sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Dicas para se proteger da COVID-19 nas festas de fim de ano


Natal e Ano Novo pedem comemorações diferentes em meio à pandemia de coronavírus

 

As festas de fim de ano neste 2020 serão diferentes. Com a pandemia de coronavírus os eventos de Natal e Ano Novo pedem cuidados especiais para evitar o aumento da transmissão do vírus.

 

Nesse sentido, a FioCruz lançou uma cartilha de Natal e Ano Novo com instruções à população sobre como organizar as festividades de fim de ano com proteção.

 

Veja, a seguir, dicas para manter a segurança contra o coronavírus nas festas de fim de ano e o que levar em consideração na hora de preparar os eventos.

 

Dicas para passar o fim de ano em segurança

Segundo a cartilha da FioCruz, a forma mais segura e eficaz de passar o Natal de 2020 e o Réveillon 2021 é ficar em casa e comemorar apenas com pessoas que moram com você.

 

Entretanto, se a decisão for de realizar um evento para celebrar o fim de ano ao lado de outras pessoas que não estão em seu dia a dia, vale a pena seguir algumas práticas para reduzir o risco de transmissão do coronavírus.

 

A FioCruz destaca pelo menos algumas medidas individuais que envolvem uso de máscara, distanciamento social e dicas de higienização para seguir durante as festas de fim de ano. São elas:

 

Usar máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo

Ter um saquinho para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo

Ter uma máscara limpa extra para o caso de necessidade de trocar após certo tempo de uso, umidade ou sujeira

Evitar aglomerações e manter a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes

Evitar apertos de mão ou abraços

Dar preferência a locais abertos ou bem ventilados e evitar o uso de ar-condicionado

Lavar as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou álcool

Não compartilhar objetos, como talheres ou copos

Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidado, como utensílios para servir a comida, jarras e garrafas, lave as mãos com água e sabão ou álcool

 

Além das práticas individualizadas, a FioCruz também sugere mais algumas medidas para manter o ambiente o mais seguro:

 

Limite o número de convidados de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si

Oriente os convidados a levarem suas próprias máscaras

Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto. Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente

Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar condicionado

Não deixe que os convidados formem filas para serem servidos

Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia. Organize espaços separados para pessoas que moram juntas

Tenha sabão e papel para secagem de mãos disponíveis no banheiro. Evite o uso de toalhas de pano

Disponibilize álcool em gel nos ambientes

Utilize lixeiras com pedais para que as pessoas descartem seus lixos sem precisar colocar as mãos na tampa. Lave as mãos após esvaziar a lata de lixo.

 

Por fim, a FioCruz também faz recomendações sobre a distribuição de comida nas festas:

 

Lave as mãos antes de preparar a comida e use máscara durante o preparo

Limite o número de pessoas no ambiente em que a comida estiver sendo preparada ou manuseada

Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens individuais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas

Ofereça condimentos, molhos para salada ou temperos embalados individualmente sempre que possível

Evite o compartilhamento de utensílios para servir a comida. Pratos e bebidas em recipientes não individuais devem ser servidos por uma única pessoa. O responsável deve lavar as mãos antes de servir e sempre usar a máscara

Após o evento, lave toda a louça em água corrente e com detergente ou use a máquina de lavar louças.

 

Festa de fim de ano pedem cuidado com a COVID

Apesar do desejo e da simbologia que as festas de fim de ano carregam, este momento deve ser visto com cautela na visão de Sumire Sakabe, infectologista do Hospital 9 de Julho.

"É melhor passar um Natal sem a família para ter o resto da vida em paz. Encontrarmo-nos em grupos ainda é precoce. O vírus está à solta. Relaxar agora, porque é Natal, traz o risco de adoecermos e deixarmos adoecer justamente aqueles que mais amamos", afirma a médica.

Mesmo com todas as estratégias para reduzir os riscos, a FioCruz indica que nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19.

Além disso, a Fundação também pede que pessoas com sintomas (ou que tiveram sinais de COVID-19 nos últimos 14 dias) que estiverem aguardando o resultado de teste imunológico, que tiveram contato com indivíduos contaminados há duas semanas ou que fazem parte do grupo de risco para que evitem encontros neste momento com outras pessoas.

"Neste Natal, a vida será diferente. As famílias de 180 mil brasileiros estão ainda vivendo o luto trazido pela COVID-19. Os profissionais de saúde, acostumados a passar festas trabalhando, estarão ainda às voltas com pacientes intubados, graves, com falta de ar, usando máscara, gorro, avental impermeável", reflete Sumire.

"Encontrar formas de nos conectarmos uns aos outros à distância, em um Natal diferente, é um sacrifício que será o presente mais caro que poderemos oferecer. Ao nos privarmos da companhia dos nossos queridos, estamos protegendo uns aos outros para que haja tempo hábil da vacina chegar e, quem sabe, ser mais seguro andar por aí. Cabe a cada um encontrar um jeito sensato de celebrar o Natal e as festas de fim de ano de forma segura, para que a alegria do Natal não venha a acabar uma semana depois!", conclui a médica.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/37126-dicas-para-se-proteger-da-covid-19-nas-festas-de-fim-de-ano - Escrito por Maria Beatriz Melero

Nenhum comentário:

Postar um comentário