segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Por que quero comer mais no frio?


Sentir mais fome no inverno tem uma explicação fisiológica, mas ainda assim é possível manter a boa alimentação seguindo algumas dicas

 

É só o tempo esfriar para eu receber diversas queixas de pacientes. "Nutri, socorro, eu não consigo parar de comer!". Ou "nutri, a minha fome tem aumentado muito". Mas porque sentimos mais fome no inverno?

 

Há uma explicação fisiológica para isso. Nosso organismo funciona bem com a temperatura corpórea por volta de 36,5ºC a 36,90ºC. Para manter esta temperatura corpórea nos dias frios, o corpo precisa gastar mais energia para esquentar. Tem que trabalhar mais. Logo "queimamos" mais energias. Por isso temos mais fome, e uma fome específica de alimentos "quentes" e mais calóricos.

 

Até aí, tudo certo. Mas há um problema. Nos dias frios, as pessoas tendem a ficar mais em casa, aconchegadas no sofá, embaixo de um cobertor, quietinhas e quentinhas, sem se mexer muito, economizando energia para esquentar. Sair da cama para uma atividade física não é fácil, ainda mais nas manhãs frias. Resultado: mesmo que o corpo gaste mais energia para nos aquecer, acabamos comendo muito mais do que gastamos. Deste "desequilíbrio" vem os quilinhos a mais que todos ganhamos no inverno.

 

Ainda no inverno, os dias são mais curtos. A falta de sol faz com que o corpo produza mais melatonina (o hormônio do sono), o que deixa a pessoa sonolenta e com menos energia. A falta de atividade esfria o corpo, incentivando novamente o ciclo de buscar mais alimentos para gerar calor.

 

Como driblar a fome no frio?

Mas calma! É possível encarar os dias frios e manter a alimentação equilibrada. Para isso, deixo algumas dicas:

 

Faça lanches intermediários para evitar o excesso de fome antes das refeições principais

Gaste um pouco de tempo ao ar livre em sua pausa para o almoço ou coloque sua mesa para perto de uma janela, se puder

Não belisque fora dos seus horários de lanches e refeições

Relaxe, medite, respire fundo, faça alongamento, agasalhe-se adequadamente

Evite pular refeições e tente comer em horários regulares.

 

Além disso, antes de comer qualquer coisa, faça essas perguntas a si mesmo:

 

Estou realmente com fome ou estou com sede?

Estou com fome ou entediado?

Estou com fome ou apenas cansado de dias frios e estou agindo no automático.

Isso vai ajudar a não comer no impulso e manter a boa alimentação.

 

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/37857-por-que-quero-comer-mais-no-frio - Escrito por Saulo Gonçalves Nutrição - CRN 20100239/

Nenhum comentário:

Postar um comentário