segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Café da manhã ideal existe? O que é bom comer?


Não existe uma fórmula padrão para o café da manhã perfeito. Mas, existem opções mais adequadas do que outras

 

Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Bem, é verdade. Em alguns países, como nos Estados Unidos, o café da manhã é mais reforçado do que o almoço, já que lá as pessoas não têm uma pausa longa para almoçar, como é comum no Brasil. Então, precisam ingerir uma boa quantidade de energia logo pela manhã. Falando nisso, o que seria um café da manhã ideal?

 

O que deve ter no café da manhã ideal?

De acordo com a nutricionista franco-brasileira Sophie Deram, doutora pelo departamento de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, não existe um padrão ideal para o café da manhã. A escolha dessa refeição deve ser individualizada, dependendo da cultura, das necessidades e da rotina de cada pessoa.

Isso significa que, se você tem o hábito de comer um pãozinho com café, e isso não interfere na sua saúde, está tudo bem. As mudanças na alimentação devem ser feitas quando existe um exagero; um desequilíbrio junto com a necessidade de melhorias pela saúde.

Mesmo assim, existem certos alimentos que são mais recomendados logo no café da manhã por conta do valor nutricional. Você pode escolher conforme a quantidade de energia que irá gastar ao longo do dia, como serão suas próximas refeições e os nutrientes que seu corpo mais precisa, por exemplo:

 

Frutas inteiras

As frutas, por serem fontes de nutrientes e fibras, ajudam o sistema digestivo a trabalhar bem. É preferível que sejam frutas inteiras ao invés de sucos ou vitaminas, só porque a fruta inteira preserva mais nutrientes e fibras, reduzindo os picos de glicose no sangue.

 

Proteínas

Ovos, sementes de chia e de linhaça, iogurtes brancos e queijos magros são boas fontes de proteína para começar o dia com mais energia e disposição. O ovo, por exemplo, é ótimo porque mantém a saciedade por mais tempo.

 

Carboidratos saudáveis

Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo humano. São eles que se transformam em energia primeiro. As frutas também servem nesse sentido, mas aqui entram alimentos como pão integral, cuscuz, tapioca e outros à base de mandioca.

Evite as farinhas muito refinadas (como pão branco, bolos e biscoitos comuns) porque são carboidratos simples, que elevam a glicose no sangue e logo a fome reaparece.

 

Café só depois de comer alguma coisa

Você precisa tomar uma xícara de café logo pela manhã? Ótimo, também é uma boa fonte de energia, por causa da cafeína que desperta o corpo. Mas prefira comer primeiro algo sólido e tomar o café só depois. Quando você faz o desjejum com café todos os dias, aumenta o risco de problemas estomacais, como gastrite, refluxo e úlceras, por causa da acidez do café.

 

No café da manhã ideal, evite comidas pesadas

Demos o exemplo do café da manhã norte-americano, que é mais reforçado. Nos filmes é comum vermos as pessoas se alimentando com ovos fritos, bacon e panquecas fofas cheias de calda doce.

Bem, se você for fazer um trabalho pesado ou alguma atividade que exige um grande gasto energético ainda pela manhã, tudo bem. Do contrário, é melhor dar preferência para alimentos mais leves e fáceis de digerir.

Além disso, é melhor presentear seu organismo com uma refeição rica em fibras, gorduras saudáveis e proteínas, ao invés de calorias vazias, gorduras saturadas e trans, embutidos e outros alimentos que vão deixar você com mais cansaço e poucos nutrientes.

 

Consulte um nutricionista para ter seu café da manhã ideal

Se você puder, a melhor ideia para garantir o café da manhã ideal é se consultar com um nutricionista ou com um médico nutrólogo. Esses profissionais irão avaliar as necessidades do seu corpo e o seu estilo de vida, ajudando você a montar opções de café da manhã que correspondem ao ideal para você.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/cafe-da-manha-ideal/ - por Priscilla Riscarolli


Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos…

Efésios 4:32


Nenhum comentário:

Postar um comentário