sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

18 profissões que mais sofrem com quadros de depressão


Saiba quais são as carreiras que mais lidam com impactos na saúde mental relacionados à depressão

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma a cada quatro pessoas no continente americano irão apresentar complicações envolvendo a saúde mental ao longo da vida. Entre as condições mais recorrentes, está a depressão - psicopatologia responsável por causar tristeza profunda, perda de interesse, ausência de ânimo e oscilações de humor.

 

Uma análise feita pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE, revelou que 16,3 milhões de brasileiros com mais de 18 anos sofrem de depressão no país. Um dos muitos fatores que podem levar a esse diagnóstico é o estilo de vida e o ambiente em que a pessoa convive. Assim, a rotina de trabalho e a profissão escolhida podem causar um impacto direto no emocional de uma pessoa.

 

Carreira e saúde mental

Buscando entender melhor como uma profissão pode causar a instabilidade emocional, pesquisas coletaram dados que indicaram quais são os profissionais com maior probabilidade de apresentar um diagnóstico de depressão. Os estudos foram realizados de forma ampla, sendo importante destacar que a doença não surge apenas pela rotina de trabalho, podendo ter inúmeras causas diferentes.

 

Entre as profissões listadas em estudos feitos pela revista estadunidense Health e dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, estão:

Policiais

Controladores de vôo

Profissionais da área de segurança

Artistas e escritores

Professores

Telemarketing

Enfermeiras e cuidadoras de criança

Jornalistas

Consultor de vendas

Assistentes Sociais

Médicos

Profissionais da área administrativa

Consultores financeiros e contabilistas

Garçons

Profissionais da área de construção civil

 

O estresse constante vivido por profissionais dessas áreas é um dos fatores que pode desencadear o aparecimento de complicações mentais. Além disso, a sensação de incapacidade para cumprir a função, o alto nível de responsabilidade e jornadas de trabalho prolongadas também estão relacionadas com os impactos na saúde mental.

 

Sintomas de depressão

Os sinais que indicam um quadro depressivo podem se manifestar de forma física e emocional. Caso haja suspeita da doença, é de extrema importância que se procure o auxílio de profissionais com capacitação para que seja feito o diagnóstico preciso. Os principais sintomas da depressão no trabalho são:

Desânimo

Desmotivação

Falta de iniciativa

Falta de energia

Improdutividade

Isolamento social

Dificuldade de concentração

Alterações no sono

Alterações no apetite

Irritabilidade

Mau-humor

Mudanças no estilo de vida

 

Durante um encontro sobre saúde básica no Brasil e no mundo, promovido pelo Instituto SAB, em São Paulo, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira ressaltou que para amenizar as taxas de transtornos mentais relacionados ao trabalho é preciso incentivar uma mudança no estilo de vida.

 

"Não é uma questão de ter mais psiquiatras disponíveis. Mudar a rotina pode diminuir as taxas de mortalidade e de doenças", disse o especialista.

 

Nesse sentido, algumas atitudes podem ajudar a prevenir ou mesmo amenizar a depressão decorrente do trabalho. São elas:

Organize sua agenda

Saiba lidar com imprevistos

Fracione as férias

Não aceite assédios

 

Além do uso de medicamentos antidepressivos para tratar a doença, a psicoterapia e a prática de exercícios podem ajudar a lidar com os sintomas causados pela depressão. Um estudo realizado pelo Centro Médico de Southwestern, na Universidade do Texas (EUA), descobriu que a prática de exercícios aeróbicos regulares pode reduzir os sintomas da doença pela metade.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/37292-18-profissoes-que-mais-sofrem-com-quadros-de-depressao - Escrito por Paula Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário