sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Vitamina C é essencial para o sistema imunológico


Não é possível pode gerar células T reguladoras estáveis sem vitamina C ou sem as enzimas TET.

 

Autoimunidade

 

Cientistas podem ter encontrado sem querer um mecanismo que explica a histórica conexão entre a vitamina C e o combate a condições comuns, como gripes e resfriados.

 

Mas a descoberta pode ajudar em casos muito mais graves.

 

Já se sabia que as células T reguladoras (Tregs) ajudam a controlar a inflamação e a autoimunidade no corpo. Infelizmente, tem sido difícil encontrar os ingredientes moleculares corretos para induzir Tregs estáveis para uso como tratamento de doenças autoimunes, bem como para lidar com a rejeição de órgãos transplantados.

 

Agora, pesquisadores descobriram que a vitamina C e proteínas chamadas TET (sigla em inglês para translocação de dez-onze, uma referência aos cromossomos 10 e 11) podem trabalhar juntas para dar às Tregs seu poder de salvar vidas.

 

Na verdade, você não pode gerar células T reguladoras estáveis sem vitamina C ou sem essas enzimas TET.

 

"A vitamina C pode ser usada para estabilizar as iTregs [Tregs induzidas] geradas in vitro," explicou o professor Xiaojing Yue, do Instituto La Jolla de Imunologia (Espanha). "Esperamos que esses tipos de Tregs induzidas possam ser usados no futuro para o tratamento de doenças autoimunes e transplante de órgãos."

 

Genética e epigenética

 

Os pesquisadores descobriram que as proteínas TET são absolutamente necessárias para manter a expressão do gene e as características epigenéticas que tornam as Tregs o que são; e adicionar vitamina C gerou iTregs com expressão gênica e características epigenéticas semelhantes às Tregs normais do "tipo selvagem" encontradas no corpo.

 

O estudo também revelou uma conexão intrigante entre a atividade enzimática das TETs, a vitamina C e a sinalização de IL-2/STAT5.

 

"Em camundongos com deficiência de componentes de sinalização IL-2/STAT5, como IL-2, receptores de IL-2 ou STAT5, as Tregs não podem se desenvolver adequadamente ou podem ter função prejudicada.

 

"Estamos procurando por mais moléculas pequenas para estabilizar a atividade das TETs e gerar Tregs induzidas que são ainda mais estáveis. Essas Tregs induzidas podem eventualmente ser usadas para tratar pacientes. Esta pesquisa nos dá uma nova maneira de pensar sobre o tratamento das doenças autoimunes," disse Yue.

 

Checagem com artigo científico:

 

Artigo: Whole-genome analysis of TET dioxygenase function in regulatory T cells

Autores: Xiaojing Yue, Daniela Samaniego-Castruita, Edahí González-Avalos, Xiang Li, Benjamin G. Barwick, Anjana Rao

Publicação: EMBO Reports

Vol.: e52716

DOI: 10.15252/embr.202152716

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=vitamina-c-essencial-sistema-imunologico&id=14855&nl=nlds - Redação do Diário da Saúde - Imagem: La Jolla Institute for Immunology

Nenhum comentário:

Postar um comentário