domingo, 11 de setembro de 2022

Sim, diabetes pode causar impotência sexual!

Entenda como a disfunção sexual afeta homens e mulheres com diabetes e como evitar o problema

 

Quando falamos em diabetes, precisamos entender que medir a glicose e fazer o tratamento corretamente são fatores fundamentais e determinantes para evitar complicações causadas pela doença descompensada ao longo do tempo. Entre os problemas causados pela glicose alta e sem controle está a disfunção sexual, que pode afetar homens e mulheres. Entre os homens, segundos os especialistas, essa é uma das principais motivações para que eles peçam ajuda médica.

 

Já entre as mulheres é necessário redobrar a atenção para os sintomas característicos da disfunção sexual. Mas por que isso acontece? Como evitar ou tratar a impotência sexual?

 

Quem convive com diabetes precisa controlar a glicemia, mas infelizmente a falta de adesão ao tratamento ou até mesmo o não diagnóstico atrapalham nesse cuidado.

 

Diabetes X impotência sexual

A glicose alta no sangue causa um processo inflamatório nos vasos e o pênis precisa que esses vasos estejam saudáveis, em boas condições para receber um grande volume de sangue no momento da ereção, segunda a médica endocrinologista Denise Franco. Se esse fluxo não for adequado pode comprometer a ereção. Aliado ao quadro vascular, a pessoa com diabetes também pode apresentar como complicação a neuropatia diabética, que acomete os nervos dos órgãos sexuais.

 

Mas não são apenas os homens que sofrem da disfunção sexual, mulheres também precisam redobrar os cuidados e ficar atentas aos sinais característicos desse problema. Entre os sintomas mais comuns estão: diminuição da lubrificação, rigidez vaginal, menos excitação durante o estímulo, dificuldade para alcançar o orgasmo, dor durante a relação sexual, candidíase e infecção de repetição.

 

Apesar de preocupar homens e mulheres, a disfunção sexual tem tratamento medicamentoso e, no caso do diabetes descompensado, a melhora no controle da glicemia é fundamental para que o problema seja solucionado. O acompanhamento médico é essencial.

 

O bom controle do diabetes ajuda na prevenção desse quadro. "O controle da glicose no sangue pode reduzir o risco de uma complicação como essa", esclarece Denise Franco.

 

A dificuldade na ereção também pode ser um alerta para os cuidados com o coração. De acordo com a médica Denise Franco, estudos mostram que homens que têm impotência sexual têm duas vezes mais chances de ter problemas cardiovasculares. "Se os vasos do pênis estiverem comprometidos o mesmo pode estar acontecendo no coração", afirma a endocrinologia.

 

Fonte: https://saude.ig.com.br/colunas/tom-bueno/2022-08-25/sim--diabetes-pode-causar-impotencia-sexual.html - Por Tom Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário