segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Como prevenir lesões esportivas - 7 dicas


A atividade física em todos os seus níveis tem as vantagens e os perigos de fazer o esforço máximo. Desta vez, mostraremos as dicas mais importantes sobre como prevenir lesões esportivas.

 

Ao praticar esportes regularmente, obtemos uma quantidade enorme de benefícios, por isso não é surpreendente que esteja crescendo em popularidade como parte da melhoria da qualidade de vida. Existe, no entanto, o outro lado da moeda, que consiste em dificuldades e lesões físicas. Portanto, conhecer as melhores dicas para a prevenção de lesões esportivas é fundamental neste contexto.

 

As causas das lesões esportivas, na maioria dos casos, estão intimamente relacionadas a técnicas de baixo desempenho. Outros fatores também incluem esforço desproporcional sustentado por um longo período de tempo, mudanças repentinas de intensidade e movimentos não naturais.

 

Ao mesmo tempo, são levadas em consideração as fronteiras individuais de cada organismo, bem como a utilização de equipamentos adequados para cada atividade. Agora é hora de aprender as melhores práticas que podem ser aplicadas para prevenir lesões esportivas. Isso reduzirá significativamente o risco de lesões. Leia!

 

Dicas para prevenir lesões esportivas

Nossas recomendações para a prevenção de lesões esportivas não são alternativas separadas. Isso significa que eles aumentam as chances de eficácia quando usados ​​em conjunto.

 

Além disso, deve-se levar em consideração que as mulheres são mais propensas a sofrer de doenças físicas, pois, como população, apresentam as seguintes características (nem todas as atletas do sexo feminino):

 

Aumento da instabilidade da articulação.

Maior risco de baixos níveis de cálcio e vitamina D, especialmente durante a menopausa.

Pélvis mais larga.

Espaço reduzido para o ligamento cruzado da articulação do joelho.

Descubra também: Eden Hazard danificou o músculo lombo-femoral. Sobre o que é isso?

 

1. Faça um aquecimento adequado para evitar lesões esportivas

A primeira dica para prevenir lesões esportivas é seguir estritamente o aquecimento. Embora seja essencial, ter praticado uma disciplina por muito tempo às vezes leva ao excesso de confiança.

O tempo médio de aquecimento deve ser de 15 minutos. Da mesma forma, alongamento, corrida moderada e uma série gradual de exercícios de força são recomendados. Os efeitos do processo de adaptação correto são apresentados a seguir:

 

Melhor fluxo sanguíneo e transporte de oxigênio para os músculos.

Adaptação a movimentos competitivos.

Maior amplitude de movimento devido ao aumento da flexibilidade.

Maior concentração.

O aquecimento é crucial. O corpo se prepara com antecedência para uma atividade que exigirá esforço.

 

2. Aplique a técnica correta

Praticar um esporte por muitos anos não significa que você tenha uma mecânica de execução perfeita. Na verdade, isso pode significar um aumento de estresse indesejado em áreas que podem, mais cedo ou mais tarde, causar uma lesão.

Por isso, aprenda a técnica correta e cuide de cada movimento antes de aumentar a dificuldade. Recomenda-se que o treinador esportivo observe cuidadosamente o desempenho e dê instruções apropriadas para melhorar a técnica.

 

3. Mantenha um nível adequado de hidratação para prevenir lesões esportivas

Manter-se hidratado é essencial porque você notará perda de líquido durante o exercício. Essa condição piora quando se trata de um ambiente quente. A base desse conselho é repor o que o corpo perdeu. Isso manterá a homeostase e apoiará a recuperação subsequente.

Como resultado, a falta da quantidade necessária de líquido no corpo causa fraqueza, falta de coordenação e concentração, o que reduz o controle sobre os movimentos e pode levar a lesões.

 

4. Defina seus limites

O esporte também tem um componente emocional. Consequentemente, muitas vezes a vontade domina a força, fazendo com que os movimentos atinjam pontos que estão além das possibilidades reais e causando lesões.

Portanto, outra das dicas para a prevenção de lesões esportivas é saber determinar o alcance físico máximo do seu corpo. Além disso, a sensibilidade aos sinais que o corpo envia deve ser cultivada.

 

5. Escolha uma dieta apropriada para o seu esporte

Você não pode se esforçar para obter excelentes resultados e prevenir lesões esportivas sem um equilíbrio ideal. Para tanto, a nutrição deve atender aos padrões gerais em termos de proporção de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, a verdadeira diferença está em ajustar pessoalmente sua dieta.

Por isso, todo atleta precisa de um nutricionista pessoal que adapte as refeições às necessidades individuais. Além disso, cada um deles tem necessidades diferentes que precisam ser atendidas. Levando isso em consideração, é possível controlar melhor as lesões recorrentes.

 

6. Ofereça-se com massagens após o treino

As massagens são uma opção muito eficaz no combate aos problemas musculares. Portanto, o uso de variantes de massagem tradicional e profunda após o exercício libera a tensão.

A massagem diastólica semanal ajuda a reduzir o risco e prevenir lesões esportivas. Além disso, você tem outras opções à sua disposição:

Massagem sueca.

Massagem com pedras quentes.

Automassagem.

Massagem ayurvédica.

Lomi Lomi ou massagem havaiana.

Massagem do ponto gatilho.

As massagens profissionais são mais específicas e dirigidas a doenças específicas ou à prevenção de problemas futuros. Eles são comumente usados ​​em esportes competitivos.

Você pode estar interessado em: O uso de calor e frio necessários para lesões esportivas

 

7. Descanse até recuperar as forças - isso o ajudará a prevenir lesões esportivas

Descansar é talvez o conselho mais eficaz na prevenção de lesões esportivas. Em teoria, o descanso deve parar quando a recuperação muscular estiver completa e o atleta se sentir completamente livre para se mover sem desconforto. Claro, é difícil conseguir isso na prática profissional devido ao calendário apertado.

Se uma pessoa pratica esportes com horários flexíveis, eles devem incluir dias de descanso em incrementos e não treinar muito juntos. Você também pode treinar diferentes grupos musculares todos os dias.

Dicas sobre como prevenir lesões esportivas permitirão que você aproveite seus esportes

Dicas de prevenção de lesões esportivas são maneiras de minimizar o risco de lesões. Existem, no entanto, eventos imprevisíveis em que é preciso agir rapidamente, aproveitando o descanso, compressas frias locais, compressão e elevação do membro.

 

Concluindo, quando você se sentir desconfortável com certos movimentos que um esporte ou sessão de exercícios exige, a melhor alternativa é ir a um especialista imediatamente para descobrir a causa a tempo. Não deixe a lesão se complicar!

 

Fonte: https://krokdozdrowia.com/jak-zapobiegac-kontuzjom-sportowym-7-wskazowek/


Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

Efésios 5:15-16


Nenhum comentário:

Postar um comentário