quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Exercícios aeróbicos e de força reduzem risco de morte, aponta estudo


Pesquisa britânica apontou que exercícios aeróbicos e treinamento de força contribuem para aumentar a longevidade

 

Um novo estudo divulgado no The British Journal of Sports Medicine reforça uma verdade já amplamente conhecida: fazer exercícios aeróbicos ou treinamento de força reduz o risco de morte. Os pesquisadores comprovaram que, fazer regularmente de uma a três horas por semana de aeróbicos e de uma a duas sessões semanais de treinos de força, reduz ainda mais o risco de mortalidade.

 

Os cientistas usaram dados da Pesquisa Nacional de Entrevistas de Saúde dos Estados Unidos, que acompanhou 416.420 adultos americanos selecionados entre 1997 e 2014. O resultado foi considerado “animador”, pois evidencia a importância da combinação entre essas diferentes modalidades para prolongar a vida.

 

Resultados

Depois de ajustar por fatores como idade, sexo, renda, educação, estado civil e se eles tinham doenças crônicas, como diabetes, condições cardíacas ou câncer, os pesquisadores descobriram que as pessoas que praticam uma hora de atividade aeróbica por semana, moderada ou vigorosa, tinham um risco de mortalidade 15% menor.

 

Além disso, o risco de mortalidade foi 27% menor para os que praticam três horas semanais. Mas os que também participaram de uma a duas sessões de treinamento de força por semana tiveram um risco de mortalidade ainda menor – 40% menos do que aqueles que não se exercitaram.

 

Caminhada é um excelente exercício

Outro estudo recente, publicado no Journal of the American Heart Association, mostrou que caminhar diariamente é um dos melhores exercícios, pois contribui para a longevidade. A pesquisa contou com mais de 5,5 mil pessoas de 75 anos em média.

 

Os participantes foram categorizados de acordo com o desempenho na função física (tarefas simples do dia a dia): baixo, intermediário e alto. Entre todos os voluntários, 13% se encaixaram no primeiro grupo; 30% no segundo, e 57% no último.

 

Todos os participantes foram acompanhados por oito anos, período durante o qual 930 foram diagnosticados com um ou mais eventos cardiovasculares. Desses, 86 sofreram ataque cardíaco, 251 tiveram um acidente vascular cerebral (AVC) e 529 desenvolveram insuficiência cardíaca.

 

Os resultados mostraram que, em comparação com adultos com altos escores de função física, os com pior pontuação se mostraram 47% mais propensos a sofrer pelo menos um tipo de doença cardiovascular. Já aqueles enquadrados na categoria intermediária apresentaram um risco 25% maior.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/exercicios-aerobicos-e-de-forca-reduzem-risco-de-morte/ - By Redação / Foto: Shutterstock


Um coração alegre é um bom remédio, mas um espírito abatido seca os ossos. (Provérbios 17:22)


Nenhum comentário:

Postar um comentário