sábado, 13 de fevereiro de 2021

Covid-19: pacientes assintomáticos causam 50% dos casos, diz estudo


Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, apontou que cerca de 50% dos casos de covid-19 são causados por pacientes assintomáticos

 

Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, apontou que cerca de 50% dos casos de covid-19 são causados por pacientes assintomáticos. A pesquisa mostra que durante o surto inicial do coronavírus em Nova York, apenas um em cada cinco ou sete casos era sintomático.

 

Rahul Subramanian, coautor do estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, disse que é difícil separar os casos de pessoas infectadas com SARS-CoV-2 que não foram relatados por falta de testes, daqueles que apenas não sentiram nenhum sintoma da doença. “Queríamos separar essas duas coisas e como Nova York foi uma das primeiras cidades a relatar o número diário de testes concluídos, pudemos usar esses números para estimar quantos casos de covid-19 eram sintomáticos”, afirmou.

 

Embora diversos estudos utilizem dados epidemiológicos para calcular a taxa de transmissão e casos não contabilizados, a pesquisa da Universidade de Chicago foi a primeira a ser revisada ao incorporar dados sobre a capacidade diária de testes e mudanças nas taxas de teste ao longo do tempo, a fim de fornecer uma imagem mais precisa da proporção de infeções sintomáticas por covid-19.

 

Com base nesses dados, o estudo aponta que a taxa de infectados que sentiram sintomas está entre 13% e 18%, segundo a autora sênior Mercedes Pascual. “Independentemente da incerteza em todos os outros parâmetros, podemos dizer que mais de 50% da transmissão que ocorre na comunidade é de pessoas sem sintomas”.

 

A análise desses dados não comprova que pessoas assintomáticas são mais ou menos infecciosas, mas deixa claro que dentre todos os casos do vírus que se espalham pelos Estados Unidos, a maior parte é de pessoas sem sintomas. Fato que reforça a importância de manter as medidas de segurança e isolamento social apresentadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para prevenção da covid-19.

 

 “Mesmo que as pessoas assintomáticas não estejam transmitindo o vírus em altas taxas, elas constituem algo como 80% de todas as infecções”, afirmou o coautor do estudo, Qixin He.

 

Fonte: undefined - iG @ https://saude.ig.com.br/coronavirus/2021-02-12/covid-19-pacientes-assintomaticos-causam-50-dos-casos-diz-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário