terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Quando o processo de emagrecimento torna-se perigoso? Médica explica


Em suma, o acompanhamento é que dita o ritmo desse objetivo

 

É só comentar sobre emagrecimento, que automaticamente surgem diversas teorias dentro e fora do universo online, não é mesmo? Algumas teses procedem e outras são fakes. Embora existam várias campanhas de conscientização pelo Brasil e mundo afora, ocorrem alguns questionamentos, por exemplo: quando o processo de emagrecimento torna-se perigoso?

 

Saiba como o processo de emagrecimento torna-se perigoso

“Quando é feito sem acompanhamento. Nós temos que avaliar a composição corporal para poder saber como que vai fazer, orientar esse processo de emagrecimento, quanto dar uma estimativa de quantos quilos essa pessoa deve perder para ficar de forma saudável e quanto de gordura que essa pessoa pode perder”, garante em entrevista exclusiva para o Sport Life a médica endocrinologista Dra. Gisele Lorenzoni.

 

Dessa maneira, a explicação da doutora Gisele enfatiza que essa proposta nunca pode ser feita de qualquer jeito e, principalmente, sem nenhuma série de restrições para não acarretar doenças.

 

“Às vezes, a pessoa perde peso e gordura demais e isso pode ocasionar alguns distúrbios psiquiátricos, inclusive como anorexia e bulimia. Quando existe uma restrição muito grande tanto de calorias quanto de nutrientes pode levar a uma deficiência nutricional importante, levar a quadros de hipoglicemias, de hipotensão ou naqueles pacientes, que possuem um componente compulsivo e são muito ansiosos”, complementa Lorenzoni.

 

É comum perder quantos quilos por mês?

Não há um consenso, ou seja, tudo varia conforme o estado de um sujeito, mas que ainda assim dá para traçar uma meta desde que seja baseado em uma proposta saudável.

 

“Não existe uma regra, mas uma perda de peso saudável e significativa por mês em números vamos colocar de 3 a 4kg por mês. É uma boa perda de peso, mas aí é muito relativo”, pondera a médica.

 

Existem fases de emagrecimento?

“Na verdade, isso não é uma regra. O mais importante no emagrecimento é fazer aquela adaptação da dieta, que passamos a fase de emagrecimento e existe a fase de manutenção do peso. Existem alguns métodos que colocam ainda antes do emagrecimento uma desintoxicação e isso pode variar dependendo de qual paciente apresenta alguma patologia ou não associada”, acrescenta a profissional.

 

Quais são os três principais itens para emagrecer?

“Dieta equilibrada em seus nutrientes tanto nos micro quanto nos macronutrientes. Deve envolver uma atividade física realizada de forma regular com acompanhamento nutricional e médico avaliando os exames se existem algumas alterações metabólicas, deficiências nutricionais e alterações hormonais”, termina a Dra. Gisele Lorenzoni.

 

Dado

Essas colocações partem de encontro com a atual realidade nacional. A pesquisa da empresa britânica MANUAL afirmou que um grupo de 44% de brasileiros tentou emagrecer com medicamentos sem prescrição médica.

 

Outro acréscimo desse levantamento é que outra parte de 55% dos brasileiros tentou emagrecer pelo período de cinco anos e que doces, frituras e a falta de motivação foram as principais dificuldades.

 

Fonte: https://sportlife.com.br/quando-o-processo-de-emagrecimento-torna-se-perigoso-medica-explica/ - By Guilherme Faber - Shutterstock


E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

Tiago 1:22


Nenhum comentário:

Postar um comentário