quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

16 métodos de prevenção contra o coronavírus


O novo coronavírus é de fácil transmissão, mas algumas medidas simples ajudam na prevenção e reduzem os riscos de contágio

 

A partir de sua descoberta na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019, o novo coronavírus tem assustado o mundo. No Brasil, os primeiros casos de infecção foram traçados em fevereiro de 2020 e, desde então, já foram registradas mais de 7 milhões de infecções no país.

 

A COVID-19 (nome dado à doença causada pelo vírus) se espalhou de forma exponencial, tendo provocado mais de 1,5 milhão de mortes ao redor do mundo. Isso por conta da alta transmissibilidade do coronavírus.

 

Transmissão do novo coronavírus

De acordo com as autoridades como a Organização Mundial da Saúde, as principais formas pelas quais o vírus se dissemina são através do contato de pessoa para pessoa:

Por vias respiratórias: através do ar e de gotículas provenientes de espirros, tosse e fala de indivíduos infectados

Por contato físico direto: através de beijos, abraços e outros tipos de toque

Por contato com superfícies contaminadas: através do compartilhamento de utensílios e ferramentas ou toque em maçanetas, corrimões e outros objetos.

Além disso, revisões sistemáticas indicam que a transmissão pode ocorrer por pacientes com sintomas leves que passam despercebidos e mesmo por infectados pelo vírus que não apresentem sintomas, os assintomáticos.

 

Dada essa situação, com a doença se espalhando rapidamente pelo mundo, as medidas de prevenção ainda são as melhores "armas" contra o vírus até a aprovação e aplicação de uma vacina contra coronavírus no Brasil.

 

Como se prevenir do novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde no Brasil listaram diversas orientações que ajudam a população a se proteger contra o novo coronavírus. Confira abaixo os cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir a doença:

 

Lavar as mãos com água e sabão frequentemente

Higienizar as mãos sempre que possível com álcool gel

Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar olhos, nariz e boca

Utilizar lenço descartável para higiene nasal

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

Higienizar as mãos após tossir ou espirrar

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas

Manter os ambientes bem ventilados

Limpar regularmente o ambiente e superfícies comuns, como móveis, maçanetas, corrimão ou outros objetos em que as pessoas tocam com frequência

Utilizar álcool 70% ou água sanitária para limpeza de ambientes

Evitar contato físico com pessoas que tenham sintomas de gripe

Evitar aglomerações se estiver doente

Lavar frutas, verduras e vegetais antes de consumí-los

Manter hábitos saudáveis, alimentar-se bem e beber muita água

Se fizer parte do público-alvo, vacine-se contra a gripe todos os anos

Fazer uso de máscaras ao sair de casa



Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/36021-16-metodos-de-prevencao-contra-o-coronavirus - Escrito por Lidia Capitani - Redação Minha Vida - Foto: ZooNo3/Shutterstock


Nenhum comentário:

Postar um comentário