sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Alimentos para prevenir osteoporose e ter ossos mais fortes


Essa doença afeta principalmente as pessoas mais velhas e pode ser prevenida desde a infância

 

Prevenir é melhor do que remediar, você concorda? No caso da osteoporose, esse ditado faz todo sentido, já que a doença costuma afetar as pessoas idosas, em especial as que não tiveram os cuidados necessários na juventude para terem uma velhice mais saudável. Mas, sempre é tempo de começar a se cuidar melhor. Veja quais são os alimentos para prevenir osteoporose.

 

O que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda da massa óssea, ou seja, os ossos vão ficando porosos e fracos. Isso acontece devido à redução na produção ou na absorção dos minerais que compõem os ossos. Então, uma das formas de prevenir que aconteça é alimentando-se com qualidade.

 

Alimentos para prevenir osteoporose

No sentido de alimentação, a osteoporose pode surgir quando o organismo está com deficiência de cálcio e de vitamina D. Isso porque o cálcio precisa da vitamina D para ser absorvido pelo organismo.

 

Isso significa que não adianta você consumir um monte de alimentos com cálcio e poucos alimentos com vitamina D, ou nunca tomar banho de sol, que é a principal fonte de vitamina D para o corpo humano. Mas outros minerais são importantes, veja só.

 

Cálcio

A começar pelo principal, o cálcio serve para fortalecer, aumentar a resistência e manter a saúde dos ossos. Alguns dos alimentos ricos em cálcio, e saudáveis, são:

 

Iogurte natural ou desnatado;

Leite desnatado;

Leite integral em pó;

Leite de cabra;

Queijo ricota;

Sardinha sem pele;

Mexilhão;

Ostras;

Amêndoa e outras oleaginosas;

Manjericão;

Soja;

Linhaça;

Agrião;

Grão-de-bico;

Gergelim;

Uva-passa;

Amendoim;

Acelga;

Tofu.

 

Vitamina D

A principal fonte de vitamina D para o organismo é o sol. Então, é importante tomar sol por pelo menos meia hora todos os dias, nos horários de sol mais ameno. Além disso, a vitamina D é encontrada nos seguintes alimentos:

Salmão;

Sardinha;

Arenque;

Óleo de fígado de bacalhau;

Ovo;

Carne de boi;

Ostras;

Leite fortificado com vitamina D;

Sardinha no azeite;

Manteiga.

 

Magnésio

O magnésio age convertendo a vitamina D em sua forma ativa, pois só assim ela agirá de maneira adequada no organismo. Então, esse mineral também é muito importante de consumir nos alimentos para prevenir osteoporose, que são:

Sementes de abóbora;

Gergelim;

Linhaça;

Castanhas;

Amêndoa;

Amendoim;

Aveia.

 

Fósforo

Mais um mineral que atua no fortalecimento dos ossos, sendo muito útil na prevenção e tratamento da osteoporose, é o fósforo. Veja alguns alimentos que são recomendados para a ingestão desse mineral.

 

Leite;

Queijo;

Iogurte;

Carne;

Cereais;

Arroz integral;

Ovo;

Nozes;

Peixe.

 

Consulte seu médico antes de mudar a alimentação

A osteoporose pode não trazer sintomas, por isso, é importante ir ao médico pelo menos uma vez ao ano, fazer exames e saber como está sua saúde óssea.

 

Além disso, outras condições de saúde podem dar início a osteoporose, como a chegada dos sintomas da menopausa, os problemas causados pelo cigarro e pela bebida, ter doenças intestinais, reumáticas, renais e ter mais de 65 anos.

 

Então, o organismo todo precisa estar saudável e em equilíbrio para prevenir doenças como a osteoporose.

 

É o seu médico quem deve recomendar uma alimentação adaptada às necessidades do seu organismo, caso esteja com osteoporose. Para diagnosticar a doença, o médico especialista é o ortopedista. Depois, para prescrever mudanças na alimentação, pode ir ao nutricionista.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/alimentos-prevenir-osteoporose/ - por Priscilla Riscarolli


Conceda-te conforme o teu coração e cumpra todo o teu desígnio.

Salmo 20:4


Nenhum comentário:

Postar um comentário