentes na vida de quem costuma pedalar, afetando a coluna dorsal, torácica e cervical. Independente da região, a maioria dos danos na coluna costumam ser provocada pelo estresse mecânico local, ou seja, causadas pelo esforço contínuo e contratura muscular, principalmente do músculo quadrado lombar.

 

Por conta disso, existem recomendações que devem ser seguidas para evitar que a prática do exercício tenha o efeito oposto ao desejado e provoque danos à integridade física do indivíduo. Conheça seis cuidados ao andar de bicicleta para evitar problemas na coluna:

 

1 - Atente-se à postura

Segundo o ortopedista Rodrigo Vetorazzi, do Hospital Albert Sabin, ao andar de bike, o praticante deve se atentar a diversos detalhes com relação à postura. É indicado evitar que o tronco fique flexionado, procurando sempre manter a coluna reta para evitar dores e lesões na região.

Outra recomendação é que o indivíduo mantenha uma flexão leve do quadril, de cerca de 15 graus em relação ao joelho, com o pé estendido no pedal. Os joelhos e o quadril devem ficar alinhados ao guidão e o braço levemente flexionado para segurá-lo, não devendo ficar completamente esticado.

Além disso, por último, o banco da bicicleta deve ser ajustado de acordo com o conforto do ciclista. As indicações variam do selim reto na horizontal ou até com uma inclinação anterior em 10 graus em relação ao solo. Como as pesquisas sobre isso variam, a recomendação deve ser estudada especificamente para o usuário.

 

2 - Faça exercícios de fortalecimento

Como em qualquer esporte, para evitar lesões ao andar de bicicleta, é necessário um trabalho físico associado à prática. Os grupos musculares específicos mais utilizados nesta modalidade devem receber atenção.

Na preparação para o ciclismo, a maior atenção deve ser dada ao fortalecimento da musculatura da coxa, panturrilha e, principalmente, abdômen - uma vez que ele ajuda a manter uma postura melhor e adequada durante o período de prática esportiva.

 

3 - Alongue-se

O alongamento também deve ser realizado antes de andar de bicicleta, pois vale como um aquecimento para a grande maioria dos esportes aeróbicos, como é o caso de ciclismo e até mesmo da corrida.

 

4 - Evite aumentos súbitos de exercício

"Se você começou a andar de bicicleta ontem, querer andar 50km em um dia não é recomendável", alerta o ortopedista Rodrigo Vetorazzi. De acordo com ele, o avanço da intensidade na prática do ciclismo precisa ser feito de uma forma lenta e gradual, conforme a disponibilidade de cada um.

"Isso varia de pessoa para pessoa, devido aos biotipos, condições físicas e idades diferentes", acrescenta o profissional. Dessa maneira, é necessária uma análise individual do praticante, sempre respeitando seus limites.

 

5 - Busque a avaliação de um especialista

Buscar a orientação de um médico, educador físico e/ou fisioterapeuta é essencial antes de dar início a qualquer atividade física. Levando em consideração as características individuais do paciente, o especialista poderá guiá-lo no trabalho dos músculos e na recomendação de intensidade dos exercícios.

 

6 - Utilize equipamentos adequados

Os impactos causados por quedas ou acidentes durante o ciclismo também pedem por atenção. Em terrenos irregulares, como montanhas, o choque pode causar lesões, especialmente no caso de pessoas que tenham alguma fragilidade óssea ou condições pré-existentes, como hérnia de disco e artrose lombar.

A única maneira de evitar esses efeitos negativos é a partir do uso de equipamentos adequados, que sejam indicados por um profissional de acordo com o perfil e necessidade de cada indivíduo. Entre as recomendações mais universais, encontra-se o uso de capacete e joelheira, além da escolha de um bom tênis para esta finalidade.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/37085-6-cuidados-ao-andar-de-bike-para-evitar-danos-a-coluna - Escrito por Clovis Filho - Redação Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário