quarta-feira, 26 de maio de 2021

De quanto sono você realmente precisa?


Assim como comer, beber ou respirar, o sono é uma parte essencial da vida.

 

Na verdade, todos os animais fazem isso - com algumas variações interessantes. Um golfinho, por exemplo, dorme com um olho aberto e apenas metade do cérebro cochilando por vez . Isso provavelmente ocorre porque os golfinhos precisam estar parcialmente conscientes para respirar enquanto estão na água. Às vezes, as zebras dormem em pé, caso precisem acordar e escapar rapidamente de um predador. Os morcegos dormem de cabeça para baixo .

 

Quando alguém está dormindo, pode parecer que ele está “desligado” e não está fazendo nada. Mas isso não é verdade. Seu cérebro e corpo estão ativos e fazendo coisas importantes enquanto você dorme, como organizar células nervosas, regular hormônios, reparar células e eliminar toxinas.

 

Seu cérebro está especialmente ocupado, ajudando você a fazer muitas coisas enquanto você dorme. Entre outras coisas, está processando memórias , obtendo insights criativos e aprendendo novas habilidades .

 

O sono ajuda você a aprender, crescer e se desenvolver , e todos esses processos levam tempo.

 

É por isso que os bebês precisam de 14 a 17 horas de sono por dia durante os primeiros três meses de vida - os recém-nascidos dormem muito mais do que acordados. A maioria das crianças em idade escolar precisa de cerca de 8 a 10 horas de sono . Os adolescentes podem ter como objetivo nove horas, que é o que alguns adultos também precisam. Mas sete ou oito horas são suficientes para outros adultos.

 

É importante não apenas dormir o suficiente, mas também dormir de boa qualidade . E você deve tentar dormir em uma programação regular , indo dormir e acordando na mesma hora todos os dias - mesmo nos fins de semana.

 

Ter uma boa noite de sono pode ajudá-lo a ter um bom desempenho na escola, no trabalho e nos esportes . O sono também pode ajudar com a rapidez e a memória, o que pode ajudá-lo em coisas como cantar ou tocar um instrumento musical.

 

Uma boa noite de sono ajuda você a parecer e se sentir revigorado. Quando as pessoas são solicitadas a avaliar o quão atraente alguém é, elas tendem a classificar as pessoas bem descansadas como mais atraentes . Ter horas suficientes de sono de boa qualidade pode ajudá-lo a lidar com o estresse e se relacionar melhor com seus amigos .

 

Se, como muitas pessoas, você tem dificuldade em dormir o suficiente , existem alguns truques para ajudá-lo a ter um bom sono regularmente. Você pode achar útil definir um horário de sono ideal e tentar segui-lo todos os dias. Você pode definir alarmes para lembrá-lo da hora de ir para a cama.

 

Use uma rotina de relaxamento por uma hora antes de dormir, para se concentrar em manter as coisas relaxadas e positivas. Você pode incluir diminuir as luzes, ler um livro divertido e falar sobre as melhores partes do seu dia ou apenas pensar nos destaques do dia. Tente evitar filmes ou livros assustadores e entrar em discussões antes de dormir.

 

De manhã, pense em algo pelo qual você está ansioso naquele dia e deixe o Sol ou luzes brilhantes entrarem em seu quarto para que seu cérebro saiba que é hora de ficar alerta.

 

Você saberá que seus hábitos de sono estão funcionando quando não sentir sono durante o dia e acordar na maioria dos dias se sentindo revigorado. Assim como estar em boa forma física e seguir uma dieta balanceada, ter uma boa noite de sono regularmente é um comportamento que exige prática e pode valer a pena para o resto da vida

 

Fonte: https://theconversation.com/how-much-sleep-do-you-really-need-156819 - Autor Dana McMakin - Professor Associado de Psicologia, Florida International University

Um comentário:

  1. Bom dia amigo professor o meu nome é danilo e eu gostaria de fazer uma parceria entre as nossas paginas:https://culturapopnobrasil.blogspot.com/, eu uso muitos conteúdos do seu site nome por favor me retorne o meu imail é daniloep22@gmail.com

    ResponderExcluir